O texto de  BECK, Ulrich. Anexo: Diálogo com Ulrich Beck. In: BECK, U. Sociedade de risco, é uma entrevista, o que faz com que os conceitos sejam discutidos e explicitados em várias partes ao longo do texto. Com base nisto, atente para:

1)      Que meios homens e mulheres utilizaram e utilizam para enfrentar as incertezas?

2)      Procure entender a sociedade de risco na interface da demanda crescente de racionalização com o aumento da incerteza.

3)      O que é risco? Identifique: 1) suas definições e diferenciações de outros conceitos como ameaças e incertezas fabricadas; 2) a dimensão política do risco como incerteza fabricada; 3) entender o risco global e o que ele significa para as sociedades; 4) entender como o autor pensa a desigualdade social com relação ao risco e à classe social.

 

Guilherme Wisnik, “Com coronavírus, mundo vive em nevoeiro” (Folha UOL, 11/04/2020) diz que “fabricamos a pandemia da nossa própria vulnerabilidade, sem poder culpar um ‘outro’”. Procure identificar no texto e sistematizar os vários problemas que ele menciona sobre essa vulnerabilidade fabricada, da sociedade contemporânea.

 

O artigo intitulado “O vírus, Tubarão e o horror das ameaças invisíveis” (site Outras Palavras, 11/04/2020) relata como Zyzeck, importante filósofo contemporâneo, discute a metáfora de um inimigo externo, que é risco iminente à ordem. Que papel o medo, no caso da epidemia de COVID-19, desempenha nisso?


Última atualização: terça-feira, 16 jun. 2020, 12:11