Agenda do Curso

  • Primeira aula

    • Apresentação do curso
    • Início da exposição sobre o livro de Morin
    • Distribuição dos primeiros seminários sobre o booktext Bellard-Freire

  • 8 agosto - 14 agosto

    Morin (continuação)

    SEMINÁRIOS BELLARD-FREIRE

    8/8 - Sasha: Considerações preliminares (pp.10-18)

             Jonathan: Funções sociais da música - uma perspectiva histórica (pp.19-25)

    Pilar Lacerda (vídeo até 16'27")

  • 15 agosto - 21 agosto

    Morin (continuação até slide 32)

    Pilar Lacerda (vídeo até o fim)

    Distribuição de outros capítulos de Bellard-Freire

  • 22 agosto - 28 agosto

    Ágata: Primeira Idade da Música (pp.25-33)

    Lenara: Funções de Merriam da I Idade de Wiora (pp.33-40)

  • 29 agosto - 4 setembro

    • Leitura do artigo de Carta Capital sobre a volta das reprovações + Nadelstern
    • Morin até slide 58
    • Tamis: Segunda Idade de Wiora (pp.40-49)
    • Flaviane: Funções da II Idade (pp.49-55)
    • Entrevista (Roda-Viva) com Fernando Haddad (então ministro da educação, em 2011) até 26"10'
  • 12 setembro - 18 setembro

    • Morin, a partir do slide 59
    • Letícia - III Idade (pp.55-63)
    • Lucas Henrique Funções da III Idade (pp.64-73) 
    • Entrevista (Roda-Viva) com Fernando Haddad (então ministro da educação, em 2011) a partir de 26"10' 
  • 19 setembro - 25 setembro

    • Morin: continuação, a partir de "para ensinar, é preciso de Éros" (slide 33 do resumo)
    • Reginaldo: IV Idade (pp.73-90)
    • Leandro: Funções da IV Idade (pp.90-109) - semana que vem
    • Flaviane/ Tamis (exposição sobre a oficina de teoria musical)
    • Haddad (35'32")

  • 26 setembro - 2 outubro

    • Estudo de texto (Morin)
    • Leandro: Funções da IV Idade (pp.90-109)
    • Relacionar-se no plano da cultura ou da arte?
    • Formas de avaliação?
  • 3 outubro - 9 outubro

    • Entrega do estudo de texto I (Morin)
    • Denner: Ensino de graduação e função social da música (pp.110-115) + Funções de expressão emocional e prazer estético (115-121)
    • Lenara: Ensino de graduação e função social da música: função de divertimento, comunicação, representação simbólica, reação física, conformidade a normas sociais, validação das instituições sociais e dos rituais religiosos, contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura, contribuição para a integração da sociedade (pp. 121-133)
    • Estudo de texto II (Fialho)
  • 10 outubro - 16 outubro

    • Reginaldo: Conclusões do capítulo III -  Ensino de graduação e função social da música (pp.133-139)
    • Oficina Lucas H/ Leandro (violão em grupo)
    • Estudo de texto III: Romanelli [in Mateiro & Sousa (orgs.)]
    • Haddad 45'
  • 24 outubro - 30 outubro

    • Vitão semana que vem
    • Discussão sobre a Deliberação CEE 111
    • Oficina: História e apreciação musical (Ágata/ Jonathan)
    • Conversa sobre as oficinas, com Rafael Alexandre (monitor)
  • 31 outubro - 6 novembro

    • Estudo de texto IV: O portfólio como uma proposta de documentação, registro e avaliação na prática de ensino em música. Gonçalves & Costa [in Mateiro & Sousa (orgs.), 2009, pp.138-152]
    • Vitão: Novas perspectivas para o ensino da graduação em música (pp.140-157)
    • Lenara: Oficina de Canto Coral
    • Vídeos: GLOBO NEWS ESPECIAL - EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - parte 01.wmv e GLOBO NEWS ESPECIAL - EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - parte 02.wmv
  • 7 novembro - 13 novembro

    • Leitura e regência com Pia Boysen
  • 14 novembro - 20 novembro

    • Estudo de texto: Engels (sobre a dialética de Hegel e o materialismo de Marx)
    • Conclusão do livro (pp.158-160)
    • Reginaldo & Vitão: Oficina de Violino
  • 21 novembro - 27 novembro

    • Leitura coletiva: Russell - Preparando professores de música especialistas para as escolas de língua inglesa no Quebéc: questões de identidade profissional e prática (in Mateiro & Souza, pp.171-186)
    • Denner: Oficina de Piano em Grupo - FALTOU!!!
    • Lívia e Letícia: Oficina de Pandeiro
    • Vídeo: Breve História da Educação Musical
  • 28 novembro - 4 dezembro

    • Leitura coletiva: Roda de conversa 10, pp.200-205 de Música na escola (PDF) GISELE JORDÃO, RENATA R. ALLUCCI, SERGIO MOLINA, ADRIANA MIRITELLO TERAHATA (COORDENADORES)
    • Denner: Oficina de Piano em Grupo
    • Vídeo: Intervenção social e conhecimento científico, com Eda Tassara, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Política Ambiental (IEA/USP)
  • 5 dezembro - 11 dezembro

    • Entrega dos portfólios (avaliação)
    • Discussão sobre o curso