Coleção 8 – Escolha do tipo de fundação

1) Programação de sondagens: 5 furos de sondagem de simples reconhecimento com ensaio SPT de metro em metro, bem distribuídos no terreno (próximos aos cantos e centro), para permitir a visualização das camadas prováveis de solo e lençol freático no paralelepípedo de 20 m x 35 m x z (z = profundidade em que se atinge terreno mais resistente para apoio da fundação preliminarmente imaginada). Paralisar as sondagens no impenetrável à percussão, ou com 3 determinações de SPT sucessivas superiores a 30; se nenhum desses critérios ocorrer antes dos 40 m de profundidade, prosseguir até essa profundidade (bulbo de tensões de fundação direta, considerando toda a largura do edifício) e, caso ela ocorra em solo mole, prosseguir até ultrapassar essa camada e chegar a camada mais resistente. NBR-8036 especifica critérios de paralisação gerais.

Ensaios adicionais de campo e de laboratório: provavelmente não essenciais para obra desse porte, mas pode depender do terreno encontrado nas sondagens.

Pilar mais carregado: 12 x 300 = 3600 kN. Pilar médio: 12 x 200 = 2400 kN. Pilar menos carregado: 12 x 100 = 1200 kN.

Método construtivo: depende muito de cotas relativas do edifício e seus vizinhos (levantamento plani-altimétrico e cadastral é indispensável, bem como visita ao local). Depende também da implantação do edifício no terreno (projeto de arquitetura). Sempre que possível, é mais econômico escavar antes, até a cota de arrasamento da fundação ou, dependendo do tipo de fundação, executar a fundação a partir da cota original do terreno e depois escavar até a cota de arrasamento. Na escavação, escoramento necessário face às condições de vizinhança (dependendo do terreno superficial, “submuração” das edificações vizinhas até pode resolver). Contratar seguro! Alternativa (bem mais onerosa) à escavação prévia é processo invertido: fundações executadas a partir da superfície, mas escavação só ocorre depois que a estrutura for sendo executada de cima para baixo (para travar possíveis movimentações laterais dos vizinhos); nesse caso a escavação tem que ser feita com equipamento pequeno, por baixo da estrutura, até o nível inferior.

2) Solução apresentada no Teste.

 

Última atualização: terça-feira, 25 abr. 2017, 14:46