NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM

1 - CONHECIMENTO: lembrar de informação aprendida

MEMORIZAR, RECONHECER, IDENTIFICAR

  • Prova de carga
  • Parâmetros elásticos
  • Bulbo de tensão
  • Modos de ruptura
  • Superfície de escorregamento
  • Parâmetros de resistência

2 - COMPREENSÃO: demonstrar que entendeu os fatos

COMPREENDER, EXPLICAR

  • Forma das curvas da prova de carga
  • Validade da aproximação linear
  • Diferença entre rigidez e resistência
  • Volume de solo efetivamente ensaiado em prova de carga
  • Mecanismo de ruptura
  • Influência das dimensões (e formas) das áreas carregadas
  • Influência da profundidade
  • Peso relativo de dimensões e profundidade em solicitações drenadas e não drenadas
  • Influência do NA em solicitações drenadas e não drenadas

3 - APLICAÇÃO: aplicar o conhecimento a situações reais

APLICAR

  • Utilizar solução da Teoria da Elasticidade para estimar rigidez (ou deformabilidade)
  • Utilizar solução da Teoria da Elasticidade para estimar recalques
  • Utilizar soluções da Teoria da Plasticidade para estimar resistência
  • Utilizar soluções da Teoria da Plasticidade para estimar tensão de ruptura

4 - ANÁLISE: subdividir conceitos ou objetos em partes mais simples e encontrar evidências para fundamentar generalizações

ANALISAR, DISTINGUIR

  • Ruptura (ELU), recalque (ELS)
  • Teorias (TE, TA, TP) e parâmetros necessários para cada interpretação
  • Critérios de segurança contra ELS
  • Critérios de segurança contra ELU

5 - SÍNTESE: aglutinar conceitos básicos em um novo todo ou propor soluções alternativas

6 - AVALIAÇÃO: emitir e defender opiniões com base em evidência interna ou critérios externos

Última atualização: segunda-feira, 15 ago. 2016, 11:50