Curso: e-Módulo Básico (Intermediário): eDisciplinas na Educação Remota (1ª edição) | e-Disciplinas
- Apresentação
Apresentação
e-Módulo Básico (Intermediário)
Usando eDisciplinas na Educação Remota
Em caso de problemas com a plataforma, escreva no fórum ou fale diretamente com o Prof. Fabio Carmona: carmona@fmrp.usp.br
Bem vind@s ao ambiente de aprendizagem desenhado para os professores e preceptores da FMRP-USP ampliarem suas habilidades e competência para o uso do e-disciplinas (Moodle da USP) para a educação remota e a distância. A equipe responsável pela organização e oferecimento deste curso conta com a equipe do CDDE, CAEP e STI FMRP-USP. Clique no título para assistir a um vídeo de boas vindas.
Este fórum é dedicado a discussões e dúvidas de caráter mais amplo sobre este curso. Você poderá participar de discussões com todos os inscritos, e também em discussões somente com seu grupo de tutoria. Basta selecionar no alto da tela.
- Documento de construção colaborativa com dicas de ferramentas (softwares, soluções, aplicativos,...) que podem ser utilizadas no ensino remoto/EAD. Se testou alguma ferramenta e gostou faça a sua inserção.
Clique aqui para conhecer seu grupo de tutoria. Na coluna da esquerda você verá o seu grupo (já selecionado) e, ao clicar em Mostrar membros do grupo, você conhecerá seu(s) tutor(@s) e colegas de grupo.
Sessões
Clique no número de cada sessão para acessar os recursos.
- S1 Introdução
S1 Introdução
Ao final desta etapa você será capaz de listar os princípios de educação de adultos mediada por tecnologia, e de elaborar um plano de ensino e aprendizagem (PEA) para sua disciplina que contemple estratégias de educação remota.
Preparo
Esta pasta contém material de leitura complementar sobre Educação Remota.
- Receber uma nota
Este questionário foi configurado como uma avaliação somativa, com feedback adiado e navegação livre entre as questões.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
Tarefa
- Fazer um envio
Nesta atividade você deverá postar o PEA de uma disciplina de que você participa ou que você coordena.
- Fazer postagens no fórum: 2
Nesta atividade, você deverá avaliar dois PEAs, sob uma perspectiva apreciativa. A partir das leituras e discussões, destaque os aspectos que o ajudaram a compreender o papel da disciplina na formação do estudante.
Há alguns elementos que você incorporaria no seu próprio PEA? Quais? Dê o seu feedback.
- Criar entradas: 1
Nesta atividade, você deverá inserir um ou mais termos relacionados ao EAD e os respectivos significados. As contribuições de todos formarão um dicionário de termos que estará disponível para todos.
Plantão
Discussão colaborativa sobre os PEAs. Clique aqui para acessar a sala do Google Meet.
Bates (2017). Educar na Era Digital (livro completo).
Em 4 formatos: PDF em português, PDF em inglês, e-book EPUB (iPhone, Android) em inglês, e e-book MOBI (Kindle) em inglês.
Veja aqui como fica o ebook (EPUB) importado no eDisciplinas com o recurso Livro.
- S2 Ambiente
S2 Ambiente
Ao final desta etapa você será capaz de criar um ambiente de apoio a uma disciplina na plataforma eDisciplinas da USP (Moodle), aplicar as configurações básicas, escolher um layout adequado, e criar um método de inscrição para estudantes.
Preparo
Neste vídeo você aprenderá como criar o ambiente virtual para sua disciplina no Moodle eDisciplinas da USP.
Neste vídeo você aprenderá as principais configurações para seu ambiente, tornando-o mais personalizado e adaptado às necessidades da sua disciplina.
Neste vídeo serão apresentados os itens que aparecem na barra lateral do Moodle.
Neste vídeo apresentamos alternativas e sugestões para a organização visual do seu ambiente no Moodle.
Neste vídeo serão demonstradas as diferentes formas de inscrever participantes em sua disciplina.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
Tarefa
Identifique, na lista, o ambiente de testes que tem o seu nome, e matricule-se nele. É aqui que você poderá fazer suas atividades.
- Postar respostas: 2 Receber uma nota
Nesta atividade você deverá criar o seu ambiente, configurá-lo adequadamente, e criar um método de inscrição para estudantes com uma senha. Em seguida, você deverá postar neste fórum o endereço (link) para o seu ambiente e a senha para 2 de seus colegas se inscreverem e avaliarem o ambiente. Você também deverá avaliar os ambientes de seus 2 colegas.
