PRODUÇÃO COLABORATIVA

 

      “As relações colaborativas entre produtores e usuários são horizontais, diferindo das relações entre produtores e consumidores do capitalismo industrial. As redes horizontais de produção colaborativa são processos sociais criativos, e não estão focadas nos valores capitalistas dos seus produtos. Observa-se a reciprocidade do “sistemas de dádivas” descrita pelo antropólogo Mauss (1974). A retribuição não é a contrapartida “necessária” e racionalmente calculada. O usuário da informação pode retribuir com um “muito obrigado” e este gesto pode ser considerado gratificante por quem a produziu (PRADO et. al., 2005).”

         “Neste contexto as novas dinâmicas parecem surgir do compartilhamentoacelerado de informações, substituindo o modo de transmissão unidirecional por relações em rede. São muitos os processos de incremento das produções coletivas e de questionamento dos antigos modos de mediação e de oferta de informação, a partir do uso cada vez mais freqüente de ferramentas de compartilhamento no mundo digital.”

 

--------------------------

          O processo de produção colaborativa está relacionado principalmente com: as novas maneiras de interações e relação das pessoas; e a forma de produção. A cooperação e liberdade de produção caracterizam um cenário de reprodução da subjetividade. O computador, por exemplo, é um instrumento universal, por meio do qual todos os saberes e todas as atividades podem ser compartilhadas. Graças às tecnologias desenvolvidas é possível uma produção de trabalho colaborativo que caracteriza as relações da sociedade atual.

           A diversidade que as redes de comunicação trazem é inumerável. O desenvolvimento de softwares livres possibilita espaços comuns de comunicação e produção colaborativa entre pessoas de diversas culturas e origens distintas. Este repertório de informações e contextos culturais reflete no processo de produção do trabalho. Desta forma, na sociedade da informação, o conhecimento, a riqueza e poder nascem do compartilhamento e não da posse autoritária.

 

Autores:

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima (CIn/UFSC, clovis.mlima@uol.com.br)

Rose Marie Santini (CIn/UFSC, mariesantini@gmail.com)

Armando de Melo Lisboa (CSE/UFSC, alisboa@matrix.com.br)

 

VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

28 a 31 de outubro de 2007 - Salvador, Bahia, Brasil 

 

» Banco de Conceitos