Atividade sobre Problematização e contextualização
Atividade sobre mapeamento de conteúdos para construção de Sequência Didática
Defina uma caso de relevância social relacionada a um dos seguintes temas: i) Mudanças climáticas, ii) Epidemias e COVI e iii) Segurança alimentar e nutricional. A partir dele e usando o esquema abaixo relacione situações cotidianas, produtos tecnológicos, produtos culturais, fenômenos naturais, fenômenos artificiais, problemas, conceitos, leis, princípios, experimentos, técnicas, constantes a ele associados até chegar aos conceitos e/ou assunto de física que julgue pertinentes ao caso. As situações/assuntos do mundo/realidade partilhada pelos alunos devem ficar mais no centro do mapa e os conteúdos da Ciência cia em geral e da Física em particular, na periferia . O objetivo é produzir um amplo mapa de contextualização a partir do tema central, de modo que o mundo da física seja o mais extern ao mapa e o mundo vivenciado pelos alunos relacionado ao tema escolhida mais interno.
Importante: o mesmo exercício poderia ser feito de modo inverso. Tomando-se uma conceito como ponto central do mapa e buscando outros elementos no mundo vivencial nos quais estes conceito participa
Ao final, descreve os três aspectos possíveis de contextualização prontos por Elio Ricardo, a saber 1) Sócio-hitórico; 2) epistemológico e 3)didático
Esquema 03 – estrutura básica de uma sequência didática.
Esquema – mapa conceitual amplo de um conceito ou ideia de base para construção de uma sequência didática.