Programação
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16 de outubro de 2023: A correção de cronograma devido à greve. Os assuntos Variáveis Aleatórias de Bernoulli e Binomiais (Cap. 05), População de Amostra (Cap. 06), Teorema Central de Limite (Cap. 07) ficaram para a leitura individual. Os textos das correspondentes seções foram adaptados e colocados em eDisciplinas. A quantidade de exercícios das correspondentes listas foi diminuída. O plano é que nos dias 23/10 (para a turma 2023210) e 25/10 (para a turma 2023209) tenha a aula normal (presencial, me sala) e que o assunto da aula seja "Estimação Intervalar de Proporção".
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Obs.: Algumas regras, datas e informações aqui contidas podem sofrer mudanças e alterações durante o semestre letivo se haver acordo sobre mudança entre o ministrante e a turma.
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Obs.: Alguns critérios poderão sofrer mudanças e alterações durante o semestre letivo se haver acordo sobre mudança entre o ministrante e a turma.
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Calculadora de Probabilidades criada por Florência Leonardi
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Essa é a minha primeira experiência com a modalidade "Forum" do sistema eDisciplinas. Espero que tenho conhecimentos sobre o sistema que sejam suficientes para eu poder colocar nesse Forum minhas respostas às dúvidas de vocês.
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Os ajustes foram colocados em 11/11/2023.
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Tudo que você precisa aprender no assunto "Modelos Probabilísticos" está neste texto. Preste a atenção que o texto contém Lista01 do curso (é a Seção 1.5) e o Gabarito à Lista01 (é a Seção 1.6). O texto faz parte da versão preliminar de meu livro sobre a Estatística Básica. Peço desculpas por erros possivelmente presnetes nessa edição do livro.
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Este playlist foi feito pela monitora da matéria do ano 2021. A monitora é aluna/expositora muito eficiente; muitos dos alunos do curso gostaram de suas explicações. Porém, eu não me responsabiliso por nada que ela postou aqui. Deixei tudo acessível por respeito que tenho ao trabalho dela. Mas você, meu querido aluno, tem que usar este material com muita cautela; havendo dúvidas e/ou divergências com minhas explicações, você deve conversar comigo a respeito. Em outras palavras, este é material complementar.
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Neste arquivo você tem o pdf das transparências que eu usei na aula. Recorde que um boa parte da aula foi apresentada na lousa. Mas tudo que foi lhe apresentado é, na realidade, o comentário para as presentes transparências. Portanto, se você for presente na aula, a leitura das transparências é lhe suficiente para dominar o assunto (na medida que lhe permite fazer os exercícios da Lista 1). Já se você busca as explicações detalhadas que você não entendeu durante a aula, então, talvéz, você deve ler o texto do Capítulo 1 anexo no outro arquivo.
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Toda a apresentação do assunto "Probabilidade Condicional e Independência" foi dividida em três séries de transparências. Aquií há a primeira das sérias.
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Toda a apresentação do assunto "Probabilidade Condicional e Independência" foi dividida em três séries de transparências. Aquií há a segunda das sérias.
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Toda a apresentação do assunto "Probabilidade Condicional e Independência" foi dividida em três séries de transparências. Aquí há a terceira das séries.
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Tudo que você precisa aprender no assunto "Probabilidade Condicional e Independência" está neste texto. Observe que o texto contém Lista02 do curso e também seu gabarito. O gabarito não trata de todos os exercícios. O que falta estrá apresentado num arquivo .pdf separado chamado "GabaritoFeitoAmao...".
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Aquí encontra-se o gabarito dos exercícios não solucionados no texto do Capítulo 02.
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É material complementas preparado pela monitora Bruna no ano 2019. Eu não verifiquei todos os detalhes de suas explicações. Sei que alguns alunos gostaram muito da abordagem e da didática da monitora. Por isso estou disponibilizando para vocês agora, em 2023.
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Aqui tem o exemplo da primeira folha da Prova 01.
Voce vai receber essa folha e mais duas em branco.
Nas folhas brancas você será solicitado e apresnetar a
solução em todos os detalhes. na primeira folha voce só
vai colocar as respostas de acordo com minhas solicitações.
TODAS as folhas serão analisadas por mim quando for corrigir
sua prova. SÓ AS RESPOSTAS colocadas na 1-a folha não são
válidas para eu concluir que você sabe fazer as questões da prova.
Havendo (nas 2-a e 3-a folha da prova) explicações de solução
erradas ou feitas de uma maneira ilegível, toda a solução será anulada.
Tipicamente, dá-se 5 pontos pela Q01 e outros 5 pela Q2 da prova. -
A prova será disponível para sua consulta no dia 17/09, após a Prova 02. Se aluno desejar a revisão de sua nota ele deve fazer o seguinte: escrever um texto, numa folha separada, no qual ele explicaria o motivo pela qual não concorda com a avaliação e colocaria a nota desejada. Um alguns casos, a nota foi diminuida devido erros de cálculo que resultaram na resposta errada embora partiram de princípios certos da abordagem a questão da prova. Neste caso, aluno está convidado a fazer anotações também nas folhas de suas respostas; anotações essas têm como objetivo facilitar a exposição dos erros. Em alguns outros casos, o erro na resposta adveio de abordagem que não atende aos padrões de soluções ensinados no curso. Tipicamente, tais abordagens contêm mais que um erro e isso complica tanto a minha compreenção das intenções de solução quanto a avaliação do valor da nota que refleteria a quantidade de ideias certas e/ou sensatas embutidas na abordagem não padrão. Foi avisado por mim, que para esses casos eu me reservo o direito de anular a nota toda. Entretanto, se aluno desejar, ele pode explicar sua abordagem, indicar os lugares onde errou e sugerir o valor de nota que corresponde a sua solução de acordo com sua avaliação. Essa folha de explicações deve ser devolvida junto (grampeada) com a prova.
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Não disponibilizei a parte de meu livro que fala sobre o tema, pois o texto daquela parte não está elaborado com a perfeição adequada. Mas isso não deve afetar a aprendizagem por alunos do curso, pois o tema está acompanhado por um video no qual eu explico tudo em detalhes. Se eu conseguir tempo para aperfeiçoar aquela parte de meu livro, então anexarei o texto aperfeiçoado e lhes avisarei sobre isso.
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Video-aula sobre "Variáveis aleatórias: Propriedades Gerais". AS transparências usadas nessa aula estão anexadas.
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As transparências são auto-explicativas, quer dizer, você pode lé-las sem ter assistido video-aula. Em outras palavras, as transparências é um texto cortado e formatado da maneira que permite mostrá-lo na tela.
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Vale lembrar que algumas questões da Prova 02 serão semelhantes aos exercícios da Lista 03. A lista, entretanto, contém exercícios de níveis diferentes. Eu concordarei em retirar alguns deles do elenco que será usado para formar questões da Prova 02. As retiradas serão feitas em resposta aos pedidos de alunos. Se você deseja solicitar a corte de exercício, você deve dar uma justificativa de sua opinião da "excessiva complexidade do exercício".
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Como a aula do tema "Variáveis Aleatórias; noções básicas" a e sua Lista de Exercícios estão bastante extensas, eu decidi fazer uma listinha de habilidades que devem ser adquiridas por você no assunto sobre o qual versam as referidas aula e lista. Essa listinha está aquí; espero que seja útil para, pelo menos, aliviar sue sofrimento causado pela extensão exagerada da aula e da Lista de Exercícios.
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A aula AT3 faz referência à parte teórica visto no assunto 3, enquanto o vídeo A3.1 diz respeito à resolução de um exercício presente na lista 3.
Eu disse que resolveria mais um ex desse assunto no fim do vídeo A3.1, mas apenas o farei em caso de necessidade, pois tem uma estrutura muito parecida com o ex resolvido no vídeo citado, salvo os exercícios C e D; se necessário, posso fazer mais um vídeo
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O conteúdo desta seção foi validado para a turma da FMVZ do 1-o semestre de 2023.
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Aquí está o texto sobre as variáveis aleatórias de Bernoulli e as variáveis aleatórias Binomiais; o text inclui a Lista04 e seu gabarito. Recordando: Listas 03 e 04 são a base para Prova 02. Recordo que os exercícios 52-55 da Lista 04 são opcionais.
