SABERES DOCENTES, PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORGANIZAÇÃO DA AULA
2.1 O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente.
Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, a convidada discute a importância do Projeto Político Pedagógico do curso e do planejamento da disciplina para pensar a prática docente. Entre as temáticas tratadas, a professora destaca os seguintes aspectos: o Ensino Superior é pouco normatizado no Brasil; situa o Ensino Superior na LDB; a relação entre o Projeto Político Institucional e o Projeto Político Pedagógico, pois esses oferecem diretrizes mais amplas para nortear o processo de ensino e aprendizagem; a estrutura curricular é, em sua maioria, disciplinar, sendo importante pensar na história de cada matéria e sua contribuição para a formação do profissional; o plano de aula e o planejamento – suas múltiplas dimensões frente à diversidade do perfil dos alunos e seus desafios de modo a possibilitar a inclusão real de todos os alunos no Ensino Superior.
2. .2 O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas.
Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, a convidada discute questões voltadas ao plano de ensino, à organização do espaço-tempo da aula e às estratégias didáticas. Entre as temáticas contempladas, a professora salienta que a aula consiste em um momento de partilha, situa a aula tradicional e sua concepção de ensino-aprendizagem e demarca o papel da aula expositiva. Além disso, sublinha que a aula transcende o espaço físico-temporal, traz elementos para se pensar a aprendizagem significativa uma vez que o docente precisa atentar para o fato de que está formando um profissional e sujeitos sociais. Por fim, trata do plano de ensino e das decisões a serem tomadas para se pensar a aula.
2.3 A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento.
Entrevistado: Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, o convidado reflete sobre a situação de aula e as condições necessárias para o estabelecimento do contrato pedagógico. Nesse sentido, ele trata da relação professor-aluno, dos riscos de sua desregulação, do papel do professor universitário e dos seus compromissos com o conhecimento e a formação das futuras gerações no espaço pedagógico construído em sala de aula.
2.4 Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções.
Entrevistado: Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, a convidada discute a relação entre os processos formativos e os saberes docentes. A professora começa o vídeo tratando da importância dos professores marcantes que fizeram parte da trajetória escolar para a configuração da identidade docente, destacando a variedade dos estilos didáticos possíveis. Com base nas contribuições teóricas de Maurice Tardif, apresenta os diferentes saberes docentes, sendo esses complexos, plurais e transitórios: disciplinares, pedagógicos, curriculares e da experiência.
PARA SABER MAIS:
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