Banco de Conceitos
Este Glossário se constitui num Banco de Conceitos que tem como finalidade organizar os conceitos fundamentais estudados nas leituras realizadas neste curso. Os conceitos deste glossário formam o material teórico básico desta disciplina. Cada um de voces devem colaborar com ao menos seis conceitos no decorrer do curso, vindos do seminário próprio ou de outras leituras.Cada conceito deve ter ao menos 4 paragrafos de 5 linhas cada e indicar procedencia incluindo autor, artigo ou livro, local e data da publicação e se possivel número das páginas.Incluir também seu nome e email.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
H |
---|
DJ | Hacktivismo | ||||
---|---|---|---|---|---|
"Hacktivism is the nonviolent use of illegal or legally ambiguous digital tools in pursuit of political ends" (p. 2). "These tools include web site defacements, redirects, denial-of-service attacks, information theft, web site parodies, virtual sit-ins, virtual sabotage, and software development" (p. iii). "The “type” of hacktivism categorizes people: political crackers, performative hackers, and political coders." (p. 36) "Commonly defined as the marriage of political activism and computer hacking (Denning 1999; National Infrastructure Protection Center 2001), hacktivism combines the transgressive politics of civil disobedience with the technologies and techniques of computer hackers. The result has been the rapid explosion and diffusion of a digital repertoire of political transgression, harnessed to a wide range of political causes." (p. 1) SAMUEL, Alexandra (2004) Hacktivism and the future of Political Participation. Tese para Doctorado em Filosofia na Universidade de Harvard.
ANEXO:
| |||||
CK | Hipertexto | |||
---|---|---|---|---|
Hipertexto: um texto móvel e dinâmico, como por exemplo o texto escrito na tela do computador. Através da busca de palavras é possível começar a leitura exatamente do ponto que se gostaria, não se limitando aos parágrafos ou aos capítulos anteriores, além disso, permite também a inserção de palavras no meio de sentenças já pré-estabelecidas. Permite enfim, uma liberdade maior de escrita e leitura.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e de escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. | ||||