Informação de qualidade

Qualidade da informação é um termo relativamente novo, que e implica que toda a informação obtida ou concedida tenha precisão, seja atualizada, relevante, completa, simples e confiável.    A informação é um termo interdisciplinar, que está presente em diversas áreas, tais como científico, técnico, comercial e organizacional, tornando a qualidade da informação de grande importância atualmente. A qualidade da informação pode possuir vários níveis de qualidade, assim como muitos modos de realizar sua mensuração. Entretanto, tal mensuração pode ser complicada devido a natureza subjetiva do termo qualidade para o usuário da informação. Assim, o que define a qualidade de uma informação é excelência do resultado final de sua análise, garantida pelas disponibilidade, pontualidade, facilidade de manipulação, acessibilidade, credibilidade, segurança, entre outros. A qualidade de informação é de grande importância para a sobrevivência de uma organização, e deve ser tratada como um produto, passando por melhorias continuas para atender as necessidades de seus consumidores, assegurando, deste modo, a concorrência. Deste modo, deve-se assegurar a informação de qualidade, que, quando difundida pela organização, proporcionará a melhoria das inovações [1][2].

Referências

[1] SEIDEL, A. T. Qualidade da informação: conceitos e aplicações. Transformação, Campinas, p. 29-45, 2008.

[2] ACRAMENTO, J. S. Qualidade da informação na geração do conhecimento. Disponível em: <https://www.tiespecialistas.com.br/qualidade-da-informacao-na-geracao-do-conhecimento/>. Acessado em 16 de jun de 2019.

» Glossário da Disciplina