ZMET - Técnica de Elicitação de Metáforas de Zaltman

O ZMET (Zaltman Methapor Elicitation Technique, em inglês) é um método de pesquisas bastante conhecido nas ciências sociais. "É uma técnica pioneira de compreensão profunda, que dá aos consumidores um lugar seguro para explorar os sentimentos e crenças profundamente pessoais que moldam inconscientemente seu comportamento.” (OlsonZaltman, 2021, p. 1). Foi desenvolvido por Gerald Zaltaman, na escola de negócios da Universidade de Harvard - Harvard Business School (HBS).

Apesar de ter sido desenvolvido visando objetivos nos campos de Comportamento do Consumidor e Marketing, o ZMET é um processo que combina diferentes técnicas das ciências sociais aplicadas, permitindo que o pesquisador explore mais profundamente sentimentos e emoções dos participantes pesquisados (Ramjaun, 2021), e, por isso, tem desenvolvido em diversas áreas do conhecimento. No quadro abaixo, são apresentadas as nove etapas para sua execução.

Etapas para uma entrevista utilizando ZMET

1

Picture collection

O participante coleta fotos de 7 a 10 dias antes da entrevista. Eles podem tirar fotos de uma câmera de coleta de fontes disponíveis para eles, como livros, revistas, etc.

2

Storytelling

Pede-se ao participante que descreva o conteúdo saliente de cada imagem que traz para a entrevista.

3

Missed images

Pede-se ao participante que descreva as imagens que queria encontrar, mas não conseguiu.

4

Sorting

O participante é solicitado a classificar as imagens em conjuntos significativos se trouxer mais de 15 imagens.

5

Construct elicitation

Uma versão modificada do Kelly Repertory Grid é usada, onde o participante é solicitado a selecionar aleatoriamente 3 imagens e é solicitado a explicar como duas são semelhantes e, no entanto, diferentes da terceira. O escalonamento nos construtos elicitados continua até que os construtos que aparecem se tornem redundantes.

6

Metaphor elaboration

Técnicas de arteterapia são utilizadas nesta fase. O entrevistador seleciona várias fotos e pede ao participante que amplie o quadro da foto em qualquer direção ou dimensão e descreva o que entraria na foto que reforçaria (ou às vezes contradizia seu significado).

7

Sensory images

O participante é solicitado a usar sentidos não visuais para transmitir o que é e o que não é representativo do conceito que está sendo explorado.

8

Vignette

Pede-se ao participante que imagine um curta-metragem que descreva seus pensamentos e sentimentos sobre o tema.

9

The digital image

O participante co-cria uma imagem ou montagem resumida que expressa o tema em estudo.

Fonte: Ramjaum (2021)

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