NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM

1 - CONHECIMENTO: lembrar de informação aprendida

MEMORIZAR, RECONHECER, IDENTIFICAR

  • Investigações do subsolo: essenciais para o projeto
  • Requisitos para o projeto de fundações
    • Sondagens de simples reconhecimento (mínimo)
    • Levantamento plani-altimétrico
    • Arquitetura
      • Planta
      • Cortes
    • Estrutura
      • Planta de cargas
      • Tabela de carregamentos (combinações, etc.)

  • Número, distribuição e profundidade de sondagens
  • Correlações entre índices de investigações de campo e
    • parâmetros do solo
    • tensões de projeto
    • recalques (Schmertmann, por exemplo)
  • Associações
    • ELU - superfície de escorregamento
    • ELS - bulbo de tensões
  • Camadas de solos moles, compressíveis, condicionam ELU e ELS (adensamento)
  • Tensão admissível de fundação direta: em geral única para o projeto
  • Critério para escolha da solução em fundação direta (< 50% da área)

2 - COMPREENSÃO: demonstrar que entendeu os fatos

COMPREENDER, EXPLICAR

  • Limites "geométricos" de aplicabilidade das teorias da Elasticidade, Adensamento e Plasticidade
    • Relação entre bulbo de tensões e perfil do subsolo
    • Relação entre superfície de escorregameto e perfil do subsolo
  • Representatividade da prova de carga (e de ensaios, de maneira geral)
  • Influência cruzada entre elementos de fundação: bulbo "do edifício"
  • Processos para determinar tensão admissível de fundação direta
  • Processo de Schmertmann

3 - APLICAÇÃO: aplicar o conhecimento a situações reais

APLICAR

  • Correlações para obter parâmetros dos solos
  • Correlações para obter tensões admissíveis em fundações diretas
  • Correlações para prever comportamento (Schmertmann, por exemplo)

4 - ANÁLISE: subdividir conceitos ou objetos em partes mais simples e encontrar evidências para fundamentar generalizações

ANALISAR, DISTINGUIR

  • Ruptura (ELU), recalque (ELS)
  • Teorias (TE, TA, TP) e parâmetros necessários para cada interpretação
  • Tipos de solos aos quais se aplicam as diversas teorias

5 - SÍNTESE: aglutinar conceitos básicos em um novo todo ou propor soluções alternativas

6 - AVALIAÇÃO: emitir e defender opiniões com base em evidência interna ou critérios externos

Última atualização: sábado, 29 ago. 2015, 18:05