NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM

1 - CONHECIMENTO: lembrar de informação aprendida

MEMORIZAR, RECONHECER, IDENTIFICAR

  • Tipos de estacas e seus processos executivos
    • estacas de deslocameto
    • estacas de substituição
  • Possibilidade ou necessidade de estaca-teste
  • Situações, cargas e porte de obras em que os diversos tipos são economicamente justificáveis
  • Correlações empíricas simples (somatória de NSPT) para avaliação de comprimento
  • Cargas típicas de pilares de edifícios de n pavimentos (pequeno: 100 n, médio: 200 n, grande: 300 n)
  • Carga nominal de estaca

 

2 - COMPREENSÃO: demonstrar que entendeu os fatos

COMPREENDER, EXPLICAR

  • Critério para a escolha da carga nominal das estacas da edificação (eficiência da escolha)
  • Critérios para escolha de fundação por estacas (e do tipo de estaca mais recomendado)
    • Necessidade de solo resistente na ponta ou no fuste
    • Necessidade específicas de ponta ou de fuste para cada tipo de estaca (exemplo: Strauss)
    • Influência do NA e do tipo de solo na escolha do tipo de estaca
      • cravadas
      • escavadas sem lama
      • escavadas com lama
  • Critérios simples para a escolha da cota da ponta (condicionados predominantemente por ELU)

3 - APLICAÇÃO: aplicar o conhecimento a situações reais

APLICAR

  • Aplicar os conhecimentos acima a uma fundação em estacas em um perfil típico

4 - ANÁLISE: subdividir conceitos ou objetos em partes mais simples e encontrar evidências para fundamentar generalizações

ANALISAR, DISTINGUIR

5 - SÍNTESE: aglutinar conceitos básicos em um novo todo ou propor soluções alternativas

6 - AVALIAÇÃO: emitir e defender opiniões com base em evidência interna ou critérios externos

Última atualização: quarta-feira, 10 abr. 2013, 11:06