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A

Acessibilidade

Significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, com restrições as mínimas possíveis. Em informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.


Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Site em que o aluno tem acesso a conteúdos do curso, como vídeos e textos. No AVA, o estudante interage também com colegas, por meio de chats e fóruns de discussão, além de esclarecer dúvidas com o tutor. Entre as plataformas mais usadas no país estão Blackboard, Moodle, TelEduc, Desire2Learn e Sakai.



Aprendizado

Aprendizado pode ser definido como mudanças comportamentais após um processo de experimentação. Essa experiência não é limitada ao contexto presencial, podendo ser replicada em modelos a distância. 



Aprendizagem colaborativa

Processo de comunicação via internet ou outras ferramentas baseadas na Web (chats, e-mail, fóruns para discussões entre outros). O computador age como mediador da comunicação por meio de ferramentas específicas, apoiando e promovendo as discussões a distância.


Assíncrono

Comunicação onde a mensagem emitida por uma pessoa é recebida e respondida mais tarde pelas outras.


Atitudinal

Relacionado a valores, atitudes e normas. ATITUDES: Forma como realizamos uma conduta de acordo com valores determinados.


Aulas Remotas

aulas à distância com transmissão em tempo real. Aulas à distância, aplicadas em ambiente virtual, que podem ser gravadas previamente ou ministradas ao vivo, com a condição de serem disponibilizadas em tempo real. Podem compor estratégias de ensino à distância. 


Avaliação diagnóstica

Análise preliminar em uma disciplina ou curso visando identificar ou avaliar os conhecimentos específicos dos alunos antes de iniciar as atividades


B

Blackboard no EaD

Blackboard é considerado um tipo de ambiente de aprendizagem para ensinar, aprender, construir comunidades e compartilhar conhecimento online de forma síncrona ou assíncrona.


Blended Learning

Blended Learning é a aprendizagem híbrida, que integra o ensino presencial com o digital. A aprendizagem ocorre em um ambiente virtual ou em uma sala de aula. O grau de interação, o uso da tecnologia e o controle do aluno depende de qual dos modelos de educação mista vai ser usada.


Brainstorm

O Brainstorm é um dos processos de engajamento de estudantes mais utilizados por professores durante aulas teóricas, em geral, para se recuperar o que já se sabe.


C

Cibersegurança

Cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo é aplicável a uma variedade de contextos e pode ser dividido em algumas categorias comuns, como: segurança de rede, segurança de aplicativos, segurança de informações, segurança operacional, recuperação de desastres e continuidade dos negócios, e educação do usuário final.


Competências

Conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais.


E

EAD

Educação à Distância


Ensino a distância (EAD)

É uma modalidade de ensino estruturada de modo próprio e flexível, abrangendo atividades e conteúdos adequados às características de determinada área do conhecimento.


Ensino Remoto Emergencial – ERE

É uma solução temporária e estratégica que permitirá, no contexto da Pandemia de Covid-19 – proporcionar à comunidade acadêmica a possibilidade de manter, dentro das circunstâncias possíveis, as atividades de ensino.


Estratégia

Envolve o planejamento e a coordenação de ações que visam um objetivo, mais especificamente, técnicas que auxiliem o aluno a construir seu conhecimento. 

Necessariamente, a avaliação da efetividade da estratégia escolhida é o passo final desse processo.


É

ética

  1. parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

  2. POR EXTENSÃO
    conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.



F

Feedback

Palavra de origem inglesa que significa realimentar ou dar resposta um determinado  acontecimento. Na área da educação, é um ato de comunicação que visa dar consciência aos estudantes sobre o que e como estão aprendendo e também como melhorar sua aprendizagem ao longo do processo.


Fórum

Uma forte ferramenta de interação disponível no ambiente, possibilita ser customizada para atender a necessidade específica.


G

Gamificação

A gamificação, do inglês gamification, é uma estratégia de modelagem de conteúdo que consiste em utilizar mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar, motivar comportamentos, resolver problemas e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais (normalmente não relacionadas a jogos). 


M

Mconf (Moodle)

Sala de aula virtual, permite que o professor compartilhe sua aula (, PPT, PDF por exemplo), aplique enquetes, disponibiliza chat, etc.



Moodle

MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local.

 




P

Planejamento

  1. Ato ou efeito de planejar.
  2. Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação.

O conceito de planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.


Plataforma de Aprendizagem

A plataforma de aprendizagem é um ambiente virtual que permite que os usuários façam login para ter acesso aos cursos, conteúdos e ferramentas de comunicação, viabilizando o e-learning.

Algumas das facilidades que as plataformas de aprendizagem permitem são:

-Ambiente virtual de Aprendizagem online (AVA) que consiste em uma plataforma de ensino que simula uma sala de aula;

-Experiência de interação entre alunos e professores;

-Materiais multimídia e interativos entre outros.





Q

qualidade

Característica particular de um objeto ou de um indivíduo (bom ou mau).


S

Síncrono

Comunicação onde a mensagem emitida e recebida em um mesmo momento, interação entre alunos e professores ou entre membros de um mesmo grupo que acontece em tempo real.


T

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

Conjunto de recursos tecnológicos disponibilizados para viabilizar a educação a distância, podendo compreender ambientes virtuais de aprendizagem, transmissões de programas educacionais por televisão e internet, elaboração de materiais didáticos em formato digital, utilização de aplicativos para apoio pedagógico e transmissão remota das aulas em tempos semelhantes à educação presencial.


U

URL

forma padronizada de representação de diferentes documentos, mídia e serviços de rede na internet, capaz de fornecer a cada documento um endereço único.


V

Vídeo aula

É uma produção de vídeo na qual um especialista (geralmente professor) em uma determinada atividade demonstra conceitos e técnicas.


Videoconferência

Evento que reúne duas ou mais pessoas que estabelecem conexão em comum utilizando recursos tecnológicos de áudio e vídeo.



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