Dicionário de termos relacionados a educação remota
Nesta atividade, você deverá inserir um ou mais termos relacionados ao EAD e os respectivos significados. As contribuições de todos formarão um dicionário de termos que estará disponível para todos. Além disto, cada palavra definida aqui ficará "clicável" em todo o curso, mostrando sua definição. Legal, né?
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
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Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)Site em que o aluno tem acesso a conteúdos do curso, como vídeos e textos. No AVA, o estudante interage também com colegas, por meio de chats e fóruns de discussão, além de esclarecer dúvidas com o tutor. Entre as plataformas mais usadas no país estão Blackboard, Moodle, TelEduc, Desire2Learn e Sakai. | |
AprendizadoAprendizado pode ser definido como mudanças comportamentais após um processo de experimentação. Essa experiência não é limitada ao contexto presencial, podendo ser replicada em modelos a distância. | ||
Aprendizagem colaborativaProcesso de comunicação via internet ou outras ferramentas baseadas na Web (chats, e-mail, fóruns para discussões entre outros). O computador age como mediador da comunicação por meio de ferramentas específicas, apoiando e promovendo as discussões a distância. | |
AssíncronoComunicação onde a mensagem emitida por uma pessoa é recebida e
respondida mais tarde pelas outras. | |
AtitudinalRelacionado a valores, atitudes e normas. ATITUDES: Forma como realizamos uma conduta de acordo com valores determinados. | ||
Aulas Remotasaulas à distância com transmissão em tempo real. Aulas à distância, aplicadas em ambiente virtual, que podem ser gravadas previamente ou ministradas ao vivo, com a condição de serem disponibilizadas em tempo real. Podem compor estratégias de ensino à distância. | |
Avaliação diagnósticaAnálise preliminar em uma disciplina ou curso visando identificar ou avaliar os conhecimentos específicos dos alunos antes de iniciar as atividades | |
B |
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Blackboard no EaDBlackboard é considerado um tipo de ambiente de aprendizagem para ensinar, aprender, construir comunidades e compartilhar conhecimento online de forma síncrona ou assíncrona. | |
Blended LearningBlended Learning é a aprendizagem híbrida, que integra o ensino presencial com o digital. A aprendizagem ocorre em um ambiente virtual ou em uma sala de aula. O grau de interação, o uso da tecnologia e o controle do aluno depende de qual dos modelos de educação mista vai ser usada. | ||
BrainstormO Brainstorm é um dos processos de engajamento de estudantes mais utilizados por professores durante aulas teóricas, em geral, para se recuperar o que já se sabe. | |
C |
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CibersegurançaCibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo é aplicável a uma variedade de contextos e pode ser dividido em algumas categorias comuns, como: segurança de rede, segurança de aplicativos, segurança de informações, segurança operacional, recuperação de desastres e continuidade dos negócios, e educação do usuário final. | ||
CompetênciasConjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais. | |
E |
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EADEducação à Distância | |
Ensino a distância (EAD)É uma modalidade de ensino estruturada de modo próprio e flexível, abrangendo atividades e conteúdos adequados às características de determinada área do conhecimento. | |
Ensino Remoto Emergencial – EREÉ uma solução temporária e estratégica que permitirá, no contexto da Pandemia de Covid-19 – proporcionar à comunidade acadêmica a possibilidade de manter, dentro das circunstâncias possíveis, as atividades de ensino. | |
EstratégiaEnvolve o planejamento e a coordenação de ações que visam um objetivo, mais especificamente, técnicas que auxiliem o aluno a construir seu conhecimento. Necessariamente, a avaliação da efetividade da estratégia escolhida é o passo final desse processo. | |
É |
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ética
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F |
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FeedbackPalavra de origem inglesa que significa realimentar ou dar resposta um determinado acontecimento. Na área da educação, é um ato de comunicação que visa dar consciência aos estudantes sobre o que e como estão aprendendo e também como melhorar sua aprendizagem ao longo do processo. | |
FórumUma forte ferramenta de interação disponível no ambiente, possibilita ser customizada para atender a necessidade específica. | |
G |
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GamificaçãoA gamificação, do inglês gamification, é uma estratégia de modelagem de conteúdo que consiste em utilizar mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar, motivar comportamentos, resolver problemas e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais (normalmente não relacionadas a jogos). | |
M |
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Mconf (Moodle)Sala de aula virtual, permite que o professor compartilhe sua aula (, PPT, PDF por exemplo), aplique enquetes, disponibiliza chat, etc. | |
MoodleMOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local.
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P |
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Planejamento
O conceito de planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo. | |
Plataforma de AprendizagemA plataforma de aprendizagem é um ambiente virtual que permite que os usuários façam login para ter acesso aos cursos, conteúdos e ferramentas de comunicação, viabilizando o e-learning. Algumas das facilidades que as plataformas de aprendizagem permitem são: -Ambiente virtual de Aprendizagem online (AVA) que consiste em uma plataforma de ensino que simula uma sala de aula; -Experiência de interação entre alunos e professores; -Materiais multimídia e interativos entre outros. | ||
Q |
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qualidadeCaracterística particular de um objeto ou de um indivíduo (bom ou mau). | |
S |
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SíncronoComunicação onde a mensagem emitida e recebida em um mesmo momento, interação entre alunos e professores ou entre membros de um mesmo grupo que acontece em tempo real. | |
T |
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Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)Conjunto de recursos tecnológicos disponibilizados para viabilizar a educação a distância, podendo compreender ambientes virtuais de aprendizagem, transmissões de programas educacionais por televisão e internet, elaboração de materiais didáticos em formato digital, utilização de aplicativos para apoio pedagógico e transmissão remota das aulas em tempos semelhantes à educação presencial. | |
U |
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URLforma padronizada de representação de diferentes documentos, mídia e serviços de rede na internet, capaz de fornecer a cada documento um endereço único. | |
V |
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Vídeo aulaÉ uma produção de vídeo na qual um especialista (geralmente professor) em uma determinada atividade demonstra conceitos e técnicas. | |
VideoconferênciaEvento que reúne duas ou mais pessoas que estabelecem conexão em comum utilizando recursos tecnológicos de áudio e vídeo. | |