Programação

  • Mecânica dos Autoveículos I

    Modelagem matemática e física dos principais componentes e sistemas de um autoveículo rodoviário.

    Estudo do desempenho na tração e na frangem. Simulação em computador 

    Atividades a serem desenvolvidas

  • 05/08 - Apresentação do Curso e Material

    Não deixem de vir à aula. Uma visão geral do que será visto no curso será dada. Alguns itens serão definidos de comum acordo com os alunos.

  • 12/08 - Sistemas de Coordenadas/Centro de Gravidade

    O posicionamento do centro de gravidade do veículo é importante para posterior estudo do seu desempenho na tração e na frenagem com precisão. 

  • 19/08 - Pneus: tração, frenagem e curva. Ângulos pneus x pavimento. Pneus na simulação

    O material básico sobre pneus está na apostila sobre Frenagem. 

    Aula muito importante. Não é possível se estudar o desempenho na tração e na frenagem sem conhecer a dinâmica e forças produzidas pelos pneus em contato com o pavimento

    Favor fazer o download do arquivo pneus depositado no dia 26 de agosto

  • 26/08 - Pneus: tração, frenagem e curva. Ângulos pneus x pavimento. Pneus na simulação

    Continuamos nesta aula com o assunto Pneus.

  • 02/09 - Forças de Resistência

    Os slides sobre este assunto estão no arquivo Forças_de resistência. Fazer o download deste arquivo e usá-lo para acompanhar a aula.


  • 16/09 - Pneus: tração, frenagem e curva. Ângulos pneus x pavimento. Pneus na simulação. (CONT)

  • 23/09 - Forças de Tração

    Motor mapeado, embreagem, caixa de mudança de marchas, diferencial

    Os slides da aula estão no arquivo Tração. Fazer o download para acompanhar a aula.

  • 30/9 - Diagramas de desempenho. Limites de desempenho pneus x pavimento. Limites de desempenho do veículo.

    Diagramas de desempenho função potência instalada no motor. Limites de desempenho dos pneumáticos no veículo. Limites gerais de desempenho do veículo em um determinado pavimento

  • 07/10 - Prova 1

    Determinação da posição do centro de gravidade

    Dinâmica de um pneumático.

    Forças atuantes em um veículo na curva.

    Diagramas de desempenho

    Limites de desempenho pneus x pavimento

    Limites de desempenho do veículo em um determinado pavimento.

  • 14/10 - Frenagem

    Conceitos básicos da frenagem que serão usados na modelagem do veículo no simulink

    Fazer o download da apostila Material alunos frenagem depositada no dia 11/11

    • Arquivo ícone
      FRENAGEM Arquivo

      FRENAGEM_MATERIAL_ALUNOS

      Disponível até o final de 30 de novembro de 2015
  • 21/10 - Matlab Simulink: Desenvolvimento do simulador de tração - Aula na sala do STI

    Aula no STI. 

    Conhecimento do MatLab Simulink na dinâmica veicular

    Modelagem de um veículo 4 x 2 na tração e na frenagem.

    • Arquivo ícone
      BASE DE DADOS SIMULADOR BASICO Arquivo
      Disponível até o final de 30 de novembro de 2015
    • Arquivo ícone
      SIMULINK BASICO SLX Arquivo
      Disponível até o final de 30 de novembro de 2015
    • Arquivo ícone
      SIMULINK BASICO mdl Arquivo
      Disponível até o final de 30 de novembro de 2015
  • 28/10 - Matlab Simulink: Desenvolvimento do simulador de tração. (CONT) - Aula na sala do STI

    Modelagem de um veículo 4x2 na tração e na frenagem

  • 18/11 - STI continuando com a simulação

    Simulação de um veículo a ser escolhido pelo aluno (4x2) automóvel, ônibus ou caminhão.

    Determinar do desempenho na tração e na frenagem

             Velocidade máxima, máxima aceleração, tempo de aceleração de 0 a 40 km/h, de 0 a 60 km/h, de 0 a 100 km/h e de 1 120 km/h. Obter também o gráfico dente de serra da caixa de mudança de marchas, aderências no eixo de tração, tempo necessário para o veículo trafegar 1.000 metros.

              Espaço e tempo de de parada de 60 km/h a zero. De 100 km/h a zero. Obter a varia da temperatura do freio nestas condições. O veículo deve frear em pista seca 0.8 no desempenho máximo e em pista molha 0.4 também no seu desempenho máximo.

    Todos os desempenho acima devem ser obtidos para o veículo na condição de peso operacional e peso total máximo.


     

  • 11/11 - FRENAGEM

    Requisitos da frenagem segundo normas internacionais

  • 25/11 - STI - continuando simulação - elaboração do relatório de desempenho

    O professor auxiliará o aluno na simulação do veículo que ele escolheu. O relatório de desempenho na tração e frenagem pode ser realizado também na sala de aula

    DATA FINAL PARA A ENTREGA DO RELATÓRIO 26/11 em canale@sc.usp.br

  • 02/12 - PROVA SUB

    TODA A MATÉRIA

  • 03/12 - ENTREGA DA NOTA FINAL E FIM DO CURSO

    Entrega das notas finais e para os alunos que não obtiveram média, prova sub de toda a matéria.