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I

Informação

O termo “informação” é definido como sendo um “dado configurado de forma adequada ao entendimento e à utilização pelo ser humano”. Dessa maneira, a informação pode ser composta por meio de um conjunto de dados, desde que sua organização nos permita realizar análises. Para isso é necessário realizar introdução de outros dados de mesmo tipo, fornecer outros detalhes, como, por exemplo, o ambiente a que se referem os dados, como foram coletados e de que forma foram convertidos. A transformação de dados em informações só pode ser realizada por pessoas por meio de sua interpretação, sendo dependente do significado próprio do dado que é percebido pelo indivíduo. Com isso, há a possibilidade de um mesmo conjunto de dados não gerar a mesma Informação para diferentes pessoas, característica amplificada conforme o aumento da complexidade dos dados [1].

Referência:

[1] ROSINI, A.M.; PALMISANO, A. - Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. Cengage Learning, 1998.



Informação de qualidade

Qualidade da informação é um termo relativamente novo, que e implica que toda a informação obtida ou concedida tenha precisão, seja atualizada, relevante, completa, simples e confiável.    A informação é um termo interdisciplinar, que está presente em diversas áreas, tais como científico, técnico, comercial e organizacional, tornando a qualidade da informação de grande importância atualmente. A qualidade da informação pode possuir vários níveis de qualidade, assim como muitos modos de realizar sua mensuração. Entretanto, tal mensuração pode ser complicada devido a natureza subjetiva do termo qualidade para o usuário da informação. Assim, o que define a qualidade de uma informação é excelência do resultado final de sua análise, garantida pelas disponibilidade, pontualidade, facilidade de manipulação, acessibilidade, credibilidade, segurança, entre outros. A qualidade de informação é de grande importância para a sobrevivência de uma organização, e deve ser tratada como um produto, passando por melhorias continuas para atender as necessidades de seus consumidores, assegurando, deste modo, a concorrência. Deste modo, deve-se assegurar a informação de qualidade, que, quando difundida pela organização, proporcionará a melhoria das inovações [1][2].

Referências

[1] SEIDEL, A. T. Qualidade da informação: conceitos e aplicações. Transformação, Campinas, p. 29-45, 2008.

[2] ACRAMENTO, J. S. Qualidade da informação na geração do conhecimento. Disponível em: <https://www.tiespecialistas.com.br/qualidade-da-informacao-na-geracao-do-conhecimento/>. Acessado em 16 de jun de 2019.


Inovação

O termo “Inovação” pode possuir inúmeros conceitos, os quais são dependentes de sua aplicação. De maneira geral, inovação consiste na exploração de novas ideias, de forma que estas sejam bem-sucedidas. Em um cenário empresarial, isso implica em um aumento de faturamento, aumento das margens de lucro e acesso a novos mercados [1].

A inovação pode ser aplicada ao produto, por meio de modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores; no modelo de negócio, ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado ou; no processo de produção do produto ou serviço, comumente implicando em redução de custos [1].

Referência

[1] ABGi - A inovação: definição, conceitos e exemplos. Disponível em:

<http://brasil.abgi-group.com/a-inovacao/>. Acesso em 30/05/2019.



Inteligência Competitiva

 A Inteligência Competitiva consiste em um dos meios que contribui para a geração de vantagem competitiva para as empresas. Esta corresponde à uma área que contribui significativamente para a diminuição de incertezas e aumento na qualidade do processo de tomada de decisão através do uso de informações concorrenciais. Com estas operações de busca de inteligência, possibilita-se que uma empresa detecte mudanças, colocando-se em uma posição para tomar decisões mais efetivas do que as que têm sido tomadas sem a informação. De modo geral, a inteligência competitiva objetiva a antecipação da empresa a fim de que ela tenha espaço no mercado competitivo e crie produtos inovadores ou mesmo que tenham valor, os quais serão percebidos pelos consumidores [1].

Referência:

[1] REGINATO, C.E.R.; GRACIOLI, O.D. - Gerenciamento estratégico da informação por meio da utilização da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento – um estudo aplicado à indústria moveleira do RS. Gest. Prod., São Carlos, v. 19, n. 4, p. 705-716, 2012.