2.1   O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente.

Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)

Neste vídeo, a convidada discute a importância do Projeto Político Pedagógico do curso e do planejamento da disciplina para pensar a prática docente. Entre as temáticas tratadas, a professora destaca os seguintes aspectos: o Ensino Superior é pouco normatizado no Brasil; situa o Ensino Superior na LDB; a relação entre o Projeto Político Institucional e o Projeto Político Pedagógico, pois esses oferecem diretrizes mais amplas para nortear o processo de ensino e aprendizagem; a estrutura curricular é, em sua maioria, disciplinar, sendo importante pensar na história de cada matéria e sua contribuição para a formação do profissional; o plano de aula e o planejamento – suas múltiplas dimensões frente à diversidade do perfil dos alunos e seus desafios de modo a possibilitar a inclusão real de todos os alunos no Ensino Superior.

 

 

 2. .2   O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas.

Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)

Neste vídeo, a convidada discute questões voltadas ao plano de ensino, à organização do espaço-tempo da aula e às estratégias didáticas. Entre as temáticas contempladas, a professora salienta que a aula consiste em um momento de partilha, situa a aula tradicional e sua concepção de ensino-aprendizagem e demarca o papel da aula expositiva. Além disso, sublinha que a aula transcende o espaço físico-temporal, traz elementos para se pensar a aprendizagem significativa uma vez que o docente precisa atentar para o fato de que está formando um profissional e sujeitos sociais. Por fim, trata do plano de ensino e das decisões a serem tomadas para se pensar a aula.

 

 

2.3   A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento.

Entrevistado: Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino (Faculdade de Educação - USP)

Neste vídeo, convidado reflete sobre a situação de aula e as condições necessárias para o estabelecimento do contrato pedagógico. Nesse sentido, ele trata da relação professor-aluno, dos riscos de sua desregulação, do papel do professor universitário e dos seus compromissos com o conhecimento e a formação das futuras gerações no espaço pedagógico construído em sala de aula.

 

  

2.4   Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções.

Entrevistado: Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego (Faculdade de Educação - USP)

Neste vídeo, a convidada discute a relação entre os processos formativos e os saberes docentes. A professora começa o vídeo tratando da importância dos professores marcantes que fizeram parte da trajetória escolar para a configuração da identidade docente, destacando a variedade dos estilos didáticos possíveis. Com base nas contribuições teóricas de Maurice Tardif, apresenta os diferentes saberes docentes, sendo esses complexos, plurais e transitórios: disciplinares, pedagógicos, curriculares e da experiência.

 

PARA SABER MAIS:

 AQUINO, J. G. Um padre, um romancista e três filósofos: os contornos da autoridade. In: ______. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez, 2014. p. 35-80.

AQUINO, J. G. Autoridade docente, autonomia discente: uma equação possível e necessária. In: ______. (Org.) Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. p. 131-154. 

ALMEIDA, M. I. Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais. S. Paulo: Cortez, 2012.

ALMEIDA, M. I. & PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: PIMENTA, S. G. & ALMEIDA, M. I. (orgs), Pedagogia Universitária. São Paulo, EDUSP, 2009.

ANASTASIOU, L. G. C., ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na Universidade  – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.

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DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5-6, p. 222-231, 1997.

FREIRE, P. Ensinar não é transferir conhecimento. In: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 51 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2015, p. 47-90.

LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na universidade – a aula universitária. 

NEVES, I. S. V. Planejamento Educacional no percurso formativo. In: Revista Docência no Ensino Superior, v.2, UFMG. 2012.

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Última atualização: quarta-feira, 8 abr. 2020, 15:50