1.1   A expansão do Ensino Superior Brasileiro nas últimas décadas.

Entrevistado: Prof. Dr. Romualdo Portela de Oliveira (Faculdade de Educação - USP) 

Neste vídeo, o convidado discute os fatores e as mudanças decorrentes do processo de expansão do ensino superior brasileiro nas últimas décadas, com ênfase nos impactos no perfil do alunado. Abordam-se também aspectos ligados a: permanência estudantil, expansão da oferta de vagas e instituições, subsídios estatais, novas formas de ingresso e como a diversidade implica em novas formas de diálogo entre docentes e alunos.


1.2   As transformações do Ensino Superior Brasileiro e a diversificação do alunado.

Entrevistado: Prof. Dr. Romualdo Portela de Oliveira (Faculdade de Educação - USP)

Neste vídeo, o convidado aborda a diversificação do alunado e seus respectivos contextos: o background dos alunos, mecanismos de transição ensino médio/superior, alunos cotistas, percursos estudantis, particularidades do curso diurno x noturno, idade e escolha da carreira e a importância da criação de laços e vínculos para minimizar a evasão escolar.


1.3   O professor do Ensino Superior: da formação à ação.

Entrevistado: Prof. Dr. Nilson José Machado (Faculdade de Educação - USP)

Neste vídeo, somos convidados a uma reflexão sobre a formação e atuação docente. Destacam-se: os diferentes momentos da carreira de um professor (de ingressante até "experiente"), aspectos atitudinais - altruísmo, interesse, abertura à diversidade, iniciativa, compromisso com a verdade, a maneira gentil de se lidar com o aluno, algumas características de uma boa aula, formação permanente e modelos híbridos de aprendizado.




PARA SABER MAIS:


OLIVEIRA, R. P., SOUSA, S. M. Z. L., SETTON, M. G. J., CAMARGO, R. B. et. al. Acompanhamento da trajetória escolar dos alunos da Universidade de São Paulo – ingressantes de 1995 a 1998 (Relatório final). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, R. P. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 661-690, 2007. 

OLIVEIRA, R. P. Entrevista. Planos de Educação são peças para crítica radical das traças. Revista ADUSP, Março, 2014.

RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, 2014.

TINTO, V. Learning Communities: Building Gateways to Student Success. Presented at the annual meeting of the American College Personnel Association, March 16, 1998.

Website Prof. Dr. Nilson José Machado: http://www.nilsonjosemachado.net/




Ultime modifiche: lunedì, 30 marzo 2020, 19:46