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CB

Cibercidade

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 21:48
 

O olhar da modernidade nasceu da confluência da imagem técnica e da arquitetura, da arte e da ciência, da representação e da simulação.Repensar a relação entre a imagem técnica e a representação do espaço urbano, através de algumas experiências.

PARENTE, Andre - Cibercidade*. Acesso em 05 Junho de 2013 <http://www.visgraf.impa.br/visorama/WEBingles/papers/cibercidade.pdf>

 

FA

Cultura Visual

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 22:03
 

Segundo Nicholas Mirzoeff, a cultura Visual está presente na sociedade que busca informação, significado e prazer em interfaces com a tecnologia visual. Esta sociedade, segunda ROVIDA, utiliza-se da penetração na imagem, a qual possui profundidade e interioridade, ou seja, é uma imagem complexa. 

Reflexão:

Importante notar a mudança na perspectiva de alguns pensadores, acadêmicos e pesquisadores na apreciação da relação da sociedade com a imagem. Passam a ser considerados, entre outros pontos, os aspectos positivos do aprendizado por meio das imagens.

Fonte:

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

Link direto 

NICHOLAS MIRZOEFF - What is Visual Culture - Capítulo 01 - http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/theory/Mirzoeff-What_is_Visual_Culture.pdf

 

E

LE

Espaço geográfico

por Lucy Eri Ikeda - quinta-feira, 13 jun. 2013, 13:23
 

É formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. (Milton Santos)

"Lefebvre trabalha com espaço social e os autores geógrafos utilizaram este conceito para, a partir de uma interpretação geográfica, propor o conceito de espaço geográfico. Esses dois conceitos (espaço social e espaço geográfico) são elaborados a partir da compreensão dos mesmos elementos da realidade; o que os diferencia é a forma como as relações sociais e os objetos são enfatizados."

Disponível em: 

http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/espaco_territorio.htm

 

LE

Espaço social

por Lucy Eri Ikeda - quinta-feira, 13 jun. 2013, 13:26
 

É um produto social. Este espaço compreende as relações sociais e não pode ser resumido ao espaço físico; ele é o espaço da vida social.

"Lefebvre trabalha com espaço social e os autores geógrafos utilizaram este conceito para, a partir de uma interpretação geográfica, propor o conceito de espaço geográfico. Esses dois conceitos (espaço social e espaço geográfico) são elaborados a partir da compreensão dos mesmos elementos da realidade; o que os diferencia é a forma como as relações sociais e os objetos são enfatizados."

 

Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/espaco_territorio.htm

 

CB

Etnia

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:19
 

Etnia significa povo, e é um termo de origem grega. Etnia é utilizado para denomar um determinado grupo que possui afinidades de idioma e cultura, independente do país em que elas estejam. Existem diversos conflitos de etnias, por exemplo, na África, onde existem várias etnias.

O termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada na Bíblia, onde as pessoas que ainda não tinham sido evangelizadas, ou seja, não tinham recebido ainda a pregação, eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pela evangelização.

Etnia é utilizada também de forma pejorativa, para significar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. Etnia é exatamente a sua tradução, é um grupo de indivíduos que possuem fatores culturais, como religião, língua, roupas, iguais, e não apenas a cor da pele, por exemplo.

 

I

Alex Zanichelli

IDENTIDADE

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:30
 

sf (lat identitate) 1 Qualidade daquilo que é idêntico. 2 Paridade absoluta. 3 Álg Espécie de equação ou de igualdade cujos membros são identicamente os mesmos, ou igualdade que se verifica para todos os valores da incógnita. 4 Dir Conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, considerado, quando ela precisa ser reconhecida. I. pessoal: consciência que uma pessoa tem de si mesma.

A definição do dicionário Michaelis diz que a identidade de algo ou alguém é o conjunto de todas as suas características. Essa definição acompanha o lado antropológico da palavra. Segundo a Antropologia Em diversas áreas do conhecimento a palavra identidade tem definições específicas. Na sociologia a identidade é quando um grupo compartilha de uma mesma ideia. Podemos citar um exemplo: a identidade do povo muçulmano é a crença em Maomé. Um grupo cultural, o muçulmano, compartilha uma mesma ideia: a religião.

O Wikipedia trás a definição de Identidade para a Medicina Legal que “numa série de exames feitos no vivo ou no morto, onde se apuram, no ser humano, a raça, sexo, estatura, idade, dentição, peso e conformação corpórea, sinais particulares (má-formações, cicatrizes, tipo sangüíneo, feições faciais, etc.)”.

Outras áreas são exploradas pela semântica da palavra, porém todas elas remetem a um ponto central: as características mais marcantes do objeto de estudo.