IMPORTANTE: Este fórum já está dividido em grupos de 3 estudantes (aleatoriamente). Assim, quando você postar seu ambiente, os outros 2 colegas receberão a mensagem para avaliar.
Plantão
- S3 Conteúdo
S3 Conteúdo
Ao final desta etapa você será capaz de oferecer conteúdo em diferentes formatos (arquivo, pasta de arquivos, endereços web, e página) para o estudante na plataforma eDisciplinas da USP (Moodle).
Preparo
Este vídeo demonstra como ofertar conteúdo em forma de arquivos (PDF, Word, Excel, Powerpoint, vídeo, áudio, imagem e outros formatos).
Este vídeo demonstra como ofertar conteúdo em forma de uma pasta contendo vários arquivos (PDF, Word, Excel, Powerpoint, vídeo, áudio, imagem e outros formatos).
Este vídeo demonstra como ofertar conteúdo em forma de uma página da Internet.
Este vídeo demonstra como ofertar conteúdo em forma de uma página que pode conter, ao mesmo tempo, texto, imagens, vídeos e sons.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
Tarefa
- Fazer um envio
Nesta atividade, você deverá clicar no botão com uma câmera (), que está na barra de ferramentas, e gravar um vídeo de boas vindas para seus estudantes. Não se esqueça de clicar Enviar definitivamente depois de salvar.
Ofereça conteúdo em seu ambiente
Você deverá oferecer pelo menos um arquivo PDF, um vídeo gravado, uma pasta de arquivos, um endereço web e uma página com texto e fotos. Você poderá ofereceu seu próprio conteúdo (você poderá importar isto na sua disciplina real) ou os exemplos que colocamos na pasta abaixo. Quando terminar, marque aqui como concluído.
Nesta pasta você encontrará conteúdos diversos que você pode utilizar para treinar, oferecendo-os em seu ambiente.
- Escolher um grupo
Nesta atividade, você deverá escolher um grupo para avaliar e ter seu conteúdo avaliado. Ao escolher o grupo, anote quem são seus dois colegas.
Depois de escolher seu grupo, você deve enviar para os seus dois colegas de grupo o endereço (link) e senha para se matricularem em seu ambiente. Matricule-se também no ambiente deles, verifique os conteúdos oferecidos, e dê um feedback por escrito usando a ferramenta abaixo, Diálogo.
- Fazer postagens no fórum: 1
Neste fórum haverá uma postagem para reflexão de todos nós durante esta semana. Leia (ou ouça), reflita e comente! Experimente mandar um áudio, que tal?
Plantão
- S4 Comunicação
S4 Comunicação
Preparo
Este vídeo demonstra como utilizar a ferramenta Chat para comunicar-se com os estudantes.
Este vídeo demonstra como utilizar a ferramenta Diálogo para comunicar-se com os estudantes.
Este vídeo demonstra como utilizar a ferramenta Escolha para comunicar-se com os estudantes.
Este vídeo demonstra como utilizar a ferramenta Fórum para comunicar-se com os estudantes.
Este vídeo demonstra como utilizar a ferramenta Mconf para comunicar-se com os estudantes.
Nesta atividade, você deverá escolher uma única resposta. Este recurso é muito útil para recolher informações rapidamente a partir dos estudantes.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
Tarefa
Ofereça formas de comunicação em seu ambiente
Você deverá inserir em seu ambiente as diferentes ferramentas de comunicação com o estudante. Quando terminar, marque aqui como concluído.
Teste a comunicação no ambiente de um colega
Você deverá entrar, como estudante, no ambiente de um de seus colegas à sua escolha e, usando as ferramentas de comunicação que ele inserir lá, deixe seu feedback sobre o que você achou. Quando terminar, marque aqui como concluído.
Plantão
- S5 Atividades
S5 Atividades
Ao final desta etapa você será capaz de oferecer diferentes atividades formativas para fomento ao aprendizado (Glossário, Tarefa, Questionário, Fórum), na plataforma eDisciplinas da USP (Moodle).
Preparo
Aqui você poderá saber quem são seus colegas de grupo para a próxima atividade. Os grupos são sextetos. Clique em Mostrar membros do grupo para revelar.
Converse aqui com o seu sexteto para fazerem a tarefa em grupo.
