Programação
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Modelagem matemática e física dos principais componentes e sistemas de um autoveículo rodoviário.
Estudo do desempenho na tração e na frangem. Simulação em computador
Atividades a serem desenvolvidas
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Não deixem de vir à aula. Uma visão geral do que será visto no curso será dada. Alguns itens serão definidos de comum acordo com os alunos.
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O posicionamento do centro de gravidade do veículo é importante para posterior estudo do seu desempenho na tração e na frenagem com precisão.
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O material básico sobre pneus está na apostila sobre Frenagem.
Aula muito importante. Não é possível se estudar o desempenho na tração e na frenagem sem conhecer a dinâmica e forças produzidas pelos pneus em contato com o pavimento
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Força de resistência ao rolamento dos pneus.
Força de resistência do ar.
Inércia dos componentes da transmissão.
Eficiência da transmissão
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Motor mapeado.
Embreagem.
Caixa de mudança de marchas.
Diferencial.
Eficiência da transmissão.
Força de tração líquida nas rodas.
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16/09 - Diagramas de desempenho. Limites de desempenho pneus x pavimento. Limites de desempenho do veículo.
Diagramas de desempenho função potência instalada no motor. Limites de desempenho dos pneumáticos no veículo. Limites gerais de desempenho do veículo em um determinado pavimento
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Prova
Determinação da posição do centro de gravidade
Dinâmica de um pneumático.
Forças atuantes em um veículo na curva.
Diagramas de desempenho
Limites de desempenho pneus x pavimento
Limites de desempenho do veículo em um determinado pavimento.
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Sistemas de freios
Torque de atrito de frenagem nas rodas.
Eficiência na frenagem
Segurança
Normas
Temperatura nos freios
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O aluno escolherá um veículo 4x2 para simulação e elaboração de relatório de desempenho na tração e na frenagem.
Analisar desempenho na tração e na frenagem
Velocidade máxima, máxima aceleração, tempo de aceleração de 0 a 40 km/h, de 0 a 60 km/h, de 0 a 100 km/h e de 1 120 km/h. Obter também o gráfico dente de serra da caixa de mudança de marchas, aderências no eixo de tração, tempo necessário para o veículo trafegar 1.000 metros.
Espaço e tempo de de parada de 60 km/h a zero. De 100 km/h a zero. Obter a varia da temperatura do freio nestas condições. O veículo deve frear em pista seca 0.8 no desempenho máximo e em pista molha 0.4 também no seu desempenho máximo.
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O professor auxiliará o aluno na simulação do veículo que ele escolheu. O relatório de desempenho na tração e frenagem pode ser realizado também na sala de aula
DATA FINAL PARA A ENTREGA DO RELATÓRIO 26/11 em canale@sc.usp.br
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