Banco de Conceitos
Cada aluno (a) individualmente deve incluir 4 conceitos no Glossário Banco de Conceitos, localizado no Moodle Stoa desta disciplina.
Os conceitos devem ser coletados nas leituras dos artigos realizadas para os seminários apresentados. Poderão ser incluídos conceitos oriundos de um mesmo artigo, mas não poderão haver conceitos repetidos. Procurem observar os conceitos já incluidos com atenção, para não haver repetição, em beneficio de maior diversidade.
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Tecnologias da Informação e Comunicação"As Tecnologias da Informação e Comunicação ou TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância). Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi a popularização da Internet."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologias_da_informação_e_comunicação | ||
ToyotismoToyotismo: um interregno em que as mercadorias são produzidas na medida exata, de acordo com a demanda (just in time, estoque zero). O trabalho na circulacão, mesmo que não produza mercadorias, se torna explicitamente produtivo, fonte de valorização e acumulação de capital, desde que sirva para reduzir o tempo de realização.
A Economia Política do Cognitivo - Bouzid Izerrougene | ||
Trabalho“O trabalho é considerado fadiga e condenação, hoje podemos começar a falar do
O autor afirma que no espírito do novo capitalismo, há uma desproporção entre
Fonte: Negri, 2003, p.254 | ||
Trabalho Imaterial"Aquelas atividades que possuem como conteúdo principal a comunicação, a cooperação, o conhecimento e o saber. O trabalho imaterial se refere desse modo a qualificações subjetivas que passam a ter um papel central no processo de valorização das mercadorias. Uma mercadoria, cuja produção resulta de trabalho imaterial, pode ser quanto a sua forma física, material ou imaterial; mas a questão principal está no tipo de trabalho, ou de ação, empregado para sua produção. A noção de “saber” é provavelmente o que melhor define, em um sentido quase didático, o trabalho imaterial, pois diz respeito ao fato de que o valor de uma mercadoria não resulta necessariamente do dispêndio de tempo de trabalho empregado na sua produção (trabalho abstrato), mas sim dos saberes mobilizados por aqueles que a produzem." Fonte:http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/507815-trabalhoimaterialeapropriacaodasubjetividade-humana-entrevistaespeicalcomsilviocamargo | ||
TranspolíticaTem, no presente contexto, significado extensivo. Nomeia não somente a descrença radical em relação ao Estado, à cena política convencional e, por extensão, a todas as instituições herdadas da modernidade. Abrange também, nesse caminho, a indiferença em relação a toda a materialidade da superfície geográfica – organizada ou não em perímetros citadinos – em que até há poucas décadas se desenrolou exclusivamente a socialização da espécie humana. Nessa medida, o conceito de transpolítica implica tudo o que conduz a vivência para além da pólis, nos termos legados pela cultura clássica, e para além da metrópole, em sua configuração histórica recente. Por pressuposto, nomeia a tendência de inúmeros processos e fatos não passarem mais pela contabilidade das instituições herdadas da modernidade e, com isso, vigorarem ao largo de sua capacidade de controle (técnico, jurídico e policial). | ||
Tribalismo pós-moderno:O conceito de tribalismo pós-moderno é definido pela autora Lívia Nóbrega no texto Construção de identidades nas redes sociais e faz referência a falsa ideia de que ao entrar no universo das redes sociais o indivíduo está se autorepresentando como algo diferenciado, mas na realidade, ele está abrindo mão de sua identidade em prol do pertencimento. Isso significa que ao criar um perfil em uma rede no ciberespaço, a pessoa pode não só omitir dados pessoais, como alterá-los e se representar como outro individuo completamente diferente da realidade, buscando aceitação e pertencimento. Assim, ele abre mão de suas características individuais para que possa pertencer ao meio e ao grupo virtual.
Bibliografia: Construção de identidades nas redes sociais – Lívia de Pádua Nóbrega | ||