Programação

  • Reflexão sobre a carreira científica.

    Nesta aula os alunos deverão assistir a duas "TED talks" apresentam de modo geral a atividade científica e
    contextualizam a trajetória de um pesquisador. Esta atividade
    individual, visa a registrar a sua análise do conteúdo das
    apresentações.


    Video 1

    Stuart Firestein • TED2013 • February 2013
    Como
    é realmente um trabalho científico? O neurocientista Stuart Firestein
    brinca: é muito pouco parecido com o método científico e muito mais com
    "enrolar... no escuro". Nesta palestra espirituosa, Firestein chega ao
    âmago da ciência como é realmente praticada, e sugere que devemos
    valorizar o que não sabemos, ou a "ignorância de alta qualidade", tanto
    quanto o que sabemos.


    Video 2
    EO Wilson . TED2012
    Carta para um jovem cientista.

  • Aula 2: Ética

    A aula tratará a questão da ética em pesquisa científica em seus diferentes aspectos. Para contextualizar o tema teremos a apresentação do Prof Walter Colli, Professor Emérito da USP que teve grandes contribuições para a Ciência na forma de produção de conhecimento científico de destaque internacional. Prof Colli também teve um papel relevante na gestão da atividade científica no IQ-USP, Instituto Butantã, CTNBio assim como na coordenação adjunta da FAPESP, . 

    Como material complementar para a discussão sobre a ética em pesquisa, coloco aqui o link para o manual de boas práticas científicas e um vídeo sobre conceitos complementares também produzido pela FAPESP.



  • Aula 3: Comunicação Científica

    Hoje teremos a participação do Prof Carlos Frederico Martins Menck que discutirá a importância da comunicação científica. Menck tem uma atuação consolidada na mentoria de jovens pesquisadores e recentemente recebeu o reconhecimento da revista Nature pela sua atuação. A comunicação científica se dá de várias formas e não apenas através da publicação de artigos. A apresentação de hoje trará a dimensão do processo de disseminação do conhecimento e os desafios atuais desse processo.



    https://agencia.fapesp.br/revista-inature-i-concede-premio-de-mentoria-cientifica-a-professor-da-usp/37869/

    • Melissa Marshall brings a message to all scientists (from non-scientists): We're fascinated by what you're doing. So tell us about it -- in a way we can understand. In just 4 minutes, she shares powerful tips on presenting complex scientific ideas to a general audience.



    • While studying for his PhD in physics, Uri Alon thought he was a failure because all his research paths led to dead ends. But, with the help of improv theater, he came to realize that there could be joy in getting lost. A call for scientists to stop thinking of research as a direct line from question to answer, but as something more creative. It's a message that will resonate, no matter what your field.



  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Análise das sequências

    A atividade de hoje visa a análise individual de três sequências produzidas por cada aluno individualmente. Há um formulário online a ser preenchido por cada aluno. 

    Antes da liberação do Formulário online faremos uma conversa sobre o trabalho prático realizado.


    CCM T30 e T31
    Sexta-feira, 1 de julho · 9:00am até 12:00pm
    Informações de participação do Google Meet
    Link da videochamada: https://meet.google.com/dsf-vyfw-mka