Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

D

VH

Demandamos visibilidade

por Victória Hipólito - terça-feira, 26 nov. 2013, 14:01
 

“A exposição de si na internet constitui uma demanda por visibilidade na medida em que esta se desconecta do pertencimento ao mundo extraordinário da fama, do sucesso e da celebridade para se estender ao indivíduo qualquer, naquilo mesmo que ele tem de mais ordinário e banal”.

Com a introdução da internet, o indivíduo comum passou da sua condição de observador (das celebridades, fama provenientes da TV) para uma condição de atuante, que agora participa e está dentro de uma realidade construída, que é a digital.

 

MR

Desintermediação

por Maria Rita Mazzucatto - segunda-feira, 23 set. 2013, 18:16
 
Outro aspecto característico da virtualização, a desintermediação pode ser conceituada como consequência da tendência moderna de empoderamento dos indivíduos nas redes digitais, culminando no desaparecimento progressivo dos mediadores entre as pessoas e as operações que desejam efetuar, os produtos que desejam adquirir, assim como os indivíduos cada vez mais se tornam ao mesmo tempo receptores e produtores de conteúdos.
 

TD

Direito autoral ou copyright

por Tamiggi Di Karla Melo - quinta-feira, 21 nov. 2013, 15:34
 

Conforme trazido no artigo Direitos autorais na Internet, de Plínio Martins Fillho, “Os direitos autorais lidam basicamente com a imaterialidade, principal característica da propriedade intelectual. Estão presentes nas produções artísticas, culturais, científicas etc.

(...)

O direito autoral se caracteriza por dois aspectos:

1. O moral – que garante ao criador o direito de ter seu nome impresso na divulgação de sua obra e o respeito à integridade desta, além de lhe garantir os direitos de modificá-la, ou mesmo impedir sua circulação.

2. O patrimonial – que regula as relações jurídicas da utilização econômica das obras intelectuais”.

 

DJ

Disciplina

por Daniela Jaramillo Barbosa - quinta-feira, 7 nov. 2013, 13:07
 

 

"A modalidade enfim: implica numa coerção ininterrupta, constante, que vela sobre os processos da atividade mais que sobre seu resultado e se exerce de acordo com uma codificação que esquadrinha ao máximo o tempo, o espaço, os movimentos. Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade, são o que podemos chamar as “disciplinas”.” (p. 164)

FOUCAULT, Michel. “Vigiar e punir: nascimento da prisão”; Terceira parte: Disciplina; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.

 

MP

Dispositivo opticalsee-through

por Maira Persona Gonzales Affonso Pontin - sábado, 23 nov. 2013, 16:21
 

É um pequeno monitor projeta as informações diretamente sobre um dos olhos, enquanto o outro fica livre para ver as imagens do mundo real: são os chamados near-eye(perto do olho).

por Kevin Bonsor - traduzido por HowStuffWorks Brasil

em http://informatica.hsw.uol.com.br/realidade-expandida.htm

 

LP

Dispositivos de vigilância digital

por Léa Palmieri - sexta-feira, 29 nov. 2013, 16:41
 

Os dispositivos de vigilância digital são inscritos no ciberespaço.

São as ações e as comunicações que são convertidas em informações, que irão compor bancos de dados e perfis computacionais que buscam antecipar preferências, tendências, escolhas, traços psiquicos ou comportamentais de individuos ou grupos.

Para resumir, o dispositivo de vigilância seria a soma da informação, dos bancos de dados e dos perfis.

 

AF

Dominio ‪Público‬

por Alberica Ferraris - segunda-feira, 2 dez. 2013, 09:40
 
No Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação (livros, artigos, obras musicais, invenções e outros) de livre uso comercial, porque não submetidas a direitos patrimoniais exclusivos de alguma pessoa física ou jurídica, mas que podem ser objeto de direitos morais. Os direitos autorais (ou direitos de autor) duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal para os conhecimentos étnicos e tradicionais.
 

PH

Dromocracia

por Pedro Henrique Giannetti Pereira - quarta-feira, 2 out. 2013, 15:50
 

"Quadro teórico e epistemológico voltado para a consumação da crítica à organização sociotécnica dinâmica que, a cada época, define a vida humana” (TRIVININHO, 2007. Pg 46) e possui como pilar processual o conceito de velocidade. Assim, a dromocracia é composta também por um certo histórico social e cultural e possui como dimensão o espaço-tempo de um determinado fenômeno geralmente compreendido dentro do quadro da civilização humana e que tem relação às características do desenvolvimento tecnológico de uma certa época.

 

PH

Dromosfera

por Pedro Henrique Giannetti Pereira - quinta-feira, 21 nov. 2013, 21:24
 

Para o autor, a produção cultural de bens simbólicos culminou nas últimas décadas do século XX, formando uma dromosfera midiática imaginária altamente saturada originária de uma certa poluição ruidosa das redes. Dentro de minha compreensão, a dromosfera parte do conceito da junção da ideia de semiosfera e dromocracia. Assim sendo, a semiosfera relaciona-se como uma organização dinâmica das linguagens, símbolos, signos e significados que atuam em um ambiente no qual diversas formações semióticas se encontram imersas em diálogo constante, onde diversos sistemas culturais integram como algo vivo, dinâmico, ativo e multifacetado. Na semiosfera, acontece um processo dinâmico de diversidade de sistemas culturas que a compõem, pois cada cultura opera dialógicamente frente às demais, contaminando essas e aquelas e permitindo-se contaminar por outras, muitas outras, elaborando atualizações inusitadas. Assim, quando o autor afirma que a dromosfera encontra-se saturada, isso vai de encontro com a própria definição do conceito de semisofera ao passo que este é ilimitado, complexo e ativo, e não é possível que algo esteja saturado se ele não tem barreiras, extremidades, demarcações e muito menos término. Dessa forma, defino que a dromosfera não pode ser um fenômeno saturado, ainda mais quando existe uma relação de mistura e composição de novos signos a partir do contato destes entre estes, gerando sempre novas linguagens que estão longe de poluir a condição cultural abstrata do homem na sociedade mediatizada.

 

LP

Duplos digitais

por Léa Palmieri - sexta-feira, 29 nov. 2013, 16:32
 

Os duplos digitais são as identidades projetadas em bancos de dados na forma de perfis computacionais.

Eles não são identidades "dadas", mas se tornam "reais" ou "efetivas" na sua função antecipatoria mesma, quando os individuos se identificam ou se reconhecem de algum modo no perfil antecipado, acionando desde então algum tipo de comportamento, cuidado ou escolha.

Por exemplo : quando eu aceito uma oferta personalizada de produto que eu nem sabia existir ou que não havia desejado previamente.