Para quem estiver interessado no modelo empregado neste curso seguem links de páginas e textos.

O principal modelo é o de Claude Cadoz, apresentado no software Cordis-Anima e Genesis.

Ou nos artigos de Cadoz com Fourcade: Synthèse sonore par modèle physique : étude
d'un percuteur élémentaire
e em Responsive Input Devices and Sound Synthesis by Stimulation of Instrumental
Mechanisms: The Cordis System

Uma descrição do trabalho de Cadoz pode ser encontrada em


Um modelo simples da cad6eia transdutiva em um instrumento de corda:

excitador

velocidade

ponto de contato

pressão

superfície de contato

corpo excitado

região excitada

alterações

arco

arco rápido

ponta do arco

over-pressure

tutte crine

corda

AST

sordinas

arco lento

ao talão

flautado

una crina

cavalete

ST

cordas preparadas

arco ordinario

meio do arco

ordinario

¼ crine

corpo do instrumento

ord.


 

arco todo

 

arco ord.

espigão

SP


 

 

 

arco 45º

rabicho

ASP


 

 

 

 

etc.

 


para corda PInçada

excitador

velocidade

sentido de contato

corpo excitado

região excitada

alterações

dedos

pizz ord.

perpendicular

corda

AST

sordinas

pizz bartok

longitudinal

cavalete

ST

cordas preparadas

tap

 

corpo do instrumento

ord.

 tap espalmado

 

espigão

SP

 

 

rabicho

ASP

 

 

etc.

 


Modelo para instrumentos de metal

excitador

corpo excitado (1)

corpo excitado (2)

campana

labio (buzzing)

bocal

tubo

aberto

hibridos (com voz normal, com voz gutural, com mto ar, frulato, com assobio etc.)

palheta

obstruído (sordinas)

 

diretamente no tudel

interrompido (retirada de válvulas em trompetes e trompas, por exemplo)

com/sem


Um interessante modelo para voz tem sido desenvolvido por José Pereira Neto, em sua IC e está em fase de preparação para publicação.



Última atualização: quarta-feira, 7 mar. 2018, 20:13