Banco de Conceitos
Cada aluno (a) individualmente deve incluir 4 conceitos no Glossário Banco de Conceitos, localizado no Moodle Stoa desta disciplina.
Os conceitos devem ser coletados nas leituras dos artigos realizadas para os seminários apresentados. Poderão ser incluídos conceitos oriundos de um mesmo artigo, mas não poderão haver conceitos repetidos. Procurem observar os conceitos já incluidos com atenção, para não haver repetição, em beneficio de maior diversidade.
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Patentes"O objetivo principal da patente é proteger o novo produto de pessoas que possam colocá-lo no mercado a preços mais baixos do que o aquele que realmente vale. O preço mais baixo é possível porque o plágio é muito mais barato de ser feito, já que não tem custo nenhum com pesquisa e desenvolvimento. Assim, para um inventor, é indispensável que seu produto seja patenteado antes da divulgação, evitando assim as cópias". (Tecmundo, 2009, Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/2900-o-que-sao-patentes-.htm#ixzz2mWJIp42g) | ||
Poluição informativaBombardeio de informação vindo de vários meios de comunicação diferentes, de modo a sobrecarregar o público com o excesso de conteúdo. | ||
PRODUÇÃO COLABORATIVA
“As relações colaborativas entre produtores e usuários são horizontais, diferindo das relações entre produtores e consumidores do capitalismo industrial. As redes horizontais de produção colaborativa são processos sociais criativos, e não estão focadas nos valores capitalistas dos seus produtos. Observa-se a reciprocidade do “sistemas de dádivas” descrita pelo antropólogo Mauss (1974). A retribuição não é a contrapartida “necessária” e racionalmente calculada. O usuário da informação pode retribuir com um “muito obrigado” e este gesto pode ser considerado gratificante por quem a produziu (PRADO et. al., 2005).” “Neste contexto as novas dinâmicas parecem surgir do compartilhamentoacelerado de informações, substituindo o modo de transmissão unidirecional por relações em rede. São muitos os processos de incremento das produções coletivas e de questionamento dos antigos modos de mediação e de oferta de informação, a partir do uso cada vez mais freqüente de ferramentas de compartilhamento no mundo digital.”
-------------------------- O processo de produção colaborativa está relacionado principalmente com: as novas maneiras de interações e relação das pessoas; e a forma de produção. A cooperação e liberdade de produção caracterizam um cenário de reprodução da subjetividade. O computador, por exemplo, é um instrumento universal, por meio do qual todos os saberes e todas as atividades podem ser compartilhadas. Graças às tecnologias desenvolvidas é possível uma produção de trabalho colaborativo que caracteriza as relações da sociedade atual. A diversidade que as redes de comunicação trazem é inumerável. O desenvolvimento de softwares livres possibilita espaços comuns de comunicação e produção colaborativa entre pessoas de diversas culturas e origens distintas. Este repertório de informações e contextos culturais reflete no processo de produção do trabalho. Desta forma, na sociedade da informação, o conhecimento, a riqueza e poder nascem do compartilhamento e não da posse autoritária.
Autores: Clóvis Ricardo Montenegro de Lima (CIn/UFSC, clovis.mlima@uol.com.br) Rose Marie Santini (CIn/UFSC, mariesantini@gmail.com) Armando de Melo Lisboa (CSE/UFSC, alisboa@matrix.com.br)
VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação 28 a 31 de outubro de 2007 - Salvador, Bahia, Brasil
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Propriedade Intelectual"A Convenção da OMPI define como Propriedade intelectual, a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comerciais, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico". (BARBOSA, 2002, O Conceito de Propriedade Intelectual). Por: Filipeh Pereira Pessanha | ||