A Inteligência Competitiva consiste em um dos meios que
contribui para a geração de vantagem competitiva para as empresas. Esta corresponde à uma área que
contribui significativamente para a diminuição de incertezas e aumento na
qualidade do processo de tomada de decisão através do uso de informações
concorrenciais. Com estas operações de busca de inteligência, possibilita-se
que uma empresa detecte mudanças, colocando-se em uma posição para tomar
decisões mais efetivas do que as que têm sido tomadas sem a informação. De
modo geral, a inteligência competitiva objetiva a antecipação da empresa
a fim de que ela tenha espaço no mercado competitivo e crie produtos inovadores
ou mesmo que tenham valor, os quais serão percebidos pelos consumidores [1].
Referência:
[1] REGINATO, C.E.R.; GRACIOLI,
O.D. - Gerenciamento estratégico da informação por meio da utilização da
inteligência competitiva e da gestão do conhecimento – um estudo aplicado à
indústria moveleira do RS. Gest.
Prod., São Carlos, v. 19, n. 4, p. 705-716, 2012.