PROGRAMA DA DISCIPLINA
Universidade de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas
ACH3504
– Logística no Setor Público
Prof.
José Carlos Vaz
Monitoras: Carolina Thalya Silva Paulino e Julia Luiz Teles Caetano
Matutino: segundas-feiras, das 8h às 9h45
Noturno: segundas-feiras, das 19h às 20h45
PROGRAMA 2020
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Desenvolver reflexão e apresentar teoria, técnicas e experiências de otimização do nível de serviços prestados à sociedade, como resultado da gestão da dimensão logística das políticas públicas em aspectos como qualidade, atendimento a demandas, custo e integração de políticas.
AULAS
Bloco A – Conceitos básicos de logística no setor público
Neste bloco, exploraremos os conceitos básicos de logística. Tem um caráter formativo básico, e suas leituras serão essenciais para o desenvolvimento do restante da disciplina.
Aula 1
Apresentação da disciplina.
Leitura: BOWERSOX & CLOSS cap. 1 e 2
Aula 2
Visão geral da logística e sua relação com as políticas públicas. Conceitos básicos de logística. Logística integrada e a integração da cadeia de suprimentos.
Leitura:
BOWERSOX & CLOSS cap. 1 e 2; VAZ e LOTTA (2011)
Tarefa 1: identificação de aspectos logísticos de uma política pública específica
Aula 3
Decisões logísticas: posicionamento logístico, desenho de rede e modo de produção.
Leitura: VAZ e LOTTA (2011)
Tarefa 2: análise logística de uma política ou serviço público
Identificar os principais trade-offs envolvendo as decisões sobre essa política;
Apresentar as principais decisões de posicionamento logístico e desenho da rede que precisarão ser tomadas;
Apresentar as decisões sobre o nível de delegação da produção de bens e serviços que precisarão ser tomadas;
Identificar possíveis problemas de integração da cadeia de suprimentos.
Aula 4
Discussão da Tarefa 2 (análise logística de uma política ou serviço público)
Aula 5
Decisões logísticas: o conceito de trade-off.
Apresentação e discussão da Tarefa 3 sobre trade-offs logísticos na gestão de políticas públicas (caso da manutenção escolar) – elaborado previamente
Bloco B – Qualidade e nível de serviço no setor público.
Neste bloco, trataremos dos temas relativos à oferta dos serviços públicos do ponto de vista da identificação de níveis de serviço ótimos, que atendam as demandas dos cidadãos-usuários dentro de patamares aceitáveis de viabilidade econômica.
Aula 6
Foco no cidadão e qualidade dos serviços
Leituras: VAZ (2007) e BOWERSOX & CLOSS cap. 3.
Tarefa 4: requisitos de qualidade de um serviço público específico
Aula 7
Discussão de relatórios parciais dos trabalhos de campo.
Aula 8
Mensuração de desempenho logístico e de nível de serviço: indicadores de desempenho das organizações e políticas públicas.
Leituras: HIJJAR et al. (2005).
Tarefa 5: indicadores de desempenho logístico
Aula 9
Discussão da Tarefa 5
Bloco C – A logística das políticas públicas
Neste bloco buscaremos identificar os principais aspectos logísticos da implementação de políticas públicas.
Aula 10
Serviços de apoio e infra-estrutura: o caso do Cadastro de Serviços Terceirizados do Estado de São Paulo.
Leitura: Gestão de Contratos de Serviços Terceirizados no Estado de São Paulo
Tarefa 6: gestão de serviços terceirizados
Aula 11
Gestão da cadeia de suprimentos no setor público.
Leitura: TRIDAPALLI, FERNANDES & MACHADO (2011).
Tarefa 7: cadeia de suprimentos
Aula 12
Discussão dos trabalhos sobre uso de poder de compra do Estado (Tema 1) e uso de tecnologia em compras públicas (Tema 2)
Aula 13
Discussão dos trabalhos sobre serviços integrados para cidadãos em situação de rua (Tema 3) e uso de big data na saúde pública (Tema 4)
Aula 14
Discussão dos trabalhos sobre mobilidade urbana (Tema 5) e resíduos (Tema 6)
AVALIAÇÃO
Prova
individual: 40% (não haverá prova substitutiva).
Trabalho de campo (relatórios parcial e final e respectivas apresentações): 30%.
Exercícios: 30%.
TRABALHO DE CAMPO
O objetivo do trabalho de campo é compreender aplicações da logística na gestão e nas políticas públicas, sob a ótica da resolução de problemas. Cada grupo deverá caracterizar e sistematizar propostas para um dado problema de natureza logística.
Clique aqui para ver as orientações para o trabalho de campo.
RECOMENDAÇÕES
As leituras são parte obrigatória e essencial da disciplina. Devem ser feitas antes das aulas. Os textos indicados são o ponto de partida da aula, cuja dinâmica supõe que os alunos leram os textos do dia. As leituras serão cumulativas, portanto uma dada aula utilizará os textos a ela designados e suporá também que os alunos já leram os textos anteriores. Recomenda-se que os alunos procurem adiantar a leitura dos textos, para não terem surpresas. Não é papel do professor apresentar o conteúdo dos textos para os alunos, para que estes não precisem lê-los.
O professor não disponibilizará apresentações e esquemas utilizados em aula, pois não substituem a leitura dos textos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOWERSOX, D.J. e CLOSS, D., COOPER, M. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. S. Paulo, Campus, 2007.
HIJJAR, M. F. et alli. Mensuração de desempenho logístico e o modelo World Class Logistics In Artigos CEL-COPPEAD-UFRJ, 2005. Disponível em https://www.ilos.com.br/web/mensuracao-de-desempenho-logistico-e-o-modelo-world-class-logistics-parte-1/ e https://www.ilos.com.br/web/mensuracao-de-desempenho-logistico-e-o-modelo-world-class-logistics-parte-2/
TRIDAPALLI, J., FERNANDES, E. & MACHADO, W. Gestão da cadeia de suprimento do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no Brasil . In RAP – Revista de Administração Pública, Vol. 45(2):401-33, mar./abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n2/06.pdf
VAZ, J.C. e LOTTA, G.S. A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil. RAP – Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 45(1):107-39, jan./fev. 2011 . Disponível em: http://vaz.blog.br/blog/?p=975.
VAZ, J.C. (2007). Internet e promoção da cidadania: a contribuição dos portais municipais. S. Paulo: Ed. Blücher. Capítulo 1, seção 1.1, p. 21-35. Versão alternativa disponível em: http://josecarlosvaz.pbworks.com/w/page/8531978/Foco%20no%20Cidad%C3%A3o%20nas%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas. 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BLYTE, D.M. and MARSON, D. B. Good practices incitizen – centred service.Otawwa: Canadian Centre for Management Development, 1999.
FRAZELLE, E. Supply chain strategy: the logistics of supply chain management. McGraw Hill, 2001.
MENTZER, J. T. et alli. Defining supply chain management In Journal of Business Logistics, Vol. 22, No. 2, 2001.
MOORE, M. H. Criando valor público: gestão estratégica no governo. Brasília, ENAP, 2002.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro, Campus, 2001.
PANSERI, B.O. Discricionariedade da burocracia em áreas-meio: compras na saúde na prefeitura de São Paulo. São Paulo, EAESP-FGV (Dissertação de Mestrado em Administração Pública), 2018.
ZEITHALM, V. PARASURAMAN, A e BERRY, L. Delivering quality service. New York: Free Press, 1990.