Ajuda com Pesquisar cursos

Física Experimental B para Escola Politécnica tem por objetivo oferecer uma revisão da física básica do eletromagnetismo e da física moderna através de experiências em laboratório didático, com o uso de instrumentação básica e uma introdução ao tratamento e apresentação de resultados experimentais empregando métodos estatísticos, análise de incertezas e representações gráficas.

Serão estudadas 5 experiências: 1) Campos elétricos e magnéticos estáticos e determinação da razão carga/massa do elétron;  2) Circuito RC e regimes de carga e descarga de um capacitor; 3) Velocidade de ondas num cabo coaxial; 4) Espectroscopia ótica do hidrogênio e do mercúrio: 5) Difração e interferência da luz.



Apresentar aos alunos conceitos da Mecânica com uma abordagem integrada levando à formulação das Leis fundamentais da Mecânica. Mostrar a relação entre o conceito de simetria e leis de conservação. A Apresentar a Lei Universal da Gravitação (LGU) e mostrar a relação entre a força entre corpos celestes e o peso dos corpos na Terra. Mostrar como as leis Kepler podem ser obtidas a partir da formulação da LGU.

As Leis de Newton. Forças fundamentais da Natureza e forças derivadas. Trabalho, energia, momento linear e momento angular. Leis de conservação e simetrias na Natureza. A Lei Universal da Gravitação e a descrição dos movimentos dos planeas. As leis de Kepler. Relação entre a LGU e o peso dos corpos na Terra.

Apresentar aos alunos conceitos de oscilações livres, amortecidas e forçadas, com o correspondente formalismo matemático. Também serão estudadas propriedades gerais de ondas, interferência e batimento entre ondas. Os estudantes aprovados na disciplina deverão ser capazes de formular, entender, equacionar e resolver problemas físicos relativos aos tópicos acima.

Objetivos 

Oferecer  uma  revisão  dos conteúdos de Física  Básica  (mecânica e termodinâmica) através de experimentação participativa num ambiente de trabalho ativo “hands on”. Visa também ensinar  e aplicar metodologias do trabalho experimental que contribuam para a compreensão dos resultados  obtidos, tais como:  teste  de  hipóteses,  métodos  estatísticos,  análise  de  incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação, etc.

Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de:

  • Planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere a medida ou o resultado desejado;
  • Dominar métodos experimentais e de análise e de apresentação dos resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);


Seleção de experimentos didáticos explorando fenômenos do eletromagnetismo e da física moderna dentre os listados a seguir: 1) Campos elétricos na matéria: efeitos, simulação e mapeamento. 2) Espectroscopia ótica e espectroscopia de raios X (XRF). 3) Efeito Hall e determinação de densidade de portadores de carga. 4) Difração de raios X (XRD) e de elétrons. 5) Deteção de partículas carregadas. Desintegrações nucleares. 6) Radioatividade e interação de partículas energéticas com a matéria (absorção e deteção de raios X, raios gama, elétrons e partículas alfa). Espalhamento, seção de choque, poder de freamento.

Está pagina tem como objetivo ser um ambiente para que os docentes e monitores da disciplina possam discutir, propor, compartilhar e testar novas ideias para a disciplina.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP