Programação

    •  Audição Crítica

      O objetivo deste exercício é realizar uma audição comparativa de sonoridades a partir da escuta de gravações realizadas com condições diferentes. Escute os fonogramas abaixo e relate suas impressões de escuta. Aqui, o mais importante é avaliar as diferentes qualidades do áudio. Faça um relato comparativo da sua escuta. A data máxima de entrega é 30 de setembro.


      Comparação entre os fonogramas:

      • Itamar Assumpção - Beleléu, Leléu, Eu. Lira Paulistana, 1980. (com Isca de Polícia)
        https://www.youtube.com/watch?v=2-sI-CULy_o
      • Itamar Assumpção - Pretobrás - Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes?, Atração Fonográfica, 1998.
        https://www.youtube.com/watch?v=3JXwpA48OzU

      • Ron Blake - Sonic Tonic (2005)
        Jazz: https://open.spotify.com/album/2coGDgXn6Mt0Wr4Y2LI1Gl
        https://www.youtube.com/watch?v=aTN7Hq3_pDk&list=RDlJahwxmYnHM&index=1

    • Este arquivo será utilizado para realizar alguns exercícios do curso. A pasta contém 7 pistas de áudio. O arquivo funnyvalentine.RPP .e um projeto que pode ser aberto diretamente no programa REAPER. Para que o projeto funcione corretamente, não modifique os nomes dos arquivos, nem os mova da pasta. 

    • Esta é uma sessão de gravação de uma bigband com vários instrumentos. Este exemplo será usado em sala de aula para abordarmos questões como roteamento de sinais, sub-grupos e planejamento de mixagem. Existe um arquivo [telefunken_multitrack.RPP] que abre uma sessão no software Reaper.

    • Exercício de Mixagem I

       

      Parte A -  Usando efeitos e auxiliares

      1. Abra o arquivo <funnyvalentine> no software Reaper. O programa pode ser baixado em : https://www.reaper.fm/download.php
      2. Familiarize-se com a gravação e tracks individuais;
      3. Ajuste os volumes dos tracks e os pans dos canais;
      4. Crie um canal adicional para efeitos e dê um nome a ele;
      5. Insira um plugin ReaVerb no canal de efeitos. Adicione um reverb a partir do menu <Add> (dentro da janela do próprio plugin). Você pode usar o <File> para carregar a resposta impulsiva de uma sala (você pode procurar por impulse resonses de salas na Internet) ou o <Reverb Generator>.
      6. No canal 7 (LeadVox) clique no botão de <Route> e crie uma saida auxiliar (send) direcionada para o canal de efeitos.
      7. Ajuste os parâmentros do efeito 
      8. Direcione os outros canais para o canal de efeitos
      9. Corrija os ajustes que achar necessário para o efeito de reverberação

      Parte II - Processadores dinâmicos

      1. No track <Kick> abra a janela de efeitos e adicione o plugin ReaGate
      2. Ajuste o gate para eliminar os vazamentos de outros instrumentos e da voz, cuidando para não eliminar os ataques do bumbom.
      3. Coloque um compressor no canal e aumente a presença/ganho do bumbo

      Ao final do exercício envie como resposta apenas o arquivo <funnyvalentine.RPP>. Durante o processo, não renomeie os arquivos nem os mova para outras pastas.

    • Exercício de Mixagem II

      Parte III - Roteamento e Ducking


      Neste exercício iremos fazer um roteamento interno em que o compressor aplicado a um canal de áudio é controlado pelo nível de áudio de outro canal. Neste caso, iremos colocar compressores nos dois canais de piano do arquivo <funnyvalentine>.

