Navegar usando este índice

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
Critério de ordenação atual: Nome crescente Ordenar por: Sobrenome | Nome Mude para decrescente

Página:  1  2  (Próximo)
  Todos

Alex Zanichelli

Alex Zanichelli

Alex Zanichelli

IDENTIDADE

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:30
 

sf (lat identitate) 1 Qualidade daquilo que é idêntico. 2 Paridade absoluta. 3 Álg Espécie de equação ou de igualdade cujos membros são identicamente os mesmos, ou igualdade que se verifica para todos os valores da incógnita. 4 Dir Conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, considerado, quando ela precisa ser reconhecida. I. pessoal: consciência que uma pessoa tem de si mesma.

A definição do dicionário Michaelis diz que a identidade de algo ou alguém é o conjunto de todas as suas características. Essa definição acompanha o lado antropológico da palavra. Segundo a Antropologia Em diversas áreas do conhecimento a palavra identidade tem definições específicas. Na sociologia a identidade é quando um grupo compartilha de uma mesma ideia. Podemos citar um exemplo: a identidade do povo muçulmano é a crença em Maomé. Um grupo cultural, o muçulmano, compartilha uma mesma ideia: a religião.

O Wikipedia trás a definição de Identidade para a Medicina Legal que “numa série de exames feitos no vivo ou no morto, onde se apuram, no ser humano, a raça, sexo, estatura, idade, dentição, peso e conformação corpórea, sinais particulares (má-formações, cicatrizes, tipo sangüíneo, feições faciais, etc.)”.

Outras áreas são exploradas pela semântica da palavra, porém todas elas remetem a um ponto central: as características mais marcantes do objeto de estudo.

 

Alex Zanichelli

Imaginário

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:27
 

Segundo o dicionário Michaelis: adj (lat imaginariu) 1 Que só existe na imaginação. 2 Que não é real. 3 Ilusório. 4 Fictício, fantástico. sm 1 Escultor de imagens. 2 O que faz estátuas ou estatuetas, sobretudo de iconografia religiosa; santeiro.

Imaginário no senso comum é tudo que a nossa mente produz: ideias, imagens e conceitos. Em outras palavras são as visões dos indivíduos que demonstram a sua relação com o mundo.

Le Goff apud Silva pondera que o imaginário está no campo das representações, mas como uma tradução não reprodutora, e sim, criadora, poética. É parte da representação, que é intelectual, mas a ultrapassa. (LE GOFF, 1994)

Para outros, como Durand apud Silva, o imaginário é o “conjunto das imagens e das relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o grande e fundamental denominador onde se encaixam todos os procedimentos do pensamento humano (DURAND, 1997).

Conceitos como o Imaginário Social ou Pessoal também fazem parte das conceituações existentes sobre Imaginário. Faz-se referência a uma noção diferente daquela que o senso comum associa à palavra Imaginação. Trata-se de representar o mundo com a ajuda de um recurso de associação de imagens e um sentido.

Pensando no imaginário turístico, muitos lugares recebem visitação pela ideia ou esteriótipo que lhes são atribuídos. Em muitos casos, também, alguns destinos acabam tornando-se obsoletos pela não visitação por conta do imaginário. Podemos pensar em alguns exemplos como Paris para uma viagem com o imaginário romântico, Itália para o imaginário cultural e Budapeste para um imaginário exótico. Mesmo sem um imaginário pré determinado, as mídias conseguem criar uma imagem a partir de propagandas e programas. É quase impossível pensar em algum destino turístico dissociado de um imaginário.

PALAVRAS CHAVE: imaginação, representação, imagens;

 

Alex Zanichelli

RECRIAÇÃO

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:29
 

Recriação é sf (recriar+ção) Ato de criar de novo ou recriar, segundo o dicionário Michaelis. Já criação para o mesmo dicionário é sf (lat creatione) 1 Ação ou efeito de criar, de tirar do nada. 2 Totalidade dos seres criados. 3 O universo visível. 4 Produção, obra, invento. 5 Estabelecimento, formação, fundação, instituição. 6 Amamentação de uma criança. 7 Educação. 8 Animais domésticos que se criam para alimento do homem. 9 Propagação da espécie. 10 Alvenaria de pedras miúdas e argamassa que serve de enchimento aos vãos deixados pelas pedras mais volumosas. 11 Nas agências de publicidade, o conjunto formado pelos departamentos de redação e de arte.

Pode-se definir recriação, na semântica que queremos, como a reinvencão de algo que já existe, só que de uma maneira diferente. Esta maneira pode ser baseada em novas ideias, novos conceitos,  novas perspectivas, etc.

No campo do turismo é bastante comum o conceito de recriação histórica que nada mais é que a reconstituição de fatos histórico para conhecimento dos turistas. Geralmente a recriação histórica é dada na forma encenações. Diversos atrativos turísticos dispõe de pessoal especialmente contratado para esta finalidade a fim de dar maior atratividade ao lugar. Em lugares onde grandes acontecimentos históricos aconteceram a representação teatral dá vida ao lugar.

O Descobrimento do Brasil, a Queda da Bastilha ou o estilo de vida dos egípios são exemplos de como o turismo utiliza a história a seu favor para recriar acontecimentos e vivências.

