Agenda do Curso
-
- Apresentação do curso
- Início da exposição sobre o livro de Morin
- Distribuição dos primeiros seminários sobre o booktext Bellard-Freire
-
Morin (continuação)
SEMINÁRIOS BELLARD-FREIRE
8/8 - Sasha: Considerações preliminares (pp.10-18)
Jonathan: Funções sociais da música - uma perspectiva histórica (pp.19-25)
Pilar Lacerda (vídeo até 16'27")
-
Morin (continuação até slide 32)
Pilar Lacerda (vídeo até o fim)
Distribuição de outros capítulos de Bellard-Freire
-
Ágata: Primeira Idade da Música (pp.25-33)
Lenara: Funções de Merriam da I Idade de Wiora (pp.33-40)
-
- Leitura do artigo de Carta Capital sobre a volta das reprovações + Nadelstern
- Morin até slide 58
- Tamis: Segunda Idade de Wiora (pp.40-49)
- Flaviane: Funções da II Idade (pp.49-55)
- Entrevista (Roda-Viva) com Fernando Haddad (então ministro da educação, em 2011) até 26"10'
-
- Morin, a partir do slide 59
- Letícia - III Idade (pp.55-63)
- Lucas Henrique Funções da III Idade (pp.64-73)
- Entrevista (Roda-Viva) com Fernando Haddad (então ministro da educação, em 2011) a partir de 26"10'
-
- Morin: continuação, a partir de "para ensinar, é preciso de Éros" (slide 33 do resumo)
- Reginaldo: IV Idade (pp.73-90)
- Leandro: Funções da IV Idade (pp.90-109) - semana que vem
- Flaviane/ Tamis (exposição sobre a oficina de teoria musical)
- Haddad (35'32")
-
- Estudo de texto (Morin)
- Leandro: Funções da IV Idade (pp.90-109)
- Relacionar-se no plano da cultura ou da arte?
- Formas de avaliação?
-
- Entrega do estudo de texto I (Morin)
- Denner: Ensino de graduação e função social da música (pp.110-115) + Funções de expressão emocional e prazer estético (115-121)
- Lenara: Ensino de graduação e função social da música: função de divertimento, comunicação, representação simbólica, reação física, conformidade a normas sociais, validação das instituições sociais e dos rituais religiosos, contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura, contribuição para a integração da sociedade (pp. 121-133)
- Estudo de texto II (Fialho)
-
- Reginaldo: Conclusões do capítulo III - Ensino de graduação e função social da música (pp.133-139)
- Oficina Lucas H/ Leandro (violão em grupo)
- Estudo de texto III: Romanelli [in Mateiro & Sousa (orgs.)]
- Haddad 45'
-
- Vitão semana que vem
- Discussão sobre a Deliberação CEE 111
- Oficina: História e apreciação musical (Ágata/ Jonathan)
- Conversa sobre as oficinas, com Rafael Alexandre (monitor)
-
- Estudo de texto IV: O portfólio como uma proposta de documentação, registro e avaliação na prática de ensino em música. Gonçalves & Costa [in Mateiro & Sousa (orgs.), 2009, pp.138-152]
- Vitão: Novas perspectivas para o ensino da graduação em música (pp.140-157)
- Lenara: Oficina de Canto Coral
- Vídeos: GLOBO NEWS ESPECIAL - EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - parte 01.wmv e GLOBO NEWS ESPECIAL - EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - parte 02.wmv
-
- Leitura e regência com Pia Boysen
-
- Estudo de texto: Engels (sobre a dialética de Hegel e o materialismo de Marx)
- Conclusão do livro (pp.158-160)
- Reginaldo & Vitão: Oficina de Violino
-
- Leitura coletiva: Russell - Preparando professores de música especialistas para as escolas de língua inglesa no Quebéc: questões de identidade profissional e prática (in Mateiro & Souza, pp.171-186)
- Denner: Oficina de Piano em Grupo - FALTOU!!!
- Lívia e Letícia: Oficina de Pandeiro
- Vídeo: Breve História da Educação Musical
-
- Leitura coletiva: Roda de conversa 10, pp.200-205 de Música na escola (PDF) GISELE JORDÃO, RENATA R. ALLUCCI, SERGIO MOLINA, ADRIANA MIRITELLO TERAHATA (COORDENADORES)
- Denner: Oficina de Piano em Grupo
- Vídeo: Intervenção social e conhecimento científico, com Eda Tassara, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Política Ambiental (IEA/USP)
-
- Entrega dos portfólios (avaliação)
- Discussão sobre o curso