Programação

  • Mecânica dos Autoveículos I

    Modelagem matemática e física dos principais componentes e sistemas de um autoveículo rodoviário.

    Estudo do desempenho na tração e na frangem. Simulação em computador 

    Atividades a serem desenvolvidas

  • 05/08 - Apresentação do Curso e Material

    Não deixem de vir à aula. Uma visão geral do que será visto no curso será dada. Alguns itens serão definidos de comum acordo com os alunos.

  • 12/08 - Sistemas de Coordenadas/Centro de Gravidade

    O posicionamento do centro de gravidade do veículo é importante para posterior estudo do seu desempenho na tração e na frenagem com precisão. 

  • 19/08 - - Pneus: tração, frenagem e curva. Ângulos pneus x pavimento. Pneus na simulação

    O material básico sobre pneus está na apostila sobre Frenagem. 

    Aula muito importante. Não é possível se estudar o desempenho na tração e na frenagem sem conhecer a dinâmica e forças produzidas pelos pneus em contato com o pavimento


  • 26/08 - Forças de Resistência

    Força de resistência ao rolamento dos pneus.

    Força de resistência do ar.

    Inércia dos componentes da transmissão.

    Eficiência da transmissão

  • 02/09 - Forças de Tração

    Motor mapeado.

    Embreagem.

    Caixa de mudança de marchas.

    Diferencial.

    Eficiência da transmissão.

    Força de tração líquida nas rodas.

  • 16/09 - Diagramas de desempenho. Limites de desempenho pneus x pavimento. Limites de desempenho do veículo.

    Diagramas de desempenho função potência instalada no motor. Limites de desempenho dos pneumáticos no veículo. Limites gerais de desempenho do veículo em um determinado pavimento

  • 23/09 - PROVA

    Prova

    Determinação da posição do centro de gravidade

    Dinâmica de um pneumático.

    Forças atuantes em um veículo na curva.

    Diagramas de desempenho

    Limites de desempenho pneus x pavimento

    Limites de desempenho do veículo em um determinado pavimento.

  • 30/09 - FRENAGEM

    Sistemas de freios

    Torque de atrito de frenagem nas rodas.

    Eficiência na frenagem

    Segurança

    Normas

    Temperatura nos freios

  • 28/10 - Simulando um veículo real

    O aluno escolherá um veículo 4x2 para simulação e elaboração de relatório de desempenho na tração e na frenagem.

    Analisar desempenho na tração e na frenagem

             Velocidade máxima, máxima aceleração, tempo de aceleração de 0 a 40 km/h, de 0 a 60 km/h, de 0 a 100 km/h e de 1 120 km/h. Obter também o gráfico dente de serra da caixa de mudança de marchas, aderências no eixo de tração, tempo necessário para o veículo trafegar 1.000 metros.

              Espaço e tempo de de parada de 60 km/h a zero. De 100 km/h a zero. Obter a varia da temperatura do freio nestas condições. O veículo deve frear em pista seca 0.8 no desempenho máximo e em pista molha 0.4 também no seu desempenho máximo.


  • 11/11 - STI - continuando simulação - elaboração do relatório de desempenho

    O professor auxiliará o aluno na simulação do veículo que ele escolheu. O relatório de desempenho na tração e frenagem pode ser realizado também na sala de aula

    DATA FINAL PARA A ENTREGA DO RELATÓRIO 26/11 em canale@sc.usp.br

  • 02/12 -Prova sub sala D09

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