Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

A

Ars Nova

Era um momento histórico de crescente urbanização, marcado pela presença cada vez mais intensa do pensamento racionalista, pensamento este que se volta para a questão rítmica que não era tão importante na Ars Antiqua. É um momento também em que a Igreja está passando por reformas para expandir o cristianismo, e fundar escolas urbanas e ordens militares (como as cruzadas) eram estratégias que faziam parte dessa reforma.

Com todo esse rebuliço social, as feiras ganham muita força, e nesses ambientes começa-se a praticar música, canções polifônicas. Nessa época também começa a surgir o conceito de "música de côrte", ou seja, a música começa a sair das igrejas e adquirir um caráter de diferenciação social.


Ars Nova é um movimento nascido e desenvolvido na França do século XIV.

ARS NOVA

A ARS NOVA é um movimento nascido e desenvolvido na França do século XIV. Suas principais características são a consolidação da proporcionalidade rítmica em detrimento dos padrões estáticos dos modos rítmicos (base da polifonia do século XIII), a monodia secular derivou o uso das formas fixas, também considerado como o desenvolvimento de um sentido de discurso estrutural “fechado”, como as canções com refrão: balladèe, virelai, rondeau, madrigal) e da issoritmia, que funcionava como base articuladora da reiteração estrutural; o desenvolvimento embrionário de um sentido de tonalidade, observando-se o surgimento e valorização das passagens cadenciadas através do uso de alteração cromática nas notas fundamentais para criar a tensão cadencial, conhecido como música ficta; ampliação da malha polifônica (surgimento do contratenor) e início da emancipação do uso dos instrumentos na interpretação musical, antes predominantemente vocal.

Também é importante salientar que fundamental para a compreensão do gosto pela complexidade rítmica, foi o avanço do pensamento das universidades.

Os principais nomes da Ars Nova foram,  entre outros, Philippe de Vitry, Guillaume de Machaut, Francesco Landini e Jacopo da Bologna.

 

 

 

 


Ars nova musicae

É uma revisão da teoria franconiana. Surge um novo valor: a mínima, e com isso um novo sistema de proporcionalidade, já que o tempo perfeito e o imperfeito recebem um redimensionamento da subdivisão das figuras. Surge o Prolatio, possibilidade de dividir a breve em duas ou três partes.