modelo massa mola modelagem fisica modelo celular
Para quem estiver interessado no modelo empregado neste curso seguem links de páginas e textos.
O principal modelo é o de Claude Cadoz, apresentado no software Cordis-Anima e Genesis.
Ou nos artigos de Cadoz com Fourcade:
d'un percuteur élémentaire e em Synthèse sonore par modèle physique : étudeResponsive Input Devices and Sound Synthesis by Stimulation of Instrumental
Mechanisms: The Cordis System
Uma descrição do trabalho de Cadoz pode ser encontrada em
Um modelo simples da cad6eia transdutiva em um instrumento de corda:
excitador |
velocidade |
ponto de contato |
pressão |
superfície de contato |
corpo excitado |
região excitada |
alterações |
arco |
arco rápido |
ponta do arco |
over-pressure |
tutte crine |
corda |
AST |
sordinas |
arco lento |
ao talão |
flautado |
una crina |
cavalete |
ST |
cordas preparadas |
|
arco ordinario |
meio do arco |
ordinario |
¼ crine |
corpo do instrumento |
ord. |
|
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|
arco todo |
|
arco ord. |
espigão |
SP |
|
|
|
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arco 45º |
rabicho |
ASP |
|
|
|
|
|
|
etc. |
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para corda PInçada
excitador |
velocidade |
sentido de contato |
corpo excitado |
região excitada |
alterações |
dedos |
pizz ord. |
perpendicular |
corda |
AST |
sordinas |
pizz bartok |
longitudinal |
cavalete |
ST |
cordas preparadas |
|
tap |
|
corpo do instrumento |
ord. |
||
tap espalmado |
|
espigão |
SP |
||
|
|
rabicho |
ASP |
||
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|
etc. |
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Modelo para instrumentos de metal
excitador |
corpo excitado (1) |
corpo excitado (2) |
campana |
labio (buzzing) |
bocal |
tubo |
aberto |
hibridos (com voz normal, com voz gutural, com mto ar, frulato, com assobio etc.) |
palheta |
obstruído (sordinas) |
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diretamente no tudel |
interrompido (retirada de válvulas em trompetes e trompas, por exemplo) com/sem |
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Um interessante modelo para voz tem sido desenvolvido por José Pereira Neto, em sua IC e está em fase de preparação para publicação.