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Aquí está o arquivo com as transparências sobre a Variável Aleatória de Bernoulli que foram usadas em aula. Devo esclarecer que tudo que eu contei na aula e escrevi na lousa está no texto do Capítulo 4 de meu livro. Pode usar o texto do livro caso você não anotou bem as explicações dadas na aula ou caso você deseja confirmar ou ampliar aquilo que aprendeu na aula.
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Aqui estão as transparências do tema "Variável Aleatória Binomial" que foram usadas em aula. Devo esclarecer que tudo que eu contei na aula e escrevi na lousa está no texto do Capítulo 4 de meu livro. Pode usar o texto do livro caso você não anotou bem as explicações dadas na aula ou caso você deseja confirmar ou ampliar aquilo que aprendeu na aula.
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Aquí está o material usado pela monitora do curso nos anos passados. A responsabilidade pelo conteúdo é da monitora.
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Aquí está o material usado pela monitora do curso nos anos passados. A responsabilidade pelo conteúdo é da monitora.
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O conteúdo desta seção foi validado para a turma da FMVZ do 1-o semestre de 2023 (turma 2023109). Chamo a atenção dos alunos da turma que na Prova02 será cobrado o conhecimento sobre as Normais Padrão. A segunda parte da presente parte da disciplina será cobrada na Prova03. As variáveis aleatórias Normais Gerais foram apresentadas na aula do dia 10/05/2023. É essencial que os alunos aprendam a fórmula de padronização que é uma ferramenta principal para o cálculo de valores relacionadas às distribuições de variáveis aleatórias normais (esta fórmula está no início da Seção 5.6). Em relação às variáveis Normais Gerais, os alunos devem fazer os exercícios de número 77--82 da Seção 5.6.
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Esse é o texto do Capítulo 5 que apresenta as variáveis aleatórias normais e fala sobre variáveis aleatórias contínuas em geral. De todo o conteúdo do capítulo você precisa saber somente calcular as probabilidades envolvendo a variável aleatória Normal Padrão e as variáveis aleatórias Normais gerias. A técnica desse cálculo pode ser aprendida vi a leitura de exercícios e de suas soluções. Os exercício referente à variável Normal Padrão estão na Seção 5.3 e seus gabaritos estão na Seção 5.4, já os exercícios referente às variáveis aleatórias normais gerais estão na Seção 5.6 com os respectivos gabaritos na Seção 5.7. Comento ainda que no início da Seção 5.6 está apresentado o único método que aplica-se para deduzir perguntas acerca de variáveis aleatórias Normais gerais às correspondentes perguntas envolvendo a variável aleatória Normal Padrão. Esse comentário mostra que a variável aleatória Normal Padrão desempenha o papel central em tudo que você precisa aprender do Capítulo 5. Por essa razão eu gravei aula que trata exclusivamente dessa variável aleatória. A aula toca em assuntos principais. Já todos os detalhes estão apresentados na Seção 5.2 do Capítulo5. Embora tal seção segue a Seção 5.1, a leitura desta não é obrigatória para poder entender a Seção 5.2. Falando sobre as variáveis aleatórias normais gerais, os princípios de sua construção estão explicados pela vídeo-aula anexa, enquanto os detalhes estão na Seção 5.5.
Quanto à Seção5.1, ela fornece os princípios de construção de variáveis aleatórias contínuas e foi acrescido ao Capítulo 5 para poder justificar a construção e as propriedades de variáveis aleatórias normais. Acontece que as propriedades das quais necessitam amparam-se pelo cálculo de derivadas e integrais. Infelizmente, há unidades da USP que não ensinam esse cálculo, ou que adiam tal ensino para depois do ensino de Estatística Básica. A Seção5.1 tenta suprir essa deficiência. Entretanto, a leitura dessa seção não é obrigatória para os alunos que aceitam as variáveis normais sem exigir o rigor matemático.
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Aula sobre a Variável Aleatória Normal Padrão. A aula é introdutória. Os detalhes estão no texto do Capítulo 5
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São as transparências que eu usaei na sala de aula na parte da aula quando falei sobe a Variável Aleatória Normal Padrão.
