Programação
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Nesta aula os alunos deverão assistir a duas "TED talks" apresentam de modo geral a atividade científica e
contextualizam a trajetória de um pesquisador. Esta atividade
individual, visa a registrar a sua análise do conteúdo das
apresentações.
Video 1
Stuart Firestein • TED2013 • February 2013
Como
é realmente um trabalho científico? O neurocientista Stuart Firestein
brinca: é muito pouco parecido com o método científico e muito mais com
"enrolar... no escuro". Nesta palestra espirituosa, Firestein chega ao
âmago da ciência como é realmente praticada, e sugere que devemos
valorizar o que não sabemos, ou a "ignorância de alta qualidade", tanto
quanto o que sabemos.
Video 2
EO Wilson . TED2012
Carta para um jovem cientista. -
A aula tratará a questão da ética em pesquisa científica em seus diferentes aspectos. Para contextualizar o tema teremos a apresentação do Prof Walter Colli, Professor Emérito da USP que teve grandes contribuições para a Ciência na forma de produção de conhecimento científico de destaque internacional. Prof Colli também teve um papel relevante na gestão da atividade científica no IQ-USP, Instituto Butantã, CTNBio assim como na coordenação adjunta da FAPESP, .
Como material complementar para a discussão sobre a ética em pesquisa, coloco aqui o link para o manual de boas práticas científicas e um vídeo sobre conceitos complementares também produzido pela FAPESP.
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Hoje teremos a participação do Prof Carlos Frederico Martins Menck que discutirá a importância da comunicação científica. Menck tem uma atuação consolidada na mentoria de jovens pesquisadores e recentemente recebeu o reconhecimento da revista Nature pela sua atuação. A comunicação científica se dá de várias formas e não apenas através da publicação de artigos. A apresentação de hoje trará a dimensão do processo de disseminação do conhecimento e os desafios atuais desse processo.
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Melissa Marshall brings a message to all scientists (from non-scientists): We're fascinated by what you're doing. So tell us about it -- in a way we can understand. In just 4 minutes, she shares powerful tips on presenting complex scientific ideas to a general audience.
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While studying for his PhD in physics, Uri Alon thought he was a failure because all his research paths led to dead ends. But, with the help of improv theater, he came to realize that there could be joy in getting lost. A call for scientists to stop thinking of research as a direct line from question to answer, but as something more creative. It's a message that will resonate, no matter what your field.
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A atividade de hoje visa a análise individual de três sequências produzidas por cada aluno individualmente. Há um formulário online a ser preenchido por cada aluno.
Antes da liberação do Formulário online faremos uma conversa sobre o trabalho prático realizado.
CCM T30 e T31
Sexta-feira, 1 de julho · 9:00am até 12:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/dsf-vyfw-mka