NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM

1 - CONHECIMENTO: lembrar de informação aprendida

MEMORIZAR, RECONHECER, IDENTIFICAR

  • Requisitos topográficos para o projeto de fundações
    • Levantamento plani-altimétrico
    • Requisitos de arquitetura para o projeto de fundações
      • Planta
      • Cortes
    • Requisitos estruturais para o projeto de fundações
      • Planta de cargas
      • Tabela de carregamentos (combinações, etc.)
    • Requisitos geotécnicos para o projeto de fundações

  • Sondagens de simples reconhecimento (mínimo)
  • Número, distribuição e profundidade de sondagens
    • Fixação da tensão admissível de fundação direta: em geral única para o projeto
      • Sapata isolada, sapata associada, sapata de divisa, viga-alavanca

 

2 - COMPREENSÃO: demonstrar que entendeu os fatos

COMPREENDER, EXPLICAR

  • Critério para escolha de fundação direta: < 50 % da área em projeção
  • Adotada uma tensão admissível para a fundação, como dimensionar a sapata sob cada pilar: equilíbrio de forças e de momentos

 

3 - APLICAÇÃO: aplicar o conhecimento a situações reais

APLICAR

  • Dimensionar
    • sapata isolada (regras práticas, abas iguais: a-b = a0-b0)
    • sapata associada (CG ≡ CC)
    • sapata de divisa com viga-alavanca (regras práticas: R1/P1 \(\cong\) 1,1 a 1,2; a \(\cong\) 2,0 a 2,5 b)

4 - ANÁLISE: subdividir conceitos ou objetos em partes mais simples e encontrar evidências para fundamentar generalizações

ANALISAR, DISTINGUIR

  • Dimensionamento de fundações (e contenções... e edificações em geral) tem sempre equilíbrio como pré-requisito

5 - SÍNTESE: aglutinar conceitos básicos em um novo todo ou propor soluções alternativas

6 - AVALIAÇÃO: emitir e defender opiniões com base em evidência interna ou critérios externos

Última atualização: sábado, 29 ago. 2015, 18:41