Programação
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Audição Crítica
O objetivo deste exercício é realizar uma audição comparativa de sonoridades a partir da escuta de gravações realizadas com condições diferentes. Escute os fonogramas abaixo e relate suas impressões de escuta. Aqui, o mais importante é avaliar as diferentes qualidades do áudio. Faça um relato comparativo da sua escuta. A data máxima de entrega é 30 de setembro.
Comparação entre os fonogramas:
- Itamar Assumpção - Beleléu, Leléu, Eu. Lira Paulistana, 1980. (com Isca de Polícia)
https://www.youtube.com/watch?v=2-sI-CULy_o - Itamar Assumpção - Pretobrás - Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes?, Atração Fonográfica, 1998.
https://www.youtube.com/watch?v=3JXwpA48OzU
- Ron Blake - Sonic Tonic (2005)
Jazz: https://open.spotify.com/album/2coGDgXn6Mt0Wr4Y2LI1Gl
https://www.youtube.com/watch?v=aTN7Hq3_pDk&list=RDlJahwxmYnHM&index=1
- Itamar Assumpção - Beleléu, Leléu, Eu. Lira Paulistana, 1980. (com Isca de Polícia)
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Este arquivo será utilizado para realizar alguns exercícios do curso. A pasta contém 7 pistas de áudio. O arquivo funnyvalentine.RPP .e um projeto que pode ser aberto diretamente no programa REAPER. Para que o projeto funcione corretamente, não modifique os nomes dos arquivos, nem os mova da pasta.
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Esta é uma sessão de gravação de uma bigband com vários instrumentos. Este exemplo será usado em sala de aula para abordarmos questões como roteamento de sinais, sub-grupos e planejamento de mixagem. Existe um arquivo [telefunken_multitrack.RPP] que abre uma sessão no software Reaper.
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Exercício de Mixagem I
Parte A - Usando efeitos e auxiliares
- Abra o arquivo <funnyvalentine> no software Reaper. O programa pode ser baixado em : https://www.reaper.fm/
download.php - Familiarize-se com a gravação e tracks individuais;
- Ajuste os volumes dos tracks e os pans dos canais;
- Crie um canal adicional para efeitos e dê um nome a ele;
- Insira um plugin ReaVerb no canal de efeitos. Adicione um reverb a partir do menu <Add> (dentro da janela do próprio plugin). Você pode usar o <File> para carregar a resposta impulsiva de uma sala (você pode procurar por impulse resonses de salas na Internet) ou o <Reverb Generator>.
- No canal 7 (LeadVox) clique no botão de <Route> e crie uma saida auxiliar (send) direcionada para o canal de efeitos.
- Ajuste os parâmentros do efeito
- Direcione os outros canais para o canal de efeitos
- Corrija os ajustes que achar necessário para o efeito de reverberação
Parte II - Processadores dinâmicos
- No track <Kick> abra a janela de efeitos e adicione o plugin ReaGate
- Ajuste o gate para eliminar os vazamentos de outros instrumentos e da voz, cuidando para não eliminar os ataques do bumbom.
- Coloque um compressor no canal e aumente a presença/ganho do bumbo
Ao final do exercício envie como resposta apenas o arquivo <funnyvalentine.RPP>. Durante o processo, não renomeie os arquivos nem os mova para outras pastas. - Abra o arquivo <funnyvalentine> no software Reaper. O programa pode ser baixado em : https://www.reaper.fm/
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Exercício de Mixagem II
Parte III - Roteamento e Ducking
Neste exercício iremos fazer um roteamento interno em que o compressor aplicado a um canal de áudio é controlado pelo nível de áudio de outro canal. Neste caso, iremos colocar compressores nos dois canais de piano do arquivo <funnyvalentine>.1. Abra dois canais auxiliares (Sends) no canal 07_LeadVox. Um deles deve ser endereçado para o canal 05_PianoInsideMics e o outro para o canal 06_PianoOutsideMics. Para fazer isso, clique em <Routing>2. Configure os dois canais auxiliares como <Audio 1/2 --> 3/4>3. Insira o plugin <ReaComp> nos dois canais do piano4. No plugin <ReaComp> veja a opção <detector input> e configure para <Auxiliary Input>. Isso fará com que o compressor seja controlado pelo canal auxilar 3/4 que está recebendo o sinal da voz. Lembre de fazer isso nos dois canais de piano.5. Ajuste o threshhold para que o piano diminua de intensidade quando a cantora do canal 7 estiver atuando e para que o piano ganhe destaque quando ela para de cantar.6. Ajuste os outros parâmetros do plugin. Você pode ajustar o plugin em um dos canais e copiar tudo para o outro (usando a função <Copy/Paste> do Menu quando a janela de Efeitos está selecionada).
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Dia 19/08/2020
link para o vídeo e chat da aula:
1. Introdução ao curso
Áudio, produção fonográfica, escuta e representação sonora, esquema do estúdio, dB e níveis de operação, filtros, cabos e coneções, microfones, console de mixagem, gravação-mixagem-masterização, processadores de efeito, processadores dinâmicos
2. Bibliografia e material de apoio
Tópicos de áudio e acústica: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/
- Ballou, G. (2002). Handbook for Sound Engineers, Focal Press, ISBN: 0240804546, Third Edition.
