Options d’inscription

Geral:  Propiciar aos alunos de pós-graduação, o desenvolvimento de bases teórico-metodológicas e curriculares para o exercício da docência na educação superior, com vistas a articulação de um projeto no qual o ensino seja permeado pela pesquisa e produção do conhecimento enquanto aproximação possível, num determinado tempo-espaço, bem como proporcionar o desenvolvimento de consciência crítica acerca dos desafios da educação brasileira na contemporaneidade.      Específicos:  a) contextualizar o trabalho do professor universitário, refletindo sobre o papel social da universidade pública brasileira e as políticas de formação de professores para a educação superior;  b) analisar a docência universitária no que concerne a concepções, identidade e profissionalização;  c) caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados ao campo pedagógico;  d) utilizar subsídios teórico-metodológicos para a construção curricular e sistematização das práticas educativas;  e) reconhecer a identidade do saber pedagógico e saber científico como característica da educação superior, valorizando o referencial teórico das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde, na formação do professor universitário;  f) favorecer a aquisição de ferramentas necessárias ao exercício da docência que contribuam para o aprimoramento da prática docente nos processos educativos relacionados ao ensino superior (currículo, ensino, aprendizagem);  g) discutir criticamente o papel do professor e o papel do aluno no contexto da educação superior;  h) investigar as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior;

Les visiteurs anonymes ne peuvent pas accéder à ce cours. Veuillez vous connecter.