 

Alex Zanichelli

TECNOLOGIA

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:28
 

O dicionário Michaelis define tecnologia como: sf (tecno+logo2+ia1) 1 Tratado das artes em geral. 2 Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície, Inform: método de fabricação de placas de circuito, no qual os componentes eletrônicos são soldados diretamente sobre a superfície da placa, e não inseridos em orifícios e soldados no local. T. social, Sociol: conjunto de artes e técnicas sociais aplicadas para fundamentar o trabalho social, a planificação e a engenharia, como formas de controle. De alta tecnologia, Eletrôn e Inform: tecnologicamente avançado: Vendemos computadores e vídeos de alta tecnologia. Sin: high-tech.

Tecnologia seria, portanto, a aplicação de conhecimento técnico e científico na produção de processos e materiais. Todo o avanço nesse sentido pode ser considerado uma nova tecnologia. Por exemplo a lapidação de pedras para o uso como armamento, na era pré histórica, pode ser considerada uma tecnologia para a época.

“A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, assim como filosóficas e sociológicas, já que tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica a cultura”

Conforme cita Borgmann, a tecnologia modifica a cultura de uma sociedade. Uma grande discussão com respeito a tecnologia é sobre os seus benefícios e seus malefícios. Como pontos positivos podemos destacar o avanço tecnológico da sociedade, a facilidade nos processos e a melhora na qualidade de vida dos seres humanos. Já como fatores negativos temos o desemprego, por exemplo, e o ocasionamento de conflitos entre pessoas e até mesmo países.

No turismo, existem diversos usos da tecnologia. Um desses usos é aplicado a questão da segurança. Se não houvesse a existencia das camêras de monitoramento e/ou dispositivos de alarmes, muitos turistas se sentiriam ameaçados por fatores externos e não estariam dispostos, muitas vezes, a conhecer determinado atrativo turístico. Outro exemplo que pode ser aplicado ao turismo com relação à tecnologia é o GPS (Global Position System). Este sistema de posicionamento ajuda muitos turistas e viajantes independentes a localizarem-se e assim otimizar o seu tempo de viagem. Mesmo com alguns pontos negativos e alguns a melhorar, o conceito de tecnologia é visto positivamente ao passo que melhora uma sociedade e contribui para a sua evolução.

 

CB

Carolina Bavaresco Guarita

CB

Cibercidade

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 21:48
 

O olhar da modernidade nasceu da confluência da imagem técnica e da arquitetura, da arte e da ciência, da representação e da simulação.Repensar a relação entre a imagem técnica e a representação do espaço urbano, através de algumas experiências.

PARENTE, Andre - Cibercidade*. Acesso em 05 Junho de 2013 <http://www.visgraf.impa.br/visorama/WEBingles/papers/cibercidade.pdf>

 

CB

Etnia

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:19
 

Etnia significa povo, e é um termo de origem grega. Etnia é utilizado para denomar um determinado grupo que possui afinidades de idioma e cultura, independente do país em que elas estejam. Existem diversos conflitos de etnias, por exemplo, na África, onde existem várias etnias.

O termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada na Bíblia, onde as pessoas que ainda não tinham sido evangelizadas, ou seja, não tinham recebido ainda a pregação, eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pela evangelização.

Etnia é utilizada também de forma pejorativa, para significar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. Etnia é exatamente a sua tradução, é um grupo de indivíduos que possuem fatores culturais, como religião, língua, roupas, iguais, e não apenas a cor da pele, por exemplo.

 

CB

Mashup

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:13
 

Um mashup é um site personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.1

O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites.

Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBayAmazon.comGoogle, Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

 

CB

Transculturação

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 21:34
 

No contínuo toma-lá-dá-cá do contato com cultura, indivíduos são transformados e transforman-se, a si mesmos bem como ao mundo circundante. O sujeito transculturado, então, é alguém que... esta consciente e inconscientemente situado entre pelo menos duas culturas, dois mundos, duas linguas, e duas definições de subjetividade, e que constantemente medeia entre todos eles - ou, para dizer de outra forma, cujo "aqui" é problemático e talvez indefinível.

MARTINS, Luciana - O Rio de Janeiro dos Viajantes - pag.32 

 

FA

Fernanda Akemi Hirata

FA

Cultura Visual

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 22:03
 

Segundo Nicholas Mirzoeff, a cultura Visual está presente na sociedade que busca informação, significado e prazer em interfaces com a tecnologia visual. Esta sociedade, segunda ROVIDA, utiliza-se da penetração na imagem, a qual possui profundidade e interioridade, ou seja, é uma imagem complexa. 

Reflexão:

Importante notar a mudança na perspectiva de alguns pensadores, acadêmicos e pesquisadores na apreciação da relação da sociedade com a imagem. Passam a ser considerados, entre outros pontos, os aspectos positivos do aprendizado por meio das imagens.

Fonte:

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

Link direto 

NICHOLAS MIRZOEFF - What is Visual Culture - Capítulo 01 - http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/theory/Mirzoeff-What_is_Visual_Culture.pdf

 

FA

Imagem Complexa

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 21:11
 

A cultura visual utiliza-se da penetração na imagem, a qual possui profundidade e interioridade, ou seja, é uma imagem complexa.

A imagem complexa é baseada na dualidade do processo de comunicação, o qual, para ser eficientemente complexo deve estar carregado tanto de objetividade quanto de subjetividade.

Para que se tenha uma compreensão adequada desta proposta, é necessário que se revise a própria definição do que é conhecimento. Pois, neste caso, o que gera o conhecimento é composto tanto pelo certo, quanto pelo incerto, apontando para imagens carregadas de informação como fontes legítimas de conhecimento.

Fonte:

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

 


Página:  1  2  (Próximo)
  Todos