Inteligência Competitiva

 A Inteligência Competitiva consiste em um dos meios que contribui para a geração de vantagem competitiva para as empresas. Esta corresponde à uma área que contribui significativamente para a diminuição de incertezas e aumento na qualidade do processo de tomada de decisão através do uso de informações concorrenciais. Com estas operações de busca de inteligência, possibilita-se que uma empresa detecte mudanças, colocando-se em uma posição para tomar decisões mais efetivas do que as que têm sido tomadas sem a informação. De modo geral, a inteligência competitiva objetiva a antecipação da empresa a fim de que ela tenha espaço no mercado competitivo e crie produtos inovadores ou mesmo que tenham valor, os quais serão percebidos pelos consumidores [1].

Referência:

[1] REGINATO, C.E.R.; GRACIOLI, O.D. - Gerenciamento estratégico da informação por meio da utilização da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento – um estudo aplicado à indústria moveleira do RS. Gest. Prod., São Carlos, v. 19, n. 4, p. 705-716, 2012.


» Glossário da Disciplina