      1. Abra dois canais auxiliares (Sends) no canal 07_LeadVox. Um deles deve ser endereçado para o canal 05_PianoInsideMics e o outro para o canal 06_PianoOutsideMics.  Para fazer isso, clique em <Routing>
      2. Configure os dois canais auxiliares como <Audio 1/2 --> 3/4>
      3. Insira o plugin <ReaComp> nos dois canais do piano
      4. No plugin <ReaComp> veja a opção <detector input> e configure para <Auxiliary Input>. Isso fará com que o compressor seja controlado pelo canal auxilar 3/4 que está recebendo o sinal da voz. Lembre de fazer isso nos dois canais de piano. 
      5. Ajuste o threshhold para que o piano diminua de intensidade quando a cantora do canal 7 estiver atuando e para que o piano ganhe destaque quando ela para de cantar. 
      6. Ajuste os outros parâmetros do plugin. Você pode ajustar o plugin em um dos canais e copiar tudo para o outro (usando a função <Copy/Paste> do Menu quando a janela de Efeitos está selecionada).

  • Tópico 1

    Dia 19/08/2020

    link para o vídeo e chat da aula:


    1. Introdução ao curso

    Áudio, produção fonográfica, escuta e representação sonora, esquema do estúdio, dB e níveis de operação, filtros, cabos e coneções, microfones, console de mixagem, gravação-mixagem-masterização, processadores de efeito, processadores dinâmicos


    2. Bibliografia e material de apoio

    Tópicos de áudio e acústica: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/

    • Ballou, G. (2002). Handbook for Sound Engineers, Focal Press, ISBN: 0240804546, Third Edition.
    • Eargle, J. and C. Foreman (2002). Audio engineering for sound reinforcement. Milwaukee, WI, JBL/Hal Leonard Corporation.
    • Eargle, J. (2001) The Microphone Book. Focal Press. ISBN: 0240804457.
    • Gibson, B. (2002). Compressors, Limiters, Expanders & Gates. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
    • Gibson, B. (2002). Equalizers, Reverbs & Delays. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
    • Gibson, B. (2002). Microphone Techniques. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
    • Huber, D. M. and P. Willianms (1998). Professional Microphone Techniques. Emeryville, Mix Books.
    • Machado, R. M. (2001). Som ao vivo: conceitos e aplicações básicas em sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
    • Miranda, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford, Focal Press.
    • Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers. Oxford; Auckland; Boston; Johannesburg; Melburne; New Delhi, Focal Press.
    • Moscal, T. (2001). Sound Check: o básico de som e sistemas de sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
    • Pohlmann, K. C. (2005). Principles of Digital Audio. McGraw-Hill/TAB Electronics. ISBN: 0071441565
    • Rettinger, M. (1981). Studio Acoustics. Chemical Publishing Company. ISBN: 0820603767.
    • Stark, S. H. (1996). Live Sound Reinforcement. Emeryville, MixBooks.
    • Talbot-Smith, M., Ed. (1995). Sound Engineer's Poket Book. Focal Poket Books. Oxford, Boston, et al., Focal Press.
    • Valle, S. d. (1997). Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Editora Música & Tecnologia.
    • White, P. (2000). Basic Mixing Techniques. London, Sanctuary Publishing.


    3. Avalição

    a. Participação em aula e frequência

    b. exercícios


    4. Elemmentos básicos

    • Qualidade de áudio -  escuta
    • Som vs Audio
    • Gravação, mixagem
    • Representação do som
    • Espectro, parciais, formantes, transientes, envoltória dinâmica


  • Tópico 2

    Dia 26/08/2020

    link para o vídeo e chat da aula:


    1. Parâmetros básicos da onda sonora

    2. Representação Espectral

    3. Timbre

    • Componentes parciais
    • Transientes
    • Formantes
    • Envoltórias dinâmicas e espectrais

  • Tópico 3

    Dia 02/09/2020

    Link para a gravação da aula: video

    Tópicos abordados:

    Parte 1: Continuação da aula anterior

    • Componentes sonoros; transientes vs componentes parciais; análise espectral (uso do programa Sonic Visualiser)
    • Análise de diversos tipos de sons, sons periódicos
    • Ruído Branco e Ruído Rosa