- Fazer um envio Receber uma nota
Nesta atividade, seu grupo deverá gravar um vídeo explicando algum conceito importante para sua disciplina. O vídeo tem duração máxima de 2 minutos. Para se comunicarem e combinarem o que fazer, use o fórum acima.
Este vídeo apresenta a atividade Glossário, uma ótima maneira de construir, em grupo, um dicionário de termos novos ou importantes.
Este vídeo apresenta a atividade Tarefa, uma boa forma de estimular aplicação do conhecimento, em que o estudante precisa entregar um conteúdo, que pode assumir diferentes formatos, desde um texto até um vídeo, por exemplo.
Este vídeo apresenta a atividade Questionário, excelente ferramenta para avaliações formativas e somativas, com correção quase sempre automática e possibilidade de feedback imediato. Suporta diferentes tipos de questões, que serão detalhadas no próximo módulo.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
Tarefa
Insira diferentes atividades em seu ambiente
Você deverá inserir em seu ambiente as diferentes atividades para o estudante. Quando terminar, marque aqui como concluído.
- Escolher um grupo
Nesta atividade, você poderá escolher um grupo para a próxima tarefa. Use o critério que quiser!
- Postar respostas: 2 Fazer postagens no fórum: 1 Receber uma notaDepois que você inserir as atividades no seu ambiente, poste neste fórum o endereço (link) do seu ambiente e a senha para 2 de seus colegas se matricularem. Em seguida, inscreva-se no ambiente dos seus 2 colegas, faça lá as atividades e deixe um feedback neste fórum aqui.
Plantão
- S6 Banco de questões
S6 Banco de questões
Ao final desta etapa você será capaz de elaborar diferentes tipos de questões (verdadeiro e falso, múltipla escolha, dissertação, associação, arrastar e soltar, e cálculo simples) para avaliação formativa ou somativa, com feedback, organizando-as em um banco de questões, para uso na atividade Questionário da plataforma eDisciplinas da USP (Moodle).
Preparo
- Receber uma nota
Nesta atividade, você terá a tarefa de ler um texto escrito em alemão, gravando o áudio. Não se preocupe em acertar, apenas solte a voz! O prazo para entrega do áudio é quinta (30/julho) às 13h30. Depois deste prazo, mesmo se nem todos entregarem a tarefa, darei um comando e automaticamente cada estudante irá avaliar o áudio de 2 colegas utilizando o método de avaliação Rubrica. Farei esta demonstração no plantão da quinta-feira. Antes de avaliar os colegas, tem um áudio de treino para você avaliar, que funciona como uma espécie de calibração do avaliador. A finalidade desta atividade é experimentar a ferramenta Workshop (Laboratório de avaliação), a entrega de Tarefa em áudio, e a correção por pares usando uma Rubrica. Este recurso será ensinado no curso avançado. Divirtam-se!
Este vídeo apresenta o banco de questões e as formas de manter as questões organizadas em categorias e utilizando tags.
Este vídeo apresenta o recurso Descrição, que não é exatamente uma questão, mas sim uma forma de apresentar instruções ou um enunciado dentro de um questionário. Isto pode ser muito útil no caso de um único enunciado seguido de várias perguntas sobre ele.
Este vídeo apresenta o tipo de questão Verdadeiro ou Falso, velha conhecida por todos nós.
Este vídeo apresenta o tipo de questão Múltipla escolha, que é o tipo mais utilizado.
Este vídeo apresenta o tipo de questão Dissertação, que nós conhecemos melhor como "questão aberta".
Este vídeo apresenta o tipo de questão Associação. Lembra-se do "associe a segunda coluna com a primeira"?
Este vídeo apresenta o tipo de questão Arrastar e soltar. É especialmente útil para que o estudante aponte, em uma imagem, algo que deveria reconhecer.
Este vídeo apresenta o tipo de questão Cálculo simples. Este tipo de questão é muito bom para testar a aplicação de uma fórmula, por exemplo, fornecendo diferentes parâmetros para os estudantes, que chegarão a resultados diferentes (impedindo a cola!) mas avaliando o mesmo conhecimento.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
Tarefa
- Receber uma nota Receber uma nota de aprovação
Nesta atividade você irá responder a um questionário preparado para ser formativo, em modo adaptativo. Note a diferença em relação a um questionário somativo.
- Receber uma nota Receber uma nota de aprovação
Nesta atividade você irá responder a um questionário preparado para ser formativo, em modo interativo. Note a diferença em relação a um questionário somativo e em relação ao modo adaptativo.
