Programação

  • Ação Pública, Mudança Social

    (2º  Semestre de 2020, quartas-feiras)

    Professor Eduardo Caldas

    Ementa:

    Esta disciplina trata da Ação Pública como forma da sociedade construir e qualificar problemas coletivos e elaborar respostas, conteúdos e processos para abordá-los, conduzindo a mudança no modo como se percebe um problema e os agentes nele implicados, a complexidade da vida social e seu governo.


    Objetivos:

    - Apresentar o campo da ação pública como interdisciplinar, com aportes da ciência política, da psicologia e da sociologia;

    - Oferecer aos alunos um panorama amplo sobre as perspectivas analíticas que tem como foco o Estado e suas interfaces com a sociedade.


    Programa Resumido:

    - Ação Pública e Mudança Social: história e “noções” desse campo de conhecimento;

    - A dimensão interdisciplinar da Ação Pública e da Mudança Social: Sociologia da Ação Pública,

    Psicologia Política da Ação Pública e Geografia Política da Ação Pública.

    - Temas de Estudo em Ação pública


    Avaliação:

    Um trabalho final


    Bibliografia Principal:

    HASSENTEUFEL, P. Sociologie politique: l ́action publique. Paris: Armand Colin, 2011.

    LASCOUMES, P.; LE GALÈS, P. Sociologia da Ação Pública. Maceió: Edufal, AL, 2012.

    MULLER, P.; SUREL, Y. A análise de políticas públicas. Pelotas: Educat, 2004.



  • Apresentação da Disciplina

    O objetivo desta aula é apresentar a disciplina a partir do seu programa, com objetivos, conteúdo resumido, bibliografia e método de avaliação proposto.

  • Aula 2 – Introdução à Ação Pública

    Thoenig, Jean-Claude (1997). “Política pública y acción pública”, en Gestión y Política Pública, Vol. 6 Nº 1, México, pp. 19-37.

    Commaille, J. (2004). Sociologie de l’action publique. IN: L. Boussaguet, S. Jacquot & P.

    Ravinet, dir., Dictionnaire des politiques publiques (413-21). Presses de SciencesPo.

  • Aula 3 – Diferentes Abordagens para analisar a ação pública

    Destaque

    MASSARDIER, Gilles. Cognição, políticas e ações públicas: entre coerência, fragmentação e aprendizados. In: BONNAL, Philippe e LEITE, Sérgio Pereira (org.). Análise comparada de políticas públicas: uma agenda em transformação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.

  • Aula 4 – Ação pública como construção coletiva

    (L,LG, 35-64; H, 115-156)

  • Aula 5 – Os atores sociais e políticos: estatais, não estatais e os mediadores

    (H, 157-242; L,LG, 115-134; MS, 77-86)

  • Aula 6 – Processo decisório e as múltiplas racionalidades

    (H, 65-91; L,LG, 101-114; MS, 20-24 e 99-119)

    LINDBLOM, Charles. Muddling through: a ubiquidade da decisão incremental. In: HEIDEMANN, Francisco e SALM, José Francisco. Políticas públicas e Desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília (DF): Editora da Universidade de Brasília, 2014.

  • Aula 7 – Abordagem Cognitiva

    TOMAZINI, Carla. As Análises Cognitivas De Políticas Públicas: Uma Agenda De Pesquisa. Revista Política Hoje. Recife (PE), V.27, n.1, p.25-41, 2018.

    https://periodicos.ufpe.br/revistas/politicahoje/article/view/239107

  • Aula 8 – Ideias, Interesses e Instituições

    PALIER, B., SUREL, Y. Les ‘trois i’ et l’analyse de l’État en action. Revue Française de Science Politique. Paris, v.55, n.1, p. 7-32, 2005.

    TECCHIO, A. et al. Ideas, interesses e instituições en la política de desarollo territorial brasilena. Iconos, n. 53, p. 105-125, 2015.

    SUREL, Y. Idees, intérêts, institutions dans l’analyse dês politiques publiques. Pouvoirs, n. 87, 1998.

  • Aula 9 – Sócio gênese da ação pública

    (MS, 51-76)

  • Aula 10 – Semana de Políticas Públicas

  • Aula 11 – A Agenda e sua construção

    KINGDON, John. Como chega a hora de uma ideia? e KINGDON, John. Juntando as coisas. In: SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: ENAP, 2006. V. 1.

  • Aula 12 – Implementação

    HILL, Michael. Implementação: uma visão geral. In: SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: ENAP, 2006. V.1.

  • Aula 13 – Redes de Políticas Públicas

    MASSARDIER, Gilles. Redes de políticas públicas. In: SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: ENAP, 2006.

    SPINK, Peter. Parcerias e Alianças com Organizações Não-Estatais. In: CACCIA-BAVA, Sílvio;

    PAULIS, Veronica e SPINK, Peter (Org.). São Paulo: Pólis; Programa Gestão Pública e Cidadania/EAESP/FGV, 2002.

    KLIJN, E. H. Redes de Políticas Públicas: una visión general. Disponível em: revista-redes.rediris.es/webredes/textos/Complex.pdf

    BURLANDY, L.; LABRA, M.E. Redes de política no combate à fome e à pobreza: a estratégia

    Comunidade Solidária no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 12, n.6, 2007.

    CAPELLA, A.C.; BRASIL, F.G. Subsistemas, comunidades e redes: articulando ideias e interesses na formulação de políticas públicas. Revista do Serviço Público, v. 66, n. 3, p. 449-474, 2015.

  • Aula 14 – As mudanças de ação pública

    (H, 243-288; MS, 120-146)

  • Aula 15 – Paradigmas de Políticas Públicas

    SUREL, Las políticas públicas como paradigmas. Estudios políticos, n°33, 2008.

    HALL, P. Policy paradigms, social learning end the State. Comparative Politics, v.25, n.3, 1993.

    GODOY, L.R.C. Proposta de análise de políticas públicas a partir das tipologias de Surel e de Kuhn: o caso da compensação ambiental no Brasil. RG&PP, v. 2, n. 2, p. 408-440, 2012.

    TAYLOR,P; HALL,R. As três versões do neo-institucionalismo. Lua Nova, São Paulo, n.58, 2003.

  • Aula 16 – Instrumentos de Políticas Públicas

    LASCOUMES, Pierre e LE GALÈS, Patrick. A ação pública abordada pelos seus instrumentos

    ARCHIPAVAS, J.A.N. Instrumentos de ação pública: um estudo no Vale do Ribeira a partir do CONSAD e do Codivar. Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP, 2016. Cap. 7, 8 e 9.

    LASCOUMES, P.; SIMARD, L. L’action publique au prisme de sés instrumentos. Introduction. Revue française de science politique, v.61. n. 1, 2011.

  • Aula 17 – Avaliação de Políticas Públicas

    SPINK, Peter. Avaliação Democrática: propostas e práticas. Fundamentos de Avaliação nº3.

    Coleção ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, Rio de Janeiro,

  • AVALIAÇÃO - 25 de novembro de 2020