    Parte 2: Gravação e componentes do estúdio

    • Histórico: breve histórico das mudanças tecnológicas, do fonógrafo às DAWs
    • Componentes do Estúdio
    • Alguns princípios básicos sobre relação sinal ruído
    • Breve introdução a programas (ProTools, Audacity, Reaper)


  • Tópico 4

    Dia 09/09/2020

    Link para a gravação da aula: vídeo

    1. Setup Estúdio

    • Equipamentos, 
    • transdutores, 
    • mesa de mixagem

    2. Conexões entre equipamentos

    • Tipos de sinais: linha, microfone, instrumento (D.I. - direct injection/direct box), phono (toca-discos), caixa-acústica
    • Impedância (resistência em função da frequência)
    • Conectores: P10 (TRS, 1/4), XLR (Canon), RCA, P2 (1/8)
    • Cabos (importância da qualidade, número de vias)
    • Conexões balanceadas vs não balanceadas


  • Tópico 5

    Aula do dia 16/09/2002

    Link para a gravação da aula: vídeo

    1. Filtros - tipos gerais e aplicações

    Ver resumo no link:
    http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/filtros/filtros.html

    2. Introdução às escalas em Decibel
  • Tópico 6

    Aula do dia 23/09/2020

    Link para a gravação da aula: vídeo

    1. decibel no áudio

  • Tópico 7

    Aula do dia 30/09/2002

    1. Aula digital

    Link para a gravação da aula: vídeo

    Ver: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html

  • Tópico 8

    Aula do dia 07/10/2020

    Link para a gravação da aula: vídeo

    1. Audio digital -  Conclusão


    2. Tamanho de arquivo vs. qualidade de áudio

    No arquivo compactado anexo você encontra 5 arquivos de áudio sem compressão e com diferentes taxas de amostragem e resolução e um arquivo comprimido no formato .mp3. Escute os diferentes áudios e compare a qualidade sonora. Faça a comparação entre os tambanhos de arquivos. 

    1 - 44100 hz / 16bits (3.2 Mb)

    2 - 22050 hz / 16bits (1.6 Mb)

    3 - 22050 hz / 8 bits (796 Kb)

    4 - 11025 hz / 16 bits (796 Kb)

    5 - 11025 hz / 8 bits (398 Kb)

    6 - Compressão em mp3 (578 Kb)



  • Tópico 9

    Aula do dia 21/10/2020

    Link para a gravação da aula: vídeo

    1. Console de Mixagem e roteamento de sinais

    • Estrutura do console de mixagem
    • inputs e outputs
    • Ganho
    • Mandadas auxiliares
    • Filtros
    • Controles do Canal
    • Subgrupos
    • MainMix, LR, ou Master


  • Tópico 10

    Aula do dia 28/10/2020

    Gravação da aula: vídeo

    1. DAW - Digital Audio Workstation

    • Roteamento de sinais
    • Inserção de filtros e efeitos
    • Criando canais auxiliares


  • Tópico 11

    Aula do dia 04/11/2020

    Link para a gravação da aula: vídeo

    Microfones - Aula 1

  • Tópico 12

    Aula do dia 11/11/2020

    Link para a gravação da aula: video

    Microfones - Aula 2


  • Tópico 13

    Aula do dia 18/11/2020

    Link para a gravação da aula: video

    1. Introdução ao uso de efeitos. Ver link: http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor

  • Tópico 14

    Aula do dia 25/11

    Link para a gravação da aula: vídeo

    1. Aplicação de efeitos: reverb

    • pre fader -  pos fader
    • Dry / Wet

    2. Efeitos Dinâmicos

    • Normalize
    • Gate 
    • Compressor
    • Expander
    • Limiter

  • Tópico 15

    Aula do dia 02/11

  • Tópico 16

    Aula do dia 09/12