Alex Zanichelli

Imaginário

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:27
 

Segundo o dicionário Michaelis: adj (lat imaginariu) 1 Que só existe na imaginação. 2 Que não é real. 3 Ilusório. 4 Fictício, fantástico. sm 1 Escultor de imagens. 2 O que faz estátuas ou estatuetas, sobretudo de iconografia religiosa; santeiro.

Imaginário no senso comum é tudo que a nossa mente produz: ideias, imagens e conceitos. Em outras palavras são as visões dos indivíduos que demonstram a sua relação com o mundo.

Le Goff apud Silva pondera que o imaginário está no campo das representações, mas como uma tradução não reprodutora, e sim, criadora, poética. É parte da representação, que é intelectual, mas a ultrapassa. (LE GOFF, 1994)

Para outros, como Durand apud Silva, o imaginário é o “conjunto das imagens e das relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o grande e fundamental denominador onde se encaixam todos os procedimentos do pensamento humano (DURAND, 1997).

Conceitos como o Imaginário Social ou Pessoal também fazem parte das conceituações existentes sobre Imaginário. Faz-se referência a uma noção diferente daquela que o senso comum associa à palavra Imaginação. Trata-se de representar o mundo com a ajuda de um recurso de associação de imagens e um sentido.

Pensando no imaginário turístico, muitos lugares recebem visitação pela ideia ou esteriótipo que lhes são atribuídos. Em muitos casos, também, alguns destinos acabam tornando-se obsoletos pela não visitação por conta do imaginário. Podemos pensar em alguns exemplos como Paris para uma viagem com o imaginário romântico, Itália para o imaginário cultural e Budapeste para um imaginário exótico. Mesmo sem um imaginário pré determinado, as mídias conseguem criar uma imagem a partir de propagandas e programas. É quase impossível pensar em algum destino turístico dissociado de um imaginário.

PALAVRAS CHAVE: imaginação, representação, imagens;

» Banco de Conceitos