Programação
-
Desenvolvimento, Sustentabilidade, Tecnologia e Políticas Públicas
(2º Semestre de 2020, terças-feiras, 10h15 às 12h e 21h às 22h45)
Professor Eduardo Caldas
Ementa:
Pretende-se propor aos alunos uma discussão sobre os projetos de desenvolvimento desde o final do século XIX, com ênfase maior naqueles desenvolvidos no período pós 1945. Em seguida, pretende-se discutir as ideias de ecologia política, ecologia social e sustentabilidade, articulados com a ideia de desenvolvimento que ganha força a partir dos anos 70. Cada projeto de desenvolvimento guarda relações com diferentes políticas de Ciência e Tecnologia (das mais tradicionais às chamadas tecnologias apropriadas) e também com formas de gestão e estilos de formular, implementar e disseminar políticas públicas. Essas relações serão exploradas ao longo do curso.
Objetivos:
Possibilitar aos alunos acessar os principais “sentidos” atribuídos à idéia de desenvolvimento, principalmente a partir do período pós 1945, bem como as críticas a eles direcionadas;
Apresentar as principais abordagens específicas sobre desenvolvimento local e desenvolvimento territorial;
Apresentar o debate sobre Ciência e Tecnologia articulado com os projetos de desenvolvimento das nações;
Discutir a ideia de tecnologia apropriada;
Introduzir a dimensão ecológica (muitas vezes reduzida à sustentabilidade) dos processos de desenvolvimento, articulando-a especialmente com a dimensão tecnológica;
Articular as ideias de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento.
Metodologia:
O curso será realizado por meio de aulas expositivas, debates em sala de aula (virtual em contexto
pandêmico) com base nos textos de leitura sugeridas no primeiro dia de aula. Também serão utilizados vídeos e filmes.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados por meio de um trabalho individual com as características que seguem:
Os trabalhos deverão ter entre 6 mil e 10 mil caracteres (com espaço), considerando todos os seus elementos (gráficos, tabelas, bibliografia).
Os trabalhos terão o seguinte formato: fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5.
Os trabalhos serão entregues na plataforma USP e-disciplina até o dia 24 de novembro (24/11).
-
Apresentação do curso
-
Delimitando a ideia de “desenvolvimento”: sentidos e paradigmas (Parte 1)
- Leitura:
-
Delimitando a ideia de “desenvolvimento”: sentidos e paradigmas (Parte 2)
- Leitura:
-
Desenvolvimento sustentável: significados e críticas
- Leitura:
-
O desenvolvimento Local: abordagens e críticas (Parte 1)
- Leitura:
- Leitura:
-
O desenvolvimento Local: abordagens e críticas (Parte 2)
- Leitura:
-
Exibição de filme
-
Delimitando a ideia de tecnologia: variável exógena ou artefato social?
- Leitura:
-
Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social, com a participação dos professores Hélio Amorim e Henrique Tahan Novaes.
- Leituras:
-
Semana de Gestão de Políticas Públicas
-
Tecnologia, desenvolvimento e meio-ambiente
- Leitura:
-
Políticas de enfrentamento às mudanças climáticas
- Leitura:
-
A questão urbana: transporte, moradia e saneamento ambiental
- Leitura:
-
Síntese
Nesta aula, o professor faz uma "Síntese" do curso e passa a palavra para que os alunos, na medida de suas disponibilidades, apresentem também suas respectivas sínteses.
-
Conforme descrito no programa do curso, o trabalho final é individual com as características que seguem:1. Os trabalhos deverão ter entre 6 mil e 10 mil caracteres (com espaço), considerando todos os seus elementos (gráficos, tabelas, bibliografia).
2. Os trabalhos terão o seguinte formato: fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5.
3; Os trabalhos serão entregues na plataforma USP e-disciplina até o dia previsto no calendário que segue abaixo.Os trabalhos, evidentemente, devem tratar de qualquer dos temas apresentados e discutidos em aula, inclusive aquelas dos professores convidados, Hélio Amorim e Henrique Novaes. -
A questão agrária: agricultura familiar e agronegócio
- Discussão do filme
-
A Questão Regional: mundo, América Latina e Brasil