Programação

  • Atividades Interativas

    Vamos interagir?


    Olá! Esta sessão foi criada para interagir e trocar. 
    Como essa é uma disciplina 100% virtual, separamos este espaço para que os estudantes possam compartilhar opiniões, bem como ver como pensam seus demais colegas. 
    No decorrer do semestre, vamos inserir atividades para vocês acompanharem e participarem.


    Interação - 1 - Como cuido da minha saúde mental?


    Criado com o Padlet
  • Programa da Disciplina

    Disciplina: PRG0006

    Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade


  • Aula 1

    Apresentação do Curso


    Abertura e apresentação geral da Disciplina PRG0006 - Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade, apresentada pelo Prof. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, coordenador da disciplina e coordenador do Escritório de Saúde Mental - PRG USP.



  • Aula 2

    Avaliações da personalidade - para que servem?


    Nesta aula a Profª Thais Cristina Marques dos Reis abordará a respeito da finalidade das avaliações de personalidade, sob o ponto de vista da Psicologia. 



  • Aula 3

    Família e Terapia Familiar - Qual é a função da família?


    Nesta aula a Profª Isabel Cristina Gomes abordará o tema da função da família e da Família e Terapia Familiar, sob o ponto de vista da Psicologia.



  • Aula 4

    Como conversar - Abordagens sobre saúde mental


    Nesta aula, o Prof. Guilherme Spadini, médico do Grupo de Apoio Psicológico ao Aluno (GRAPAL), da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), falará um pouco de como conversar sobre saúde mental.



  • Aula 5

    O que é grupoterapia?


    Nesta aula o Prof. Pablo Castanho do IPUSP abordará o tema da terapia em grupo, sob três pontos de vista: 

    - Relação entre pessoas e seus grupos; 

    - Importância dos grupos formais e informais nas universidades; 

    - Grupoterapias Strictu Sensu.



  • Aula 6

    Procrastinação: Estratégias para Superar


    Nesta aula a Psicóloga Caroline Lopes discorrerá a respeito do tema da Procrastinação, estratégias para superá-la, tendo como ponto de vista os alunos em seu ambiente universitário.



  • Aula 7

    Influências da Internet: No cotidiano e na saúde mental


    Nesta aula a Profª Nara Helena Lopes do instituto de Psicologia da USP, abordará o tema das Influências da Internet sobre o cotidiano e a saúde mental.



  • Aula 8

    Arteterapia - As possibilidades terapêuticas contidas na Arte


    Nesta aula a Profª Erika Rodrigues Colombo, do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, falará sobre arteterapia e as possibilidades terapêuticas contidas na arte.



  • Aula 9

    Como estudar para aprender


    Nesta aula o Prof. Marcelo Fegyveres do Instituto de Psicologia da USP, falará sobre como estudar para aprender, do ponto de vista do estudante universitário e seu bem estar e saúde mental.



  • Aula 10

    Ansiedade: como identificar e como lidar


    Nesta aula a Profª Sofia Barbieri de Senço Baptista, médica psiquiatra do Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno - da Faculdade de Medicina da USP, abordará o tema Ansiedade, como identificar e como lidar com ela.



  • Aula 11

    Lidando com Perfeccionismo, Vergonha e Auto Exigências


    Nesta aula, a Profª Lina Sue Matsumoto aborda o tema Lidando com o Perfeccionismo, Vergonha e Auto Exigências, sob a ótica da disciplina Do estresse à boa saúde mental na universidade.



  • Aula 12

    Compaixão e Autocompaixão


    Nesta aula a Profª Lina Sue Matsumoto, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, abordará o tema da Compaixão e Autocompaixão.



  • Aula 13

    Psicanálise e Questões de Gênero


    Nesta aula a Profª Luciana Chaui Berlinck, aborda o tema das Questões de Gênero e qual contribuição podemos ter por parte da Psicanálise.



  • Aula 14

    Álcool e Drogas na Universidade


    Nesta aula, o Prof. André Malbergier, do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, aborda o tema do Álcool e Drogas na Universidade, sob a ótica do estresse e boa saúde mental na universidade.



  • Aula 15

    Enfrentando a Depressão


    Nesta aula, a Profª Melissa Goulart, da fundação Faculdade de Medicina da USP, aborda o tema da depressão, no contexto do estudante universitário.



  • Aula 16

    Sofrimento Psíquico na Universidade


    Nesta aula, a Profª Maria Lívia Tourinho Moretto, do Instituto de Psicologia da USP, aborda o tema do Sofrimento Psíquico na Universidade.



  • Aula 17

    Depressão e o Estudante Universitário


    Nesta aula, o Prof. Eduardo de Castro Humes, da Psiquiatria e Psicoterapia da FMUSP, aborda o tema da Depressão e o Estudante Universitário.



  • Aula 18

    Estresse acadêmico e como lidar com ele


    Nesta aula a Profª Cassandra Lyra aborda o tema do Estresse acadêmico e como podemos lidar com ele.



