Opções de inscrição
Geral: Propiciar aos alunos de pós-graduação, o desenvolvimento de bases teórico-metodológicas e curriculares para o exercício da docência na educação superior, com vistas a articulação de um projeto no qual o ensino seja permeado pela pesquisa e produção do conhecimento enquanto aproximação possível, num determinado tempo-espaço, bem como proporcionar o desenvolvimento de consciência crítica acerca dos desafios da educação brasileira na contemporaneidade. Específicos: a) contextualizar o trabalho do professor universitário, refletindo sobre o papel social da universidade pública brasileira e as políticas de formação de professores para a educação superior; b) analisar a docência universitária no que concerne a concepções, identidade e profissionalização; c) caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados ao campo pedagógico; d) utilizar subsídios teórico-metodológicos para a construção curricular e sistematização das práticas educativas; e) reconhecer a identidade do saber pedagógico e saber científico como característica da educação superior, valorizando o referencial teórico das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde, na formação do professor universitário; f) favorecer a aquisição de ferramentas necessárias ao exercício da docência que contribuam para o aprimoramento da prática docente nos processos educativos relacionados ao ensino superior (currículo, ensino, aprendizagem); g) discutir criticamente o papel do professor e o papel do aluno no contexto da educação superior; h) investigar as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior;
- Docente: Adriana Katia Corrêa
- Docente: Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
- Docente: Ronildo Alves dos Santos