Resumo da demanda: 

O BINGO, sigla de Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, é um radiotelescópio exclusivamente projetado para fazer a primeira detecção de Oscilações Acústicas de Bárions (BAO), que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do Universo, do Big Bang, que pode ser monitorada na faixa de radiofrequência. Fruto de uma colaboração internacional, é a primeira vez que um equipamento científico dessa magnitude é construído no Brasil, trazendo inovação científica e industrial para o país. Sua instalação no sertão da Paraíba, sob a coordenação local de pesquisadores da UFCG - Campina Grande,   trará grande impacto econômico e social. É também uma grande oportunidade para a promoção de uma comunicação científica voltada para a iniciação e a expansão de conhecimento e interesses em Cosmologia, com a ampliação da divulgação científica na área.

A divulgação científica é definida aqui como o conjunto de estratégias  voltadas para compartilhar todo conteúdo com teor informativo/educativo sobre as ciências para a sociedade em geral, os quais, apesar de não  associadas estritamente à educação formal, podem colaborar para as diversas modalidades de ensino, e está associada à comunicação e todas as suas formas de realização. Dessa forma, a divulgação científica contempla aspectos tanto comunicativos, quanto educativos.



Referências:

https://www.facebook.com/search/top/?q=bingo%20telesc%C3%B3pio%20-%20bingo%20telescope

http://www.bingotelescope.org/pt/

https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2018/05/astrofisica-no-sertao-radiotelescopio-sera-erguido-no-interior-da-paraiba.html

http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/09/22/um-telescopio-no-sertao/

https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/sertao_do_brasil_vai_ganhar_radiotelescopio_em_2019.html 


Última atualização: terça-feira, 2 out. 2018, 13:49