  • Aula 19

    Mentoria FMUSP


    Nesta aula, a Profª Patrícia Bellodi apresentará o programa Mentoria FMUSP, dentro do escopo da disciplina Do estresse à boa saúde mental na Universidade.



  • Aula 20

    Neuropsicologia


    Nessa aula, o Prof. Antônio Serafim, da FMUSP, discorrerá sobre o tema da Neuropsicologia.



  • Aula 21

    Pensamentos Negativos em Situações de Estresse


    Nessa aula, o Prof Francisco Lotuffo Neto, abordará o tema: Pensamentos Negativos em Situações de Estresse, sob a ótima do estudante universitário.



  • Aula 22

    Resiliência e Espiritualidade


    Nessa aula, o Prof. Wellington Zangari, do Instituto de Psicologia da USP, aborda o tema da Resiliência e Espiritualidade, segundo o escopo da disciplina de Estresse e Saúde Mental na Universidade.



  • Aula 23

    O que é meditação e o que é Mindfulness


    Nesta aula, a Profª Katuia Stübing aborda o tema: O que é meditação e o que é Mindfulness.



  • Docentes Convidados

    Docentes por ordem de aparição nas aulas


    Profº Andrés Eduardo Aguirre Antúnez (IPUSP)

    Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Gestão 30/07/2016-2020); Coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP (2018- ); Professor Associado (Livre Docente) do Departamento de Psicologia Clínica - USP.; Formação: Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista; Estágio no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Prof André Teixeira Lima - Franco da Rocha/SP (FUNDAP); Especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo; É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry. Co-coordenador do Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon - USP. Membro do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, CIRF, Roma; Coordenador do Convênio Acadêmico Internacional entre IPUSP e Instituto Universitário ISPA, Lisboa, Portugal (06/2016-06/2021). Criador e Líder do Círculo fenomenologia da vida e da clínica na USP (2017). Professor honorário da Universidad Autónoma del Peru (2018).


    Profª Thais Cristina Marques dos Reis (IPUSP)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004) com Iniciação Científica financiada pelo CNPq e mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2010) com pesquisa financiada pela FAPESP. Atualmente é doutoranda na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. 


    Profª Isabel Cristina Gomes (IPUSP)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Laboratório de Casal e Família: Clínica e Estudos Psicossociais; Coordenadora do Convênio Internacional UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires e o IPUSP. Psicanalista de casal e família. 


    Profº Guilherme Spadini (FMUSP)


    Prof° Pablo de Carvalho Godoy Castanho (IPUSP)

    Professor doutor do departamento de Psicologia Clínica (PSC) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Possui graduação em Psicologia (1999) e mestrado em Psicologia Social (2005) pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2012). Membro da Reseaux Groupe et Liens Intersubjectifs e da International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP), tendo ocupado cargo diretivo na última. Pesquisa e trabalha com grupos centrados em uma tarefa a partir de uma perspectiva psicanalítica. Possui experiência, sobretudo, nas áreas de saúde mental, atendimento à populações em vulnerabilidade social e multilinguismo.


    Profª Caroline Lopes Nogueira (FMUSP)

    Possui Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2015) e Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (2016). Atualmente é psicóloga do GRAPAL (Grupo de apoio psicológico ao aluno FMUSP) da Faculdade de Medicina da USP e Psicóloga Clínica em consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica - Abordagem terapêutica: Cognitivo Comportamental.


    Profª Nara Helena Lopes (IPUSP)

    Pós doutorado em andamento (início outubro de 2018 FAPESP), Doutora em Ciências, Psicologia (FAPESP 2011), com estágio de doutoramento no exterior em fenomenologia (CAPES-PDEE 2010), sob coordenação da filósofa Dra. Angela Ales Bello e participação no Centro de Pesquisas fenomenológicas de Roma, Itália (2010), especialista em Psicologia Analítica pela PUC/SP (2009), Mestre pela USP (CAPES 2006), Aprimoramento em Psicologia Hospitalar no Instituto do Coração, InCor - HC - USP (FUNDAP 2004), Psicóloga Graduada pela USP/RP (2003). Especialista na fenomenologia de E. Husserl e E. Stein, participação em Núcleos de estudos da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA). Experiências na área de Psicologia e Saúde Mental, fenomenologia, psicologia analítica, psicologia clínica, orientação profissional. Recentemente dedicando-se em nível de pós doutoramento aos estudos sobre psicoterapias mediadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)/online e as influências das mídias digitais na Psicologia (FAPESP 18/11351-2).


