Sugerir links da Web é uma grave responsabilidade! Na Web, encontra-se praticamente tudo que se possa desejar, inclusive a informação que não se quer disseminar, por incorreta ou tendenciosa. Não sugerir nada equivale a "lavar as mãos", deixar o estudante à mercê de tudo isso. Sugestões podem, por outro lado, ser interpretadas como um endosso do docente a todo o conteúdo do sítio Web indicado. 

No passado distribuíam-se aos estudantes cópias xerox de folhas-resumo, com figuras ilustrativas do processo executivo de diversos tipos de fundações. Atualmente, diversas empresas têm disponíveis, em seus sítios Web, animações para ilustrar esses processos, frequentemente melhores, com mais recursos e com mais conhecimento de causa do que aquelas que se poderiam desenvolver em ambiente acadêmico.

Face a esses fatos, a opção da disciplina PEF2405 é clara:

  • sugerir aos estudantes alguns links selecionados de empresas;
  • deixar bem claro que os docentes da disciplina não têm nenhuma preferência, nem recomendam, os serviços ou produtos de nenhuma das empresas cujos sítios Web foram indicados para familiarização com tipos e processos executivos de fundações;
  • deixar bem claro que os docentes da disciplina não fazem nenhuma restrição aos serviços ou produtos de nenhuma das empresas cujos sítios Web não foram indicados; se não estão aqui é porque não foram encontrados ou porque não eram tão informativos quanto aqueles sugeridos;
  • advertir os estudantes para o fato de os sítios Web terem, inevitavelmente, um viés comercial; dessa forma, nenhuma das afirmações oferecidas pelos sítios Web sobre vantagens de uma determinada solução pode ser tomada ao pé da letra; todas devem ser analisadas criticamente pelo estudante, à luz das discussões de sala de aula;
  • em cada um dos sítios Web sugeridos o estudante deve sempre procurar as páginas relativas ao processo executivo, que são em geral aquelas que oferecem as informações mais interessantes e menos controversas sobre cada tipo de fundação.

Feita essa advertência, aí vão alguns sítios Web que apresentam alguma informação de interesse (queira, por favor, comunicar em Discussões e Dúvidas se algum link estiver desatualizado):

http://www.estacasprefabricadas.eng.br/manual.htm (Manual Técnico de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto - Atenção! Nem todas as sugestões das "Propostas Normativas" deste documento foram aceitas para incorporação à norma. Consultar sempre a NBR-6122/2010!)

http://www.franki.com

http://www.benaton.com.br/html/estacas-benaton.htm

http://www.scac.com.br

http://www.foa.com.br

http://www.fundesp.com.br/2009/index.html (veja Serviços e, para cada serviço escolhido, a Metodologia Executiva)

http://www.geosonda.com.br/ (veja Serviços e Obras)

http://www.brasfond.com.br/fundacoes/servicos.html

http://www.spfe.com.pt/index.html

http://www.geofix.com.br

http://www.brasfixfundacoes.com.br/online/

http://www.tecnogeo.com.br/servicos

http://www.anson.com.br/

http://www.engeconfundacoes.com.br/

Última atualização: domingo, 2 abr. 2017, 19:49