 

FA

Imagem Complexa

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 21:11
 

A cultura visual utiliza-se da penetração na imagem, a qual possui profundidade e interioridade, ou seja, é uma imagem complexa.

A imagem complexa é baseada na dualidade do processo de comunicação, o qual, para ser eficientemente complexo deve estar carregado tanto de objetividade quanto de subjetividade.

Para que se tenha uma compreensão adequada desta proposta, é necessário que se revise a própria definição do que é conhecimento. Pois, neste caso, o que gera o conhecimento é composto tanto pelo certo, quanto pelo incerto, apontando para imagens carregadas de informação como fontes legítimas de conhecimento.

Fonte:

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

 

Alex Zanichelli

Imaginário

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:27
 

Segundo o dicionário Michaelis: adj (lat imaginariu) 1 Que só existe na imaginação. 2 Que não é real. 3 Ilusório. 4 Fictício, fantástico. sm 1 Escultor de imagens. 2 O que faz estátuas ou estatuetas, sobretudo de iconografia religiosa; santeiro.

Imaginário no senso comum é tudo que a nossa mente produz: ideias, imagens e conceitos. Em outras palavras são as visões dos indivíduos que demonstram a sua relação com o mundo.

Le Goff apud Silva pondera que o imaginário está no campo das representações, mas como uma tradução não reprodutora, e sim, criadora, poética. É parte da representação, que é intelectual, mas a ultrapassa. (LE GOFF, 1994)

Para outros, como Durand apud Silva, o imaginário é o “conjunto das imagens e das relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o grande e fundamental denominador onde se encaixam todos os procedimentos do pensamento humano (DURAND, 1997).

Conceitos como o Imaginário Social ou Pessoal também fazem parte das conceituações existentes sobre Imaginário. Faz-se referência a uma noção diferente daquela que o senso comum associa à palavra Imaginação. Trata-se de representar o mundo com a ajuda de um recurso de associação de imagens e um sentido.

Pensando no imaginário turístico, muitos lugares recebem visitação pela ideia ou esteriótipo que lhes são atribuídos. Em muitos casos, também, alguns destinos acabam tornando-se obsoletos pela não visitação por conta do imaginário. Podemos pensar em alguns exemplos como Paris para uma viagem com o imaginário romântico, Itália para o imaginário cultural e Budapeste para um imaginário exótico. Mesmo sem um imaginário pré determinado, as mídias conseguem criar uma imagem a partir de propagandas e programas. É quase impossível pensar em algum destino turístico dissociado de um imaginário.

PALAVRAS CHAVE: imaginação, representação, imagens;

 

L

LE

Literatura de registro

por Lucy Eri Ikeda - quinta-feira, 13 jun. 2013, 13:25
 

Termo usado para tratar da junção do estudo dos campos do turismo, sociologia e literatura. 

"Aqui fica a importância da literatura de registro para compreendermos melhor os caminhos e percursos que auxiliaram determinados autores não só no processo de criação mas também de influência e reflexões que estão presentes em uma obra literária." (SANTOS, 2009)

Nota-se a importância da literatura de registro como ferramenta de pesquisa em algumas áreas. Baseando-se na definição básica de turismo como locomoção de um local para outro com propósito específico, percebe-se do maior aproveitamento do ajuntamento de dadosresultante deste ato.

 

Disponível em: http://www.pucsp.br/revistaaurora/ed6_v_outubro_2009/artigos/ed6/6_4_Marcelo_Burgos.htm

 

LT

Lugar

por Larissa Takahashi - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:45
 
Lugar é uma área com significado afetivo para um indivíduo. Para ser caracterizado como lugar o espaço deve ser dotado de valor. Para Yi Fu Tuan, o conceito de lugar implica no entendimento da relaçao de temporalidade e significação do espaço em questão.
 
"Lugar é uma mistura singular de vistas, sons e cheiros, uma harmonia ímpar de rítmos naturais e artificiais (...) Sentir um lugar é registrar pelos nossos mpusculos e ossos". 
TUAN, Yi-Fu, Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983
 
"O valor simbólico do espaço está contido na sua proposta de pesquisar a tipofilia, para 'determinar o valor humano dos espaços de posse, espaços proibidos a forças adversas, espaços amados'. A relação psicológica do homem com o seu espaço encontra-se também na base de sua proposta de  topoanálise, ou seja, um estudo psicológico sistemático dos lugares fisicos de nossa vida íntima. É importante reter o elo afetivo entre a pessoa e o lugar, ou ambiente físico, como um componente do imaginário social e das paixões que constituem os alicerces das relações sociais."
(CASTRO, 1997, p.171 - grifos da autora)
 
 (conceitos da Geografia)
Vídeo com professor José Willian Vesentini
 

M

CB

Mashup

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:13
 

Um mashup é um site personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.1

O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites.

Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBayAmazon.comGoogle, Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

 

N

LT

NÃO LUGAR

por Larissa Takahashi - quinta-feira, 6 jun. 2013, 13:04
 
Um lugar não relacional, não identitário e não histórico. Espaço de passagem incapaz de dar forma a qualquer tipo de identidade. (Marc Augé)
 

P

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Percepção sensível

por Larissa Takahashi - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:24
 

"A percepção sensível é o contato imediato e primário com a tealidade e a posterior reflexão do real pela mente produz as imagens dotadas de diferentes significados. Por este processo é que os significantes semelhantes poderçao ter uma essência sígnica diametralmente adversa, portanto a representação pode ser entendida também como significant, pois o representado está ligado ao que se vê ou ao que se deixa mostrar, através da simbolização arraigada neste intermeio."ARAÚJO, Gilvan e REIS JR, Dante. As representações sociais no espaço geográfico. Geo Temas: Rio Grande do Norte, 2012.

 

R

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Realidade Virtual

por Larissa Takahashi - terça-feira, 25 jun. 2013, 22:30
 

"A expressão realidade virtual, embora cunhada recentemente, refere-se a algo que, em certo sentido, sempre foi do conhecimento de todos. Os acontecimentos descritos em obras literárias de ficcção ou exibidos na maioria das peças de teatro, filmes e novelas apresentam uma realidade virtual - isto é, uma realidade que, conquanto não exista no plano real, existe no plano do potencial ou imaginado, portanto virtual.

[...]A realidade dita virtual na sociedade contemporânea é uma realidade que se distingue, conceitualmente, do reino do ficcional e do imaginário. [...].

A realidade virtual é uma realidade tornada possível pela revolução da informática - dos computadores e das telecomunicações."

CHAVES, Eduardo O.C. Virtualização da realidade. Computadores e telecomunicações permitem o desenvolvimento de atividades que dão nova dimensão ao conceito de realidade virtual. Comunicação & Eduacação, São Paulo, 1999, p. 26.

 

Alex Zanichelli

RECRIAÇÃO

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:29
 

Recriação é sf (recriar+ção) Ato de criar de novo ou recriar, segundo o dicionário Michaelis. Já criação para o mesmo dicionário é sf (lat creatione) 1 Ação ou efeito de criar, de tirar do nada. 2 Totalidade dos seres criados. 3 O universo visível. 4 Produção, obra, invento. 5 Estabelecimento, formação, fundação, instituição. 6 Amamentação de uma criança. 7 Educação. 8 Animais domésticos que se criam para alimento do homem. 9 Propagação da espécie. 10 Alvenaria de pedras miúdas e argamassa que serve de enchimento aos vãos deixados pelas pedras mais volumosas. 11 Nas agências de publicidade, o conjunto formado pelos departamentos de redação e de arte.

Pode-se definir recriação, na semântica que queremos, como a reinvencão de algo que já existe, só que de uma maneira diferente. Esta maneira pode ser baseada em novas ideias, novos conceitos,  novas perspectivas, etc.

No campo do turismo é bastante comum o conceito de recriação histórica que nada mais é que a reconstituição de fatos histórico para conhecimento dos turistas. Geralmente a recriação histórica é dada na forma encenações. Diversos atrativos turísticos dispõe de pessoal especialmente contratado para esta finalidade a fim de dar maior atratividade ao lugar. Em lugares onde grandes acontecimentos históricos aconteceram a representação teatral dá vida ao lugar.

O Descobrimento do Brasil, a Queda da Bastilha ou o estilo de vida dos egípios são exemplos de como o turismo utiliza a história a seu favor para recriar acontecimentos e vivências.

 

T

Alex Zanichelli

TECNOLOGIA

por Alex Zanichelli - quarta-feira, 5 jun. 2013, 06:28
 

O dicionário Michaelis define tecnologia como: sf (tecno+logo2+ia1) 1 Tratado das artes em geral. 2 Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície, Inform: método de fabricação de placas de circuito, no qual os componentes eletrônicos são soldados diretamente sobre a superfície da placa, e não inseridos em orifícios e soldados no local. T. social, Sociol: conjunto de artes e técnicas sociais aplicadas para fundamentar o trabalho social, a planificação e a engenharia, como formas de controle. De alta tecnologia, Eletrôn e Inform: tecnologicamente avançado: Vendemos computadores e vídeos de alta tecnologia. Sin: high-tech.

Tecnologia seria, portanto, a aplicação de conhecimento técnico e científico na produção de processos e materiais. Todo o avanço nesse sentido pode ser considerado uma nova tecnologia. Por exemplo a lapidação de pedras para o uso como armamento, na era pré histórica, pode ser considerada uma tecnologia para a época.