    Profª Erika Rodrigues Colombo (IPUSP)

    Doutoranda em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP. Graduada em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP. Estudou por 6 meses disciplinas do programa de Mestrado Integrado (2º ciclo do Processo de Bolonha) no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), em Lisboa, Portugal. Participou por 1 ano e 6 meses do atendimento gratuito à comunidade, no modelo de aconselhamento psicológico, no serviço de Atendimento em Plantão Psicológico através do LEFE (Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia) no CEIP (Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP). Foi Representante Discente titular da Comissão Coordenadora de Programa do Departamento de Psicologia Clínica e Representante Discente titular da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP. É membro do Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon e do grupo de pesquisa internacional Círculo Fenomenológico da Vida e da Clínica. Realiza trabalho voluntário como psicóloga, acompanhando acolhidos com paralisia cerebral grave, na Fraternidade Irmã Clara (FIC). É psicóloga colaboradora do Escritório de Saúde Mental da USP, onde atende estudantes que apresentam ideações ou tentativas de suicídio. Bolsista FAPESP (2019/02999-1).


    Profº Marcelo Fegyveres (IPUSP)


    Profª Sofia Barbieri de Senço Baptista (FMUSP)


    Profª Lina Sue Matsumoto (FMUSP)

    Psicóloga voluntária e pesquisadora no IPQ-HCFMUSP. Mestre em Ciências pelo IPQ-HCFMUSP (2018). Colaboradora no Projeto de Qualidade de Vida na Associação Viver Bem. Terapeuta cognitiva certificada pela FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas), especialista em TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), certificada em TCP (Terapia Cognitiva Processual), aprimorada em Transtornos Alimentares (IPQ-HCFMUSP). Coordenadora e docente do Curso de Formação em Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão (IPQ-HCFMUSP-2016). Professora convidada no Curso de Especialização em TCC do AMBAN-IPQ-HCFMUSP. Psicóloga Clínica em consultório particular em SP-Capital.


    Profª Luciana Chaui Berlinck (IPUSP)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2011). É pós-doutoranda no departamento de psicologia clínica do Instituto de Psicologia da USP com a pesquisa "Novas figuras clínicas: Em torno das questões de gênero, transformações da sexualidade e mudanças na perspectiva das relações com o corpo". Atualmente é docente da Associação de Acompanhamento Terapêutico e supervisora clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Freud, saúde mental, acompanhamento terapêutico, reforma psiquiátrica, sexualidade e questões de gênero.


    Profº André Malbergier (FMUSP)

    Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Saúde Pública Epidemiologia e Bioestatística na Universidade de Illinois, Chicago (1994) e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (1998). Professor Colaborador Médico do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Aids, HIV, dependência química e tabagismo.


    Profª Melissa Goulart (FMUSP)

    Graduada pela Universidade São Judas Tadeu (2015). Aprimoramento em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade São Judas Tadeu (2016) e Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental no Centro de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental (CETCC) (2018). Monitora do Curso de Formação em Terapia da Compaixão no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPQ_HC) (2018). Psicóloga do Grupo de Apoio Psicológico ao Aluno (GRAPAL) na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Psicóloga Clínica em consultório particular. Experiência na área de Psicologia, ênfase em clínica (abordagem: Terapia Cognitivo Comportamental).


    Profª Maria Lívia Tourinho Moretto (IPUSP)

    É Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). É coordenadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP. É presidente da Comissão de Pesquisa do IPUSP. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI) do IPUSP. É Editora-Chefe da Revista Psicologia USP desde setembro de 2016, da qual foi Editora Associada e Membro da Comissão Executiva da Revista Psicologia USP desde maio de 2014 até setembro de 2016. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Foi Diretora de Publicação da Sociedade Brasilieira de Psicologia Hospitalar (SBPH) e Editora-chefe da Revista da SBPH de 2013 a 2017. É vice-coordenadora do Grupo de Trabalho "Psicanálise, Política e Clínica" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). É psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa, Psicanálise e Saúde Pública. Atuou como psicóloga na Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1989-2011). Foi Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004-2011) e foi Professora no Curso de Psicologia e no Mestrado em Psicologia na Universidade São Marcos (2001-2010). Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2006). 


    Profº Eduardo de Castro Humes (FMUSP)

    Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo e com residência médica em Psiquiatria pelo IPq do HC-FMUSP, tem título de especialista pela ABP-AMB. Foi médico preceptor do internato do Departamento de Psiquiatria da FMUSP em 2005. Atualmente é médico assistente psiquiatra do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (desde 2005), onde é o Coordenador do Ambulatório da Divisão de Psiquiatria e Psicologia (desde 2014) e o responsável pelo Ambulatório Didático de Psiquiatria dos internos do HU-USP (desde 2005). É também o coordenador do GRAPAL (Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno) da FMUSP (desde 2017). Cursando a pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP (Doutorado Direto).


    Profª Cassandra Santantonio de Lyra (IPUSP)

    Possui graduação em fisioterapia pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em psicologia social (bolsista CNPq) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em psicologia social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é aluna de doutorado no programa de Bioquímica e Biologia Molecular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, bolsista CAPES.

  • Conteúdo Extra