1. Peço que cada grupo apresente pela menos uma dúvida "técnica" a respeito do conteúdo do paper. Essa pode ser referente a algo que eu possa esclarecer através de explicações de genética de populações, ou simplesmente algum trecho do paper que vocês tiveram dificuldade de compreender, mesmo que não ligado a conceitos técnicos. 

2. O paper tem uma característica marcante, que é o fato de estar lidando com uma questão altamente especultativa. Minha pergunta para vocês é a seguinte: esse tipo de exercício cabe numa disciplina científica? Ou essa "futurologia" está saindo dos domínio da boa prática científica e se aventurando pelo terreno de "papo de botequim"?

3. É comum a percepção de que, em função da medicina, nossa espécie está "tamponada" dos efeito s de seleção, graças aos efeitos da medicina. Após a leitura do paper, você mudou sua posição sobre essa ideia?  

4. O mundo está se tornando cada vez mais miscigenado. Quais os efeitos esperados desse processo? Se você fosse desenhar um estudo sobre esse tema (aliás, eu estou fazendo isso no meu grupo de pesquisa nesse instante) , que questões teria para propor? Que estratégias usaria? 


Última atualização: quarta-feira, 4 dez. 2019, 08:46