- Eargle, J. and C. Foreman (2002). Audio engineering for sound reinforcement. Milwaukee, WI, JBL/Hal Leonard Corporation.
- Eargle, J. (2001) The Microphone Book. Focal Press. ISBN: 0240804457.
- Gibson, B. (2002). Compressors, Limiters, Expanders & Gates. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Gibson, B. (2002). Equalizers, Reverbs & Delays. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Gibson, B. (2002). Microphone Techniques. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Huber, D. M. and P. Willianms (1998). Professional Microphone Techniques. Emeryville, Mix Books.
- Machado, R. M. (2001). Som ao vivo: conceitos e aplicações básicas em sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
- Miranda, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford, Focal Press.
- Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers. Oxford; Auckland; Boston; Johannesburg; Melburne; New Delhi, Focal Press.
- Moscal, T. (2001). Sound Check: o básico de som e sistemas de sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
- Pohlmann, K. C. (2005). Principles of Digital Audio. McGraw-Hill/TAB Electronics. ISBN: 0071441565
- Rettinger, M. (1981). Studio Acoustics. Chemical Publishing Company. ISBN: 0820603767.
- Stark, S. H. (1996). Live Sound Reinforcement. Emeryville, MixBooks.
- Talbot-Smith, M., Ed. (1995). Sound Engineer's Poket Book. Focal Poket Books. Oxford, Boston, et al., Focal Press.
- Valle, S. d. (1997). Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Editora Música & Tecnologia.
- White, P. (2000). Basic Mixing Techniques. London, Sanctuary Publishing.
3. Avalição
a. Participação em aula e frequência
b. exercícios
4. Elemmentos básicos
- Qualidade de áudio - escuta
- Som vs Audio
- Gravação, mixagem
- Representação do som
- Espectro, parciais, formantes, transientes, envoltória dinâmica
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Dia 02/09/2020
Link para a gravação da aula: video
Tópicos abordados:
Parte 1: Continuação da aula anterior
- Componentes sonoros; transientes vs componentes parciais; análise espectral (uso do programa Sonic Visualiser)
- Análise de diversos tipos de sons, sons periódicos
- Ruído Branco e Ruído Rosa
Parte 2: Gravação e componentes do estúdio
- Histórico: breve histórico das mudanças tecnológicas, do fonógrafo às DAWs
- Componentes do Estúdio
- Alguns princípios básicos sobre relação sinal ruído
- Breve introdução a programas (ProTools, Audacity, Reaper)
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Dia 09/09/2020
Link para a gravação da aula: vídeo
1. Setup Estúdio
- Equipamentos,
- transdutores,
- mesa de mixagem
2. Conexões entre equipamentos
- Tipos de sinais: linha, microfone, instrumento (D.I. - direct injection/direct box), phono (toca-discos), caixa-acústica
- Impedância (resistência em função da frequência)
- Conectores: P10 (TRS, 1/4), XLR (Canon), RCA, P2 (1/8)
- Cabos (importância da qualidade, número de vias)
- Conexões balanceadas vs não balanceadas
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Aula do dia 16/09/2002
Link para a gravação da aula: vídeo
1. Filtros - tipos gerais e aplicações
Ver resumo no link:
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/filtros/filtros.html2. Introdução às escalas em Decibel
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Aula do dia 30/09/2002
1. Aula digital
Link para a gravação da aula: vídeo
Ver: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html
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Aula do dia 07/10/2020
Link para a gravação da aula: vídeo
1. Audio digital - Conclusão
2. Tamanho de arquivo vs. qualidade de áudio
No arquivo compactado anexo você encontra 5 arquivos de áudio sem compressão e com diferentes taxas de amostragem e resolução e um arquivo comprimido no formato .mp3. Escute os diferentes áudios e compare a qualidade sonora. Faça a comparação entre os tambanhos de arquivos.
1 - 44100 hz / 16bits (3.2 Mb)
2 - 22050 hz / 16bits (1.6 Mb)
3 - 22050 hz / 8 bits (796 Kb)
4 - 11025 hz / 16 bits (796 Kb)
5 - 11025 hz / 8 bits (398 Kb)
6 - Compressão em mp3 (578 Kb)
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Aula do dia 21/10/2020
Link para a gravação da aula: vídeo
1. Console de Mixagem e roteamento de sinais
- Estrutura do console de mixagem
- inputs e outputs
- Ganho
- Mandadas auxiliares
- Filtros
- Controles do Canal
- Subgrupos
- MainMix, LR, ou Master
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Aula do dia 28/10/2020
Gravação da aula: vídeo
1. DAW - Digital Audio Workstation
- Roteamento de sinais
- Inserção de filtros e efeitos
- Criando canais auxiliares
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Aula do dia 18/11/2020
Link para a gravação da aula: video
1. Introdução ao uso de efeitos. Ver link: http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor
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Aula do dia 25/11
Link para a gravação da aula: vídeo
1. Aplicação de efeitos: reverb
- pre fader - pos fader
- Dry / Wet
2. Efeitos Dinâmicos
- Normalize
- Gate
- Compressor
- Expander
- Limiter
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Aula do dia 02/11
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Aula do dia 09/12