Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  (Próximo)
  Todos

C

CB

Cibercidade

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 21:48
 

O olhar da modernidade nasceu da confluência da imagem técnica e da arquitetura, da arte e da ciência, da representação e da simulação.Repensar a relação entre a imagem técnica e a representação do espaço urbano, através de algumas experiências.

PARENTE, Andre - Cibercidade*. Acesso em 05 Junho de 2013 <http://www.visgraf.impa.br/visorama/WEBingles/papers/cibercidade.pdf>

 

FA

Cultura Visual

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 22:03
 

Segundo Nicholas Mirzoeff, a cultura Visual está presente na sociedade que busca informação, significado e prazer em interfaces com a tecnologia visual. Esta sociedade, segunda ROVIDA, utiliza-se da penetração na imagem, a qual possui profundidade e interioridade, ou seja, é uma imagem complexa. 

Reflexão:

Importante notar a mudança na perspectiva de alguns pensadores, acadêmicos e pesquisadores na apreciação da relação da sociedade com a imagem. Passam a ser considerados, entre outros pontos, os aspectos positivos do aprendizado por meio das imagens.

Fonte:

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

Link direto 

NICHOLAS MIRZOEFF - What is Visual Culture - Capítulo 01 - http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/theory/Mirzoeff-What_is_Visual_Culture.pdf

 

E

LE

Espaço geográfico

por Lucy Eri Ikeda - quinta-feira, 13 jun. 2013, 13:23
 

É formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. (Milton Santos)

"Lefebvre trabalha com espaço social e os autores geógrafos utilizaram este conceito para, a partir de uma interpretação geográfica, propor o conceito de espaço geográfico. Esses dois conceitos (espaço social e espaço geográfico) são elaborados a partir da compreensão dos mesmos elementos da realidade; o que os diferencia é a forma como as relações sociais e os objetos são enfatizados."

Disponível em: 

http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/espaco_territorio.htm

 

LE

Espaço social

por Lucy Eri Ikeda - quinta-feira, 13 jun. 2013, 13:26
 

É um produto social. Este espaço compreende as relações sociais e não pode ser resumido ao espaço físico; ele é o espaço da vida social.

"Lefebvre trabalha com espaço social e os autores geógrafos utilizaram este conceito para, a partir de uma interpretação geográfica, propor o conceito de espaço geográfico. Esses dois conceitos (espaço social e espaço geográfico) são elaborados a partir da compreensão dos mesmos elementos da realidade; o que os diferencia é a forma como as relações sociais e os objetos são enfatizados."

 

Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/espaco_territorio.htm

 

CB

Etnia

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:19
 

Etnia significa povo, e é um termo de origem grega. Etnia é utilizado para denomar um determinado grupo que possui afinidades de idioma e cultura, independente do país em que elas estejam. Existem diversos conflitos de etnias, por exemplo, na África, onde existem várias etnias.

O termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada na Bíblia, onde as pessoas que ainda não tinham sido evangelizadas, ou seja, não tinham recebido ainda a pregação, eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pela evangelização.

Etnia é utilizada também de forma pejorativa, para significar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. Etnia é exatamente a sua tradução, é um grupo de indivíduos que possuem fatores culturais, como religião, língua, roupas, iguais, e não apenas a cor da pele, por exemplo.

 

I

Alex Zanichelli

IDENTIDADE

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:30
 

sf (lat identitate) 1 Qualidade daquilo que é idêntico. 2 Paridade absoluta. 3 Álg Espécie de equação ou de igualdade cujos membros são identicamente os mesmos, ou igualdade que se verifica para todos os valores da incógnita. 4 Dir Conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, considerado, quando ela precisa ser reconhecida. I. pessoal: consciência que uma pessoa tem de si mesma.

A definição do dicionário Michaelis diz que a identidade de algo ou alguém é o conjunto de todas as suas características. Essa definição acompanha o lado antropológico da palavra. Segundo a Antropologia Em diversas áreas do conhecimento a palavra identidade tem definições específicas. Na sociologia a identidade é quando um grupo compartilha de uma mesma ideia. Podemos citar um exemplo: a identidade do povo muçulmano é a crença em Maomé. Um grupo cultural, o muçulmano, compartilha uma mesma ideia: a religião.

O Wikipedia trás a definição de Identidade para a Medicina Legal que “numa série de exames feitos no vivo ou no morto, onde se apuram, no ser humano, a raça, sexo, estatura, idade, dentição, peso e conformação corpórea, sinais particulares (má-formações, cicatrizes, tipo sangüíneo, feições faciais, etc.)”.

Outras áreas são exploradas pela semântica da palavra, porém todas elas remetem a um ponto central: as características mais marcantes do objeto de estudo.

