Programação
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Modelagem matemática e física dos principais componentes e sistemas de um autoveículo rodoviário.
Estudo do desempenho na tração e na frangem. Simulação em computador
Atividades a serem desenvolvidas
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Não deixem de vir à aula. Uma visão geral do que será visto no curso será dada. Alguns itens serão definidos de comum acordo com os alunos.
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O posicionamento do centro de gravidade do veículo é importante para posterior estudo do seu desempenho na tração e na frenagem com precisão.
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O material básico sobre pneus está na apostila sobre Frenagem.
Aula muito importante. Não é possível se estudar o desempenho na tração e na frenagem sem conhecer a dinâmica e forças produzidas pelos pneus em contato com o pavimento
Favor fazer o download do arquivo pneus depositado no dia 26 de agosto
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Continuamos nesta aula com o assunto Pneus.
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Os slides sobre este assunto estão no arquivo Forças_de resistência. Fazer o download deste arquivo e usá-lo para acompanhar a aula.
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Motor mapeado, embreagem, caixa de mudança de marchas, diferencial
Os slides da aula estão no arquivo Tração. Fazer o download para acompanhar a aula.
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30/9 - Diagramas de desempenho. Limites de desempenho pneus x pavimento. Limites de desempenho do veículo.
Diagramas de desempenho função potência instalada no motor. Limites de desempenho dos pneumáticos no veículo. Limites gerais de desempenho do veículo em um determinado pavimento
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Determinação da posição do centro de gravidade
Dinâmica de um pneumático.
Forças atuantes em um veículo na curva.
Diagramas de desempenho
Limites de desempenho pneus x pavimento
Limites de desempenho do veículo em um determinado pavimento.
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Conceitos básicos da frenagem que serão usados na modelagem do veículo no simulink
Fazer o download da apostila Material alunos frenagem depositada no dia 11/11
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FRENAGEM Arquivo
FRENAGEM_MATERIAL_ALUNOS
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Aula no STI.
Conhecimento do MatLab Simulink na dinâmica veicular
Modelagem de um veículo 4 x 2 na tração e na frenagem.
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BASE DE DADOS SIMULADOR BASICO Arquivo
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SIMULINK BASICO SLX Arquivo
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SIMULINK BASICO mdl Arquivo
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Modelagem de um veículo 4x2 na tração e na frenagem
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Simulação de um veículo a ser escolhido pelo aluno (4x2) automóvel, ônibus ou caminhão.
Determinar do desempenho na tração e na frenagem
Velocidade máxima, máxima aceleração, tempo de aceleração de 0 a 40 km/h, de 0 a 60 km/h, de 0 a 100 km/h e de 1 120 km/h. Obter também o gráfico dente de serra da caixa de mudança de marchas, aderências no eixo de tração, tempo necessário para o veículo trafegar 1.000 metros.
Espaço e tempo de de parada de 60 km/h a zero. De 100 km/h a zero. Obter a varia da temperatura do freio nestas condições. O veículo deve frear em pista seca 0.8 no desempenho máximo e em pista molha 0.4 também no seu desempenho máximo.
Todos os desempenho acima devem ser obtidos para o veículo na condição de peso operacional e peso total máximo.
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Requisitos da frenagem segundo normas internacionais
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O professor auxiliará o aluno na simulação do veículo que ele escolheu. O relatório de desempenho na tração e frenagem pode ser realizado também na sala de aula
DATA FINAL PARA A ENTREGA DO RELATÓRIO 26/11 em canale@sc.usp.br
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TODA A MATÉRIA
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Entrega das notas finais e para os alunos que não obtiveram média, prova sub de toda a matéria.