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Esse video tem caráter introdutório; os detalhes estão no Capítulo 5.
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Estas tabelas são apenas para servir como auxílio, ampliando a forma de vocês analisarem a distribuição normal, dado que no livro já tem uma tabela disponível.
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Para as datas da Prova 02 veja os Cronogramas. Recordo-lhes que os assuntos da disciplina que entram na Prova02 são: Variáveis Aleatórias, Conceitos Gerais; Variável aleatória de Bernoulli; Variável aleatória Binomial; Variável aleatória Normal Padrão (prestem a atenção, de todos o assunto sobre as variáveis normais, só será cobrado o conhecimento das Normais Padrão).
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Eu "perdi o controle" dos pedidos de correção (aumento, na maioria dos casos) da nota de P01. No presente arquivo, as provas que foram devolvidas mas não comentadas (um comentário do tipo: peço a reconsideração de nota) foram marcadas por ??. Por favor, espero que entrem em contato comigo os alunos que ainda desejam a reconsideração da nota de P01; a melhor maneira do contato é conversar comigo na próxima aula.
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Para esse tópico, os alunos devem fazer os Exercícios 1 e 2 da Lista 6, mas somente as partes deles onde se pede construir histogramas.
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A TAREFA: Ler as Seções 6.1, 6.2 e 6.2.2. O objetivo é aprender a construção de histogramas e suas propriedades principais. É precisa fazer somente dois exercícios: 80(a,b) e 82 (a,b). Os enunciados desses dois exercícios estão repetidos no arquivo Lista 06; suas soluções estão no arquivo Gabarito 06.
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As transparências usadas nessa video-aula estão anexas. De toda a informação contida nessa aula, o que você precisa aprender para poder fazer exercícios são dois assuntos: a construção de histogramas para frequencia relativa (em particular, vale prestar a atenção à construção de histogramas com aplitudes de classes diferentes) e a construção de Box-Plot. Entretanto, prestema atenção: a construção de Box-Plot difere-se dependendo de se o faz para dados de população ou para dados de amostra. No meu curso, é precisa aprender a construção correspondente aos dados (observações) de amostra, que está ensinado num outro video.
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Nessa aula eu falo sobre Amostra e sobre suas caraterísticas estatísticas. Preste atenção à parte na qual eu ensino a construção de Box-Plot para amostras. É a parte mais complicada de tudo que você precisa aprender para fazer exercícios referentes ao tema da presente aula.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre como identificar os TIPOS de DADOS. (É a aula Nr 1 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre as diferenças entre MÉDIA e MEDIANA. (É a aula Nr 2 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre como fazer gráficos de BARRAS, de SETORES e de DISPERSÃO. (É a aula Nr 3 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre como fazer um HISTOGRAMA (É a aula Nr 4 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre quantis, QUARTIS, decis e PERCENTIS (É a aula Nr 5 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre as principais medidas de DISPERSÃO(É a aula Nr 6 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre o BOXPLOT e sobre a sua construção. (É a aula Nr 7 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre Limites Superior e Inferior do BOXPLOT. (É a aula Nr 8 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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A lista contém somente dois exercícios.
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O gabarito da Lista 6 resolve somente seu exercício Nr 1. A solução do 2-o exercício é semelhante e por isso não está apresentada.
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O conteúdo desta seção foi validado para a turma da FMVZ do 1-o semestre de 2023 (turma 2023109). Na aula do dia 10/05/2023 foi apresentada a parte dessa seção que versa sobre a aproximação de uma distribuição de frequencia relativa de uma população por uma distribuição normal. Portanto, os exercícios da Lista 07 que alunos devem saber fazer são os exercícios de número de 96 a 110.
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Aquí há as transparências usadas para apresentar todos os assuntos do tema Teorema Central de Limite (TCL). As transparências apresentam um texto corrido e podem/devem ser lidas como um texto.
A TAREFA: (1) Ler e entender a parte que fala sobre a aproximação da distribuição Binomial pela Distribuição Normal; fazer todos os exercícios sobre essa aproximação; (2) Ler e entender a parte sobre as Propriedades de Variáveis Aleatórias Normais; fazer todos os exercícios ligadas às propriedades; (3) Ler e entender o Exemplo sobre Eucaliptos - exemplo que mostra os princípios de utilização do Teorema Central de Limite no nosso curso.
