Programação

  • Mecânica de Autoveículos II

    DOCENTE: ANTONIO CARLOS CANALE

    canale@sc.usp.br

    canale@usp.br


    Dinâmica Lateral

    Estabilidade direcional estática e dinâmica.

    Sistemas de direção

    Suspensão - influência na estabilidade direcional.

    Simulação.

  • 06/08 - Introdução

    Apresentação do material do curso e programação no STOA

  • 13/08 - Sistemas de coordenadas, Eq. Mov., C.G., Mom. Inercia, Pneus

    Sistema de coordenadas local e global.

    Aplicação da lei de Newton e obtenção das equações de movimento de um auto-veículo.

    Variáveis de movimento local e global

    Forças aplicadas no veículo em uma curva. Contato pneu pavimento e forças produzidas pelos pneus na curva.


  • 20/08 - PNEUS - VEÍCULO NA TRAÇÃO, FRENAGEM E CURVA

  • 27/08 - Avaliação em sala de aula

  • 03/09 - STI - Veículo na Curva: Regime permanente e transitório. Simulação

    Montagem de um modelo simplificado de simulação lateral de um veículo rodoviário.

  • 17/09 - STI - Veículo na Curva: Regime permanente e transitório. Simulação

    Continuação da montagem de um modelo simplificado de simulação lateral de um veículo rodoviário.

  • 24/09 - Análise estática e dinâmica do veículo na curva

    Análise estática e dinâmica de um veículo através do modelo de simulação desenvolvido na sala de aula.

  • 01/10 - Análise estática e dinâmica do veículo na curva pelos alunos

  • 08/10 - Relatório sobre a análise estática e dinâmica do veículo na curva

  • 15/10 - Tipos e geometria das suspensões. Influência delas na estabilidade direcional

    Tipos e análise geométrica de alguns tipos de suspensões. Transferência de peso. Influência da suspensão na estabilidade direcional e na resposta dinâmica.

  • 22/10 - Suspensão em tandem - multi-corpos - simulação

  • 19/11 - Exercícios em classe: estabilidade direcional

  • 26/11 - prova sub

    Toda a matéria

  • 03/12 - Ride - Vibrações