“A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, assim como filosóficas e sociológicas, já que tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica a cultura”

Conforme cita Borgmann, a tecnologia modifica a cultura de uma sociedade. Uma grande discussão com respeito a tecnologia é sobre os seus benefícios e seus malefícios. Como pontos positivos podemos destacar o avanço tecnológico da sociedade, a facilidade nos processos e a melhora na qualidade de vida dos seres humanos. Já como fatores negativos temos o desemprego, por exemplo, e o ocasionamento de conflitos entre pessoas e até mesmo países.

No turismo, existem diversos usos da tecnologia. Um desses usos é aplicado a questão da segurança. Se não houvesse a existencia das camêras de monitoramento e/ou dispositivos de alarmes, muitos turistas se sentiriam ameaçados por fatores externos e não estariam dispostos, muitas vezes, a conhecer determinado atrativo turístico. Outro exemplo que pode ser aplicado ao turismo com relação à tecnologia é o GPS (Global Position System). Este sistema de posicionamento ajuda muitos turistas e viajantes independentes a localizarem-se e assim otimizar o seu tempo de viagem. Mesmo com alguns pontos negativos e alguns a melhorar, o conceito de tecnologia é visto positivamente ao passo que melhora uma sociedade e contribui para a sua evolução.

 

FA

Tempo-estático-memória

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 21:08
 

O Tempo-estático-memória trata de como imagens são compreendidas por meio de uma memória imagética que todos temos. Importante observar que a memória imagética não tem como fonte primária uma imagem necessariamente. A imagem da memória pode ser criada com base em textos, contos, sons etc. 

Fonte:

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

 

FA

Tempo-movimento-duração

por Fernanda Akemi Hirata - domingo, 2 jun. 2013, 21:05
 

São imagens "em movimento", ou seja, que implicam conotação temporal, duração.  Elas são capazes providenciar sensação de continuidade com outras imagens, as quais cada indivíduo acessa implicitamente em sua memória, formando em conjunto o movimento. 

Fonte: 

ROVIDA, M.F. A imagem complexa na “cultura visual”. Contempo, São Paulo, v.1, n.1, dez. 2009. Disponível em: < http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6726/6099>. Acesso em: 31 mar. 2013 

 

CB

Transculturação

por Carolina Bavaresco Guarita - terça-feira, 25 jun. 2013, 21:34
 

No contínuo toma-lá-dá-cá do contato com cultura, indivíduos são transformados e transforman-se, a si mesmos bem como ao mundo circundante. O sujeito transculturado, então, é alguém que... esta consciente e inconscientemente situado entre pelo menos duas culturas, dois mundos, duas linguas, e duas definições de subjetividade, e que constantemente medeia entre todos eles - ou, para dizer de outra forma, cujo "aqui" é problemático e talvez indefinível.

MARTINS, Luciana - O Rio de Janeiro dos Viajantes - pag.32 

 

V

LE

Viagem etnográfica

por Lucy Eri Ikeda - quinta-feira, 13 jun. 2013, 13:14
 

grego ethno = nação, povo + graphein = escrever. Viagem para escrever sobre povos. 

Já pela definição, é possível perceber o seu propósito: viajar para escreve, mais especificamente sobre outros povos e nações. Pela leitura feita, percebe-se que esta viagem foi base para muitos escritos, como de Mário de Andrade e Lévi-Strauss, com o intuito de mostrar um Brasil pouco conhecido e reconhecido na época. Com base em viagens etnográficas, é possível enxergar a literatura de registro como um resultado quase inevitável, e com a variedade de dados coletados, inúmero trabalhos sociais, liteários, antropológicos, geográficos, sociais etc.

"[..] seu livro O Turista Aprendiz, que é fruto de suas anotações diárias durante as viagens etnográgicas que realizou pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil nos anos 20. Alguns dos registros publicados neste livro também foram publicados em colunas jornalísticas de autoria do próprio Mário de Andrade, quando ele escrevia material como correspondete enquanto realizava suas viagens."

"Cabe ressaltar que entre a primeira e a segunda viagem etnográfica que Mário de Andrade realizou, há a publicação dos seguintes livros: Macunaíma, Ensaio sobre a música brasileira Clã do Jabuti [...]"

"A viagem a Minas Gerais influi diretamente na busca de Mário de Andrade para um "olhar para dentro" do Brasil. Assim, as viagens etnográficas principiaram o trabalho e pesquisa que Mário de Andrade pretendia realizar, ou seja, tinha uma intenção clara quando realiza duas novas viagens que foram por ele classificadas e denominadas como viagens etnográficas, tanto pelo seu intuito e objetivo como pela forma que trabalha nelas."

 

Disponível em: http://www.pucsp.br/revistaaurora/ed6_v_outubro_2009/artigos/ed6/6_4_Marcelo_Burgos.htm

 


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