Pró-Reitoria de Graduação
Traduzir as melhores práticas para o controle da dor em um formato educacional no qual alunos de graduação da área da saúde possam aprender sobre o manejo da dor de forma colaborativa na perspectiva do trabalho interprofissional.
Objetivos específicos:
● Compreender a natureza multidimensional da dor e seus componentes, bem como suas implicações para o paciente e suas famílias e sua relação com as intervenções da equipe de saúde.
● Reconhecer ações específicas e comuns entre os profissionais de saúde envolvidos no manejo da dor para o cuidado centrado nos pacientes/famílias no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) – (simulação).
● Elaborar em equipe um plano de cuidado para o manejo da dor centrado no paciente/família considerando a realidade do sistema de saúde brasileiro.
- Docente: Ana Carolina Basso Schmitt
- Docente: Ana Claudia Camargo Goncalves Germani
- Docente: Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza
- Docente: Carina Domaneschi
- Docente: Karine Dal Paz
- Docente: Ligia Ferreira Gomes
- Docente: Maria Aparecida Borsatti Luchetti
- Docente: Marina de Goes Salvetti
- Docente: Raquel Aparecida Casarotto
- Docente: Valeria Marli Leonello
1. Conceituar empreendedorismo e sua evolução.
2. Conceituar as diferentes abordagens empreendedoras e suas aplicações.
3. Apresentar as principais iniciativas de estímulo e suporte ao empreendedorismo na USP.
4. Apresentar casos de sucesso de empreendedores da USP
5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para conceituar novos empreendimentos.
6. Apresentar resultados obtidos e promover o desenvolvimento de potenciais empreendedores
- Docente: Andre Leme Fleury
O objetivo da disciplina é a introdução ao estado da arte na pesquisa sobre a disputa partidária nos municípios brasileiros. O foco principal da disciplina recai sobre o período a partir de 1980, após a volta ao multipartidarismo. Revisamos a literatura sobre o caso do Brasil, apresentamos fontes de pesquisa e realizamos exercícios para introduzir as/os estudantes à prática da pesquisa empírica.
- Docente: Bruno Wilhelm Speck
- Docente: Maria do Socorro Sousa Braga
- Docente: Vitor de Moraes Peixoto
A disciplina oferece ao estudante uma visão ampla e interdisciplinar sobre o consumo de álcool e seu impacto na saúde e na sociedade. O objetivo central é sensibilizar e engajar os estudantes na prevenção e redução do uso nocivo de álcool, bem como promover qualidade de vida e hábitos saudáveis de socialização. Para isso, a disciplina traz uma proposta educativa e reflexiva, com o fornecimento de informações científicas atualizadas e de qualidade, em linguagem acessível e adequada para diferentes públicos-alvo (comunidade USP e alunos do Ensino Médio).
Objetivos específicos: a) apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) destacar avanços e desafios do Brasil, tendo em vista a meta global da Organização Mundial da Saúde para a redução de 10% no consumo nocivo de bebidas alcoólicas, até 2025; c) destacar pontos de atenção e de interesse dos diferentes públicos-alvo da disciplina; d) incentivar mais ações de prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool.
- Docente: Arthur Guerra de Andrade
Apresentar os fundamentos e conceitos de economia circular e das bases para a transição do modelo econômico linear para o circular, com casos práticos. A disciplina busca desenvolver conteúdos e práticas a partir de seis questões norteadoras: O que é Economia Circular? Como ela surge? Quais são seus fundamentos e princípios? Qual a sua diferença em relação ao modelo linear? Qual sua relação com a sustentabilidade? Quais as áreas essenciais para a transição do modelo linear para o circular?
- Docente: Aldo Roberto Ometto
- Docente: Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
- Docente: Marly Monteiro de Carvalho
- Docente: Roberta de Castro Souza Piao
Sensibilizar os alunos para a importância de cuidarem da própria Saúde Mental e a dos colegas;
Oferecer ferramentas e orientações para que os alunos reflitam sobre a própria saúde mental e a dos colegas;
Contribuir para o autoconhecimento necessário para enfrentar situações difíceis da vida e desenvolver resiliência.
Saber quando e como pedir ajuda.
- Docente: Andres Eduardo Aguirre Antunez
- Docente: Francisco Lotufo Neto
- Docente: Nara Helena Lopes Pereira da Silva
Oferecer educação e treinamento básico de segurança em laboratórios de ensino e pesquisa, através do conceito RAMP, isto é, Reconhecer perigos, Avaliar os riscos dos perigos, Minimizar os riscos dos perigos e se Preparar para emergências, aplicado aos riscos e atividades típicas desses laboratórios. Também será oferecida uma breve introdução às normas e à legislação relacionadas ao assunto. A disciplina tem caráter introdutório e os temas são abordados de forma básica. é oferecida na modalidade à distância (EAD), com uma avaliação presencial.
- Docente: Nadja Cristhina de Souza Pinto
- Docente: Reinaldo Camino Bazito
A disciplina proporciona uma visão ampla e interdisciplinar a respeito do consumo de álcool e sua relação com a saúde e sociedade, aprofundando em suas implicações para a segurança no contexto da universidade. O objetivo principal é sensibilizar e esclarecer os estudantes sobre os riscos e as consequências do uso nocivo de álcool e engajá-los em sua prevenção, bem como aprofundar nas questões relativas ao uso de álcool e a segurança dentro do campus. Objetivos específicos: a) apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) destacar pontos de atenção e de interesse dos diferentes públicos-alvo da disciplina; c) incentivar a prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool; d) incentivar a reflexão sobre as implicações do consumo de álcool para a vida universitária, e para a segurança dentro campus.
- Docente: Arthur Guerra de Andrade
A disciplina oferece ao estudante uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, por meio de uma série de tópicos de pesquisas científicas em diferentes áreas, a partir dos quais os alunos deverão adquirir e desenvolver repertórios que os possibilitem compreender textos de divulgação científica e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.
- Docente Avançado: Fernanda Rodrigues Baruel
- Docente: Enos Picazzio