OBSERVAÇÃO: observo que os exercícios contidos nas trasparências foram "repetidos" na Lista 07 e que a lista tem seu gabarito.
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Os exercícios sugeridos da presente lista são: 92, 93, 94, 96, 97, 101, 106, 122 - 125. Aviso que há pequenos erros no gabarito do Exc. 92. Especificamente: no item (d) P(Z>-3,33) deve ser calculado como P(Z<3,33), e, portanto, o resultado final é , enquanto que no item (a) a probabilidade deve ser calculada como P(Z<1,46)-(1-P(Z<0,97)).
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Esse é a explicação que fiz para o exercicio 96 da Lista 07. O exercício já veio com seu gabarito, mas aquele gabarito foi feito por meu monitor. Essa é a explicação minha que surgiu em decorrência de diálogo com um dos alunos da turma que pediu explicações adicionais.
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Essa video-aula é muito parecida com a primeira parte da aula que ministrei em classe. Inclusive, as duas amparam-se no mesmo conjunto de transparências.
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A Seção 8.1 ensina toda a técnica de estimação intervalar para a proporção. Seu conteúdo é suficiente para que você aprenda tudo o necessário para fazer os exercícios da Lista 08 (que se encontra na Seção 8.4). Observe que o gabarito completo está na Seção 8.5. A teoria por trás da técnica ensinada está nas Seções 8.3 e 8.4. Os aspectos principais dessa teoria estão apresentados na video-aula.
Observe que o assunto "Estimação intervalar de média" ficou no nível informativo, isto é, essa parte da capítulo não gerou lista de exercícios obrigatórios e não será cobrada nas provas. Você deve somente ler o texto (Seção 8.6), pois ele lhe indica o caminho que você vai seguir se no futuro, na sua prática, você encontrar problemas de estimação de média para populações normais. -
Nossa Lista 08 contém os exercícios 130-133 da Seção de Exercícios do Capítulo 08 anexo.
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A data da Prova 03 será discutida e anunciada com a devida antecedência. Possivelmente terá alteração de data em relação ao planejamento inicial. A alteração está causada pela mudança do calendârio devido a greve da USP ns meses 08 e 09 de 2023.
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O material obrigatório é: Seções 9.1, 9.2 e 9.5 do Capítulo 09 e a Lista 09 que compõe-se dos exercícios 142-153, 159, 160 (a-d), 163 (da Seção de exercícios do Capítulo 09); os gabaritos dos exercícios da lista estão na seção de Soluções do Capítulo 09.
No presente capítulo, você vai achar:
em sua seção 9.1, o Princípio de Máxima Verossimilhança, que serve de base para a construção dos Testes de Hipóteses apresentados no capítulo;
em sua seção 9.2, a explicação do funcionamento de Teste de Hipóteses no caso quando ambas as hipóteses são precisas; aconselho ler essa seção com atenção pois ela explica a maioria dos conceitos envolvidos em Testes de Hipóteses e também porque muitos exercícios de Lista 09 aproveitam o ambiente do exemplo principal da seção 9.2;
em sua seção 9.3, a Teoria Geral de Teste de Hipóteses;
em sua seção 9.4, a maneira como a Teoria Geral aplica-se ao caso quando uma das hipóteses é precisa e outra não; você precisa ler somente as primeiras 4 linhas desta seção, embora, se desejar, pode ler também o resto da seção (que é basicamente o Exemplo 63);
em sua seção 9.5, a maneira como a Teoria Geral aplica-se ao caso quando ambas as hipóteses são imprecisas; você precisa ler e entender este material, pois a maioria dos exercícios do tema são parecidos com o exemplo tratado nesta seção; entretanto, vale eu notar que os enunciados dos exercícios da Lista 09 que tratam situações nas quais as duas hipóteses são imprecisas, sempre lhe oferecerão uma ajuda significativa: eles vão indicar qual das duas hipóteses imprecisas deve se tornar precisa para que os cálculos de Teste de Hipóteses possam ser feitos;
em sua seção 9.7, há explicação dos conceitos “nível descritivo” e “P-valor”; você precisa ler esta parte pois tais conceitos são frequentemente usados na prática (mas não nas listas de exercício de minha disicplina);
