Programação
-
-
A atividade científico-cultural-pedagógica deverá conter a descrição da unidade cultural de análise escolhida pelo grupo, uma proposta de ensino de física (especificando os conceitos, etapas e público alvo) e eventuais materiais auxiliares em anexo.
-
Postagem da Fotografia (ou ensaio fotográfico) ou vídeo (1min)
-
Postagem da Poesia
-
Poste aqui sua análise crítica sobre a Atividade Científico-Cultural-Pedagógica de outro grupo.
-
Apresentação do Curso;
Discussão o que é cultura?
-
Complexidade e Cultura
-
Roque de Barros, L. Da natureza da cultura ou da natureza à cultura, em Cultura: um conceito Antropológico, RJ: Zahar, 1986, p.9-29.
-
Aula com Fernanda: Concepções de Tempo
-
Não haverá aula
-
Semana da Pátria, não haverá aula
-
Mead, M. A adolescência em Samoa, em Cultura e Personalidade, Org. C. Castro. São Paulo: Zahar, 2015, p. 17-65.
Filme recomendado em aula:
-
Caras alunas e alunos, favor responder ao questionário referente à visita à 1ª Unidade Cultural de Análise para fazermos o levantamento de quem já realizou-a e quem ainda não.
-
Apresentação da Monografia do Felipe Sanches Lopez sobre a escola nazista.
-
Apresentação da 1ª Unidade Cultural de Análise
-
Discussão: quais são as condições de convivência entre culturas?
Filmes recomendados em aula:
- A Missão
- Cruzadas
- O Silêncio
- Marco Polo
+ Reportagens sobre a tragédia de Mariana no Bom Dia Brasil - reportagem das crianças excluídas da escola por serem da outra cidade
Livros recomendados em aula:
- Evangelização da América Latina
- Totem da Paz
-
Candau, V.M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Em Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas, A.F. Moreira & V.M. Candau (orgs), São Paulo: Vozes, 2013, p.13-39.
Vídeos:
Aparências (anúncio da coca cola legendado)
All That we share (em inglês)All that we share (legendado em português) -
FERIADO (03/10) - NÃO HAVERÁ AULA
-
-
Apresentação 2ª Unidade Cultural de Análise