A disciplina visa dar continuidade à formação aos pós-graduandos - futuros professores do Ensino
Superior - para uma melhor compreensão da prática docente, tendo em vista o seu desenvolvimento
profissional e as possibilidades de renovação pedagógica. A partir das transformações pelas quais
passou a universidade pública brasileira nas últimas décadas, busca-se discutir as metodologias
ativas, considerando a sua complexidade, bem como as suas articulações com a cultura material e a
aprendizagem baseada na resolução de problemas. Além disso, detém-se nos processos de ensinoaprendizagem, levando em conta tanto as contribuições e os desafios das mídias digitais enfrentados
pela formação superior no mundo pós-pandêmico, explorando questões nucleares da docência, entre
as quais se destacam as diversas dimensões da avaliação da aprendizagem e a análise do emprego
de ferramentas digitais em processos de ensino-aprendizagem. Por fim, narrativas de
professores(as) de diferentes áreas da universidade sobre a sua trajetória no magistério têm por
objetivo proporcionar uma reflexão a respeito das mudanças vivenciadas no exercício da docência.
Essa reflexão permite aos pós-graduandos entender a maneira pela qual esses profissionais
constroem a sua prática, mobilizando estratégias para estabelecer uma relação profícua com os
alunos e os processos formativos engendrados em diferentes cursos do Ensino Superior.
- Docente Avançado: Hugo Fernando de Souza Santos
- Docente: Adriana Backx Noronha Viana
- Docente: Ana Estela Haddad
- Docente: Dagma Venturini Marques Abramides
- Docente: Fabio Gregori
- Docente: Luiz Felipe Pinho Moreira
- Docente: Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
- Docente: Noeli Prestes Padilha Rivas
- Docente: Paula Perin Vicentini
- Docente: Rita de Cassia Gallego
A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.
- Docente Avançado: Hugo Fernando de Souza Santos
- Docente Avançado: Luiz Felipe Pinho Moreira
- Docente: Adriana Backx Noronha Viana
- Docente: Ana Estela Haddad
- Docente: Carlos Arturo Navas Iannini
- Docente: Dagma Venturini Marques Abramides
- Docente: Fabio Gregori
- Docente: Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
- Docente: Noeli Prestes Padilha Rivas
- Docente: Paula Perin Vicentini
- Docente: Rita de Cassia Gallego
A partir do conhecimento da história da internet, dos seus aspectos técnicos e dos parâmetros de sua governança, a presente disciplina (concebida e implementada no âmbito da Cátedra Oscar Sala, vinculada ao
IEA-USP, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br) apresentará um panorama circunstanciado e crítico dos desafios e conflitos da vida digital que hoje afetam todas as dimensões da sociedade, em qualquer
lugar do planeta. Com caráter interdisciplinar, a disciplina pretende qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da Internet, com vistas a contribuir, também, para a construção de políticas públicas na área.
- Docente: Eugenio Bucci
- Docente: Guilherme Ary Plonski
- Docente: Luiz Fernando Martins Castro