em sua seção 9.8, um exemplo que serve para auto-teste; você precisa ler o exemplo desta seção e responder nas 4 perguntas que seguem o exemplo; o resto da seção 9.8 não é relevante;
em sua seção 9.9, discussão que compara o métodos de teste aqui ensinado com outros métodos; você pode pular esta seção;
em sua seção 9.10, apresentação sobre a forma como toda a teoria ensinada até o momento aplica-se ao Teste de Hipóteses para Média; você precisa ler esta parte para que possa ter um conhecimento geral; problemas de Teste de Hipóteses sobre Média não aparecerão nas listas e nas provas;
suas seções 9.11.1 e 9.11.2 é a nossa Lista 09; os seguintes exercícios dessas seções NÃO precisam ser feitos: 155, 156, 160, 161, 162; ressalto que não fazem parte da Lista 09 os exercícios do capítulo relacionados ao Teste de Hipóteses sobre a Média;
chamo sua atenção ao fato que na seção 9.12 você vai encontrar gabaritos de alguns dos exercícios de nossa Lista 09.
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As transparência são auto-explicativas embora foram preparadas para auxiliar em aulas.
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As transparência são auto-explicativas embora foram preparadas para auxiliar em aulas.
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A presente tabela é mais detalhada (tem mais valores) que a tabela mostrada nas transparências. Prestem a atenção que ".100" significa 10% , que ".010" significa 1%. Isso deve lhes ajudar na interpretação correta dos limiares.
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A numeração das seções e dos exercícios está fora da sequencia de numeração que foi seguida até o momento. Espero que isso não atrapalhe a aprendizagem.
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Nesse texto eu juntei toda a informação principal sobre o tema Correlação Linear e Regressão Linear Simples. Essa informação deve ser suficiente para que você posa fazer os exercícios da correspondente lista. Maiores detalhes e explicações estão nas transparências da aula sobre o tema.
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As transparência são autoexplicativas e possam ser lidas como se fosse um texto. Vale eu avisar que os conceitos e as fórmulas principais estão apresentados no texto suscinto chamado "Sumário"
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Dessa lista, peço que faça os seguintes exercícios: 172, 174, 192, 201, 203, 205
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Aquí, faltam o gabarito para os Exercícios 172 e 174. Eu vou divulgar as soluções me breve.
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A solução do Exc, 172(b) mostra a técnica que se aplica também para os Exercícios 172(a) e 174(a,b). Deviso à semelhança de soluções, as dos Exercícios 172(a) e 174(a,b) não serão fornecidas.
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As transparências são autoexplicativas. Elas são usadas na aula da disciplina "Planejamento de Experimento I" ministrada para alunos de graduação em Estatística; a ministrante e a autora desse material é Profa. Dra. Viviana Giampaoli, mas boa parte do material da aula já tinha sido usada por outros professores do Departamento de Estatística do IME-USP em diversas disicplinas.
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Os seguintes erros nas resoluções da P4 eram comuns entre todos os alunos. Portanto, minha descrição de erros pode lhe ser útil para adivinhar onde e como sua nota da P4 foi diminuída. A revisão oficial da P4 está marcada para a segunda feira, dia 11/12/2023, das 20 as 22 horas na sala de aula da disciplina.
Erro típico (1) que tipicamente gerou um desconto de 1 ponto: Na Q1 (que vale 5 pontos) não estão claramente indicados os fatores cuja interdependência está testada.
Erro típico (2) que tipicamente gerou um desconto de 1 ponto: Na Q2(a) (que vale 3 pontos) não foram calculados os valores numéricos da reta de mínimos quadrados; aliás, não entendo como uma boa parte de alunos desenhou a reta sem calcular os coeficientes de sua equação.
Erro típico (3) que tipicamente gerou um desconto de 1 ponto: Na Q2(b) (que vale 2 pontos) não foi respondida corretamente a questão “para que serve o coeficiente de correlação linear amostral”.
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