Programação
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O livro didático tem sido considerado um dos mais importantes elementos do processo de ensino-aprendizado. Ao livro didático, nas suas diversas formas, têm sido associados os mais diferentes adjetivos, desde “oráculo”, “mediador” até mesmo “expressão do poder do estado”. Na sociedade contemporânea, novas formas de livro didático vêm surgindo, em particular o “livro virtual”. Pretendemos argumentar que, independentemente das formas que os livros didáticos vêm sendo apresentados, a atividade educacional não tem sido alterada na sua essência. Baseamos nossa análise na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, na qual se explicita claramente o livro didático como instrumento submetido a regras sociais e a uma divisão do trabalho dentro do sistema educacional. Apesar da transformação da atividade educacional não ser determinada unicamente pela aparência momentânea do livro didático, ainda assim é possível identificar transformações na atividade nas quais o professor se torna, cada vez mais, refém de um sistema produtivo no qual é peça acessória no processo criativo.
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10.3 Mb Documento do Word 2007Anexo texto do Lino de Macedo para complementar nossa discussão sobre Competências e Habilidades.
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Galera, façam o upload dos projetos de vocês nesse espaço a medida que forem apresentando para a turma a ideia do grupo.
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