Programação
-
Material para amanhã:
Quem quiser, dar uma olhadinha:
Poemas simbolistas (procurar tradução)
3 Prelúdios de Debussy: La fille aux cheveux de lin, Voiles, Feuilles mortes.
Então pessoal.
Alguém colocou problema com relação ao grupo. Tem razão. Uma hora fazemos um encontro ao vivo e decidimos isso. Por enquanto, deem uma olhada no indice do Resto é ruído e pensem nos temas. Tudo bem?
Sugiro os seguintes capítulos: 2, 3, 11, 13. Pra não parecer muito atávico, incluo também o 6 e o 14.
Ana, não vai dar pra ter um curso muito ajustadinho, tudo bem? Saindo com alguma coisa assentada, me dou por satisfeito.
Fatos principais na música do Século XX: Neo-classicismo, Debussy, Stravinsky, Escola de Viena, Neo-românticos!
-
Olá pessoal de História,
Estou tentando achar a lista de presença do grupo aqui no e-disciplinas. Semestre passado estava tudo pronto. Este semestre está mais complicado. Continuarei tentando para darmos início ao curso, tudo bem?
Se receberem essa mensagem, por favor, verifiquem sempre aqui o que há de novo! É por aqui que me comunico com vcs.
Sei que pode haver problemas com alguns estudantes. Por favor, espero que se comuniquem comigo para buscarmos solução.
Abraço a todos,
Até breve,
Marcos
-
-
Olá pessoal,
_Começo colocando o índice de um bom livro de História da Música no Século XX: Elliott Antokoletz: Twentieth-Century Music, 1982.
_Há uma cópia na Biblioteca.
_Faremos muito menos que isso, mas, de toda forma, é bos saber que existem os movimentos específicos.
_Consulto esse livro por uma razão: além de apontar para características historiográficas importantes, o autor não se furta a fazer uma apreciação da música. (Não precisa ser análise, mas o conhecimento deve contar com um suporte técnico de natureza geral, certo?)
Neoclassicismo 1
_ Olá pessoal. Começo o curso tentando mostrar qual foi a resposta dada pelos franceses à exacerbação romântica conduzida sempre pelos alemães.
_Era hábito em geral na cultura francesa sair em busca do passado classicista (antiguidade clássica), ao contrário do medievalismo nativista como os alemães. (Saint Saens, por exemplo, já estava em pleno exercício de busca pelas características gerais do neo-classicismo. Tchaikovsky, um russo extremamente sensível a esse desenvolvimento, compõe As Variações Rococó, por exemplo.)
_O Neo-classicismo em música deve ser definido de maneira bastante ampla.
_Os exemplos musicais aqui são muito expressivos: Vejam o Fauré, o Frank e o Ravel aqui presentes para podermos falar a respeito. Eles fazem um quadro relativamente homogêneo. Procurem observar as características GERAIS de estilo!
É só, por agora
-
Trabalhos dos alunos - relatórios