Em um questionário interativo, você pode permitir que, quando o estudante erra uma questão (mesmo depois de receber dicas e tentativas extras), ele pode "tentar outra questão". A questão que ele errou será substituída por uma outra do mesmo tipo (definido por você).
Insira um questionário com todos os tipos de questões em seu ambiente
Você deverá inserir em seu ambiente um questionário com uma questão de cada tipo. A última questão deverá ser uma questão aberta (Dissertação), em que seus colegas poderão deixar um feedback para você. Escolha um meio de comunicação que você já conheça (diálogo, fórum, mensagem direta, e-mail) para se comunicar com dois colegas à sua escolha. Forneça a eles a senha para se matricularem em seu ambiente. Depois que eles responderem, pratique a correção das questões abertas. Quando terminar, marque ao lado como completo.
Plantão
- S7 Avaliação
S7 Avaliação
Ao final desta etapa você será capaz de configurar questionários de diferentes formas, para contemplar avaliações somativas ou formativas (modo interativo e modo adaptativo), na plataforma eDisciplinas da USP (Moodle).
Preparo
Este vídeo descreve os passos iniciais de planejamento de uma avaliação online.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação somativa, usando feedback adiado e navegação sequencial.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação formativa, usando feedback imediato e navegação livre.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação formativa, usando modo adaptativo.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação formativa, usando modo interativo.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
- Receber uma nota
Nesta atividade iremos simular a realização de uma prova online ao vivo.
Tarefa
Elabore um questionário somativo e um formativo em seu ambiente
Você deverá inserir em seu ambiente dois questionários, sendo um somativo e outro formativo (adaptativo ou interativo). Depois, peça para dois colegas à sua escolha para testarem e te darem feedback. Comunique-se com eles no Diálogo abaixo. Quando terminar, marque aqui ao lado como completo.
Neste exemplo, você irá encontrar um uso "criativo" do Questionário: ele é utilizado para apresentar conteúdo (em forma de vídeos), intercalados com perguntas formativas (interativo) com feedback também em diferentes formas (texto, GIF animado, vídeo). Estamos imitando uma ferramenta que já existe, chamada Lição (não será abordada neste curso... mas você pode experimentar!).
- Fazer postagens no fórum: 1
Prezad@s participantes,
Por favor, leiam esta matéria publicada em maio de 2020 no New York Times sobre avaliação somativa online (segurança).
Compartilhem no fórum as suas impressões no fórum, lembrando de comentar, sempre que julgar necessário, as respostas dos colegas.
Estamos na reta final do nosso e-MB. Contamos com a participação de tod@s
leia o texto para contribuir no Fórum S7 - ACIMA.
Plantão
A partir de uma dúvida da Katiuchia (que também foi comentada pela Selma e outros participantes) sobre os indicadores produzidos pelo e-Disciplinas após aplicação de uma prova, explicamos aqui ests dois conceitos importantes.
espero que ajude vcs.
abs
- S8 Conclusão
S8 Conclusão
Ao final desta etapa você será capaz de acompanhar a conclusão das atividades de um ambiente no eDisciplinas da USP, assim como consultar estatísticas de acesso ao curso, registrar e acompanhar frequências de encontros presenciais ou online, configurar o livro de notas, exportar os resultados finais para o sistema Júpiter, e obter feedback dos estudantes.
Preparo
Este vídeo mostra como configurar a conclusão das atividades pelos estudantes.
Este vídeo mostra como acompanhar a conclusão das atividades pelos estudantes.
Este vídeo mostra como registrar presenças dos estudantes.
Este vídeo mostra como acompanhar a evolução do curso e dos estudantes de forma quantitativa.
Este vídeo mostra como configurar o livro de notas.
Este vídeo mostra como exportar as notas e a frequência para o sistema Júpiter.
Este vídeo mostra como utilizar a ferramenta Enquete para coletar dos estudantes a avaliação deles sobre a sua disciplina.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
Tarefa
- Fazer um envio
Nesta última tarefa, você deverá aplicar tudo o que aprendeu ao criar um ambiente para uma disciplina real que você coordena ou de que participa. Você será avaliado e receberá feedback e sugestões dos membros do CDDE. Insira aqui o endereço (link) da sua disciplina real e uma senha para inscrição de "Monitor" ou "Docente".
Prazo: 2 semanas após conclusão do curso (dia 21/agosto às 23h59).
Plantão