 

FA

Imagem Complexa

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 21:11
 

A cultura visual utiliza-se da penetração na imagem, a qual possui profundidade e interioridade, ou seja, é uma imagem complexa.

A imagem complexa é baseada na dualidade do processo de comunicação, o qual, para ser eficientemente complexo deve estar carregado tanto de objetividade quanto de subjetividade.

Para que se tenha uma compreensão adequada desta proposta, é necessário que se revise a própria definição do que é conhecimento. Pois, neste caso, o que gera o conhecimento é composto tanto pelo certo, quanto pelo incerto, apontando para imagens carregadas de informação como fontes legítimas de conhecimento.

Fonte:

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

 

Alex Zanichelli

Imaginário

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:27
 

Segundo o dicionário Michaelis: adj (lat imaginariu) 1 Que só existe na imaginação. 2 Que não é real. 3 Ilusório. 4 Fictício, fantástico. sm 1 Escultor de imagens. 2 O que faz estátuas ou estatuetas, sobretudo de iconografia religiosa; santeiro.

Imaginário no senso comum é tudo que a nossa mente produz: ideias, imagens e conceitos. Em outras palavras são as visões dos indivíduos que demonstram a sua relação com o mundo.

Le Goff apud Silva pondera que o imaginário está no campo das representações, mas como uma tradução não reprodutora, e sim, criadora, poética. É parte da representação, que é intelectual, mas a ultrapassa. (LE GOFF, 1994)

Para outros, como Durand apud Silva, o imaginário é o “conjunto das imagens e das relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o grande e fundamental denominador onde se encaixam todos os procedimentos do pensamento humano (DURAND, 1997).

Conceitos como o Imaginário Social ou Pessoal também fazem parte das conceituações existentes sobre Imaginário. Faz-se referência a uma noção diferente daquela que o senso comum associa à palavra Imaginação. Trata-se de representar o mundo com a ajuda de um recurso de associação de imagens e um sentido.

Pensando no imaginário turístico, muitos lugares recebem visitação pela ideia ou esteriótipo que lhes são atribuídos. Em muitos casos, também, alguns destinos acabam tornando-se obsoletos pela não visitação por conta do imaginário. Podemos pensar em alguns exemplos como Paris para uma viagem com o imaginário romântico, Itália para o imaginário cultural e Budapeste para um imaginário exótico. Mesmo sem um imaginário pré determinado, as mídias conseguem criar uma imagem a partir de propagandas e programas. É quase impossível pensar em algum destino turístico dissociado de um imaginário.

PALAVRAS CHAVE: imaginação, representação, imagens;

 

L

LE

Literatura de registro

por Lucy Eri Ikeda - quinta-feira, 13 jun. 2013, 13:25
 

Termo usado para tratar da junção do estudo dos campos do turismo, sociologia e literatura. 

"Aqui fica a importância da literatura de registro para compreendermos melhor os caminhos e percursos que auxiliaram determinados autores não só no processo de criação mas também de influência e reflexões que estão presentes em uma obra literária." (SANTOS, 2009)

Nota-se a importância da literatura de registro como ferramenta de pesquisa em algumas áreas. Baseando-se na definição básica de turismo como locomoção de um local para outro com propósito específico, percebe-se do maior aproveitamento do ajuntamento de dadosresultante deste ato.

 

Disponível em: http://www.pucsp.br/revistaaurora/ed6_v_outubro_2009/artigos/ed6/6_4_Marcelo_Burgos.htm

 

LT

Lugar

por Larissa Takahashi - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:45
 
Lugar é uma área com significado afetivo para um indivíduo. Para ser caracterizado como lugar o espaço deve ser dotado de valor. Para Yi Fu Tuan, o conceito de lugar implica no entendimento da relaçao de temporalidade e significação do espaço em questão.
 
"Lugar é uma mistura singular de vistas, sons e cheiros, uma harmonia ímpar de rítmos naturais e artificiais (...) Sentir um lugar é registrar pelos nossos mpusculos e ossos". 
TUAN, Yi-Fu, Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983
 
"O valor simbólico do espaço está contido na sua proposta de pesquisar a tipofilia, para 'determinar o valor humano dos espaços de posse, espaços proibidos a forças adversas, espaços amados'. A relação psicológica do homem com o seu espaço encontra-se também na base de sua proposta de  topoanálise, ou seja, um estudo psicológico sistemático dos lugares fisicos de nossa vida íntima. É importante reter o elo afetivo entre a pessoa e o lugar, ou ambiente físico, como um componente do imaginário social e das paixões que constituem os alicerces das relações sociais."
(CASTRO, 1997, p.171 - grifos da autora)
 
 (conceitos da Geografia)
Vídeo com professor José Willian Vesentini
 


Página:  1  